O ano de 2024 tem sido predominantemente definido pelo núcleo cowboy. Mas isso não se deve apenas à estética ocidental vista em Beyoncé, Bella Hadid, torneios sem fim e muito mais. O aumento do consumo humano de colostro bovino também contribuiu para a tendência crescente desse núcleo cowboy.
Em 19 de fevereiro, Sofia Richie, que somente no Instagram tem 11 milhões de seguidores, atraiu fãs em massa para Erewhon Santa Monica, quando a proclamada rainha do quiet luxury do TikTok lançou seu smoothie exclusivo. Conhecida como Sweet Cherry Smoothie, Sofia solidificou seu lugar na cultura pop pós-pandemia com a mistura recheada de magnésio e sabor abacaxi. A guloseima, que custa US$ 21 (R$ 115 na cotação atual), também incluiu uma porção do suplemento Cowboy Colostrum de baunilha.
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O lançamento imediatamente colocou o colostro no radar dos consumidores, com um recurso no site Poosh, de Kourtney Kardashian, que será lançado em breve. Recentemente, em 10 de junho, The Kid LAROI lançou seu próprio smoothie Erewhon de chocolate “The Girls”, apresentando o colostro ARMRA como o ingrediente principal.
De acordo com um relatório dessa agroindústria, espera-se que o mercado de colostro cresça a uma taxa composta anual (CAGR) de 4,2% em apenas um ano. Deve passar de US$ 1,76 bilhão em 2023 (R$ 9,32 bilhões na cotação atual), para US$ 1,83 bilhão (R$ 10 bilhões) até o final de 2024. Segundo o relatório, o rápido crescimento do consumo de colostro pode ser atribuído ao aumento da conscientização sobre saúde e bem-estar, ao crescente interesse em alimentos naturais e funcionais, à expansão da indústria nutracêutica, pesquisas relacionadas aos benefícios do colostro e a uma demanda crescente na área de nutrição infantil.
Mas o que é colostro?
O colostro bovino é o primeiro leite produzido pelas vacas após o parto e que perdura por alguns dias. Stephanie Stoikos, cofundadora e CMO da Cowboy Colostrum, o chama de “um fluido rico em nutrientes que fornece fatores de crescimento, anticorpos e fatores imunológicos para bezerros recém-nascidos. Isto garante a sua saúde e proporciona imunidade passiva, até que o seu próprio sistema imunológico se desenvolva plenamente.”
Contendo concentrações mais elevadas de certos nutrientes, em comparação com o leite normal – incluindo proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas e minerais –, “o colostro não é apenas essencial para a saúde e o desenvolvimento de bezerros recém-nascidos, mas também pode ser usado como suplemento nutricional para humanos, oferecendo uma ampla gama de benefícios”, diz Stephanie.
Antes de defender a intolerância à lactose, é importante levar em consideração que os laticínios em si podem não ser a raiz do problema. “É o processamento”, diz Sarah Rahal, neurologista pediátrica com duplo doutorado e fundadora da ARMRA Colostrum. “Os laticínios crus estão cheios de compostos bioativos que atuam no corpo porque têm um formato específico que se adapta a um receptor específico”, afirma Sarah.
“Eles se encaixam como uma fechadura e uma chave e desencadeiam essa cascata de benefícios fisiológicos na célula. Quando você pega um peptídeo vivo como esse e o expõe a altas temperaturas com pasteurização, ele muda de forma. É o que acontece com as proteínas quando expostas ao calor. É por isso que os alimentos cozidos, a carne cozida e a carne crua têm uma aparência diferente. A forma da proteína muda.”
Foi isso que levou a doutora Sarah a passar dois anos desenvolvendo uma técnica de pasteurização com patente pendente que não expõe o colostro a altas temperaturas.
Ela faz a pré-pasteurização. “Quando o laticínio entra no corpo, o corpo não o reconhece como alimento”, diz. “Parece uma substância estranha. Isso desencadeia uma reação imunológica. E é por isso que parte das pessoas podem ter inchaço e problemas de pele, acne, erupções cutâneas e outras intolerâncias a laticínios.”
A técnica da especialista – que foi formulada em pó e custa a partir de US$ 39,99, ou R$ 220 para um suprimento de 30 dias – “mantém sua forma bruta como a natureza pretendia”, explica ela. “Quando entra no corpo, o corpo o reconhece como um alimento e desencadeia os benefícios. Depois de ter essa tecnologia, criei o produto ARMRA Colostrum, que agora tem uma composição otimizada para a fisiologia humana. Coloquei isso em meu corpo e isso salvou minha vida.”
Como o colostro beneficia os humanos?
Sarah conta que suas pesquisas partiram de um problema pessoal de saúde. E que por causa disso chegou a ser hospitalizada. “Meu intestino desabou completamente dentro do meu abdômen”, lembra ela. “E os médicos não sabiam por quê. Provavelmente, tenho um problema genético no tecido conjuntivo. Ele prolapsou e meus intestinos estavam se contorcendo, obstruindo. Eu não conseguia comer ou beber e cheguei a perder metade de meu peso.”
Sua doença teve um efeito dominó. Por estar tão desnutrida, Sarah não conseguia nem fazer a cirurgia que poderia salvar sua vida. Até que ela descobriu o que já era conhecido nos “círculos de medicina woo woo” ou entre “comunidades de fisiculturistas que comercializavam no mercado negro”.
Ao descobrir informações sobre o colostro, “eu disse: ‘Meu Deus, isso é muito útil para curar as barreiras impostas pelo meu organismo, não conseguindo absorver nenhum nutriente’”, lembra Sarah. “Tive muitos danos em todo o meu intestino. E pensei: ‘Se eu conseguir colocar isso em meu corpo e absorver a nutrição de que preciso, poderei ficar forte o suficiente para fazer as cirurgias de que preciso.’ Então, passei esse tempo – que no final das contas foi mais de um ano de pesquisa e desenvolvimento – desenvolvendo o que é a tecnologia de pasteurização biopotente de cadeia fria, de propriedade da ARMRA.”
O resto é história para a doutora Sarah, que fundou sua empresa com o atual grupo de investidores anjos. Sarah e Stephanie alcançaram o sucesso não apenas por meio do marketing de influenciadores, mas por meio de fórmulas voltadas para resultados que podem servir a muita gente.
“Depois que os bezerros recebem sua parte, coletamos o primeiro colostro ordenhado de vacas leiteiras dos EUA alimentadas com capim nas primeiras quatro a seis horas após o nascimento”, explica Stephanie. “Esta primeira abordagem de ordenha dá ao nosso colostro a maior concentração de bioativos para apoiar a imunidade, a saúde intestinal, a pele e o cabelo radiantes e o desempenho atlético. Os clientes têm adorado nosso sabor de baunilha e dizem que tem gosto de milkshake, tornando-o o complemento perfeito para seu café gelado ou smoothie matinal.”
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Detalhando ainda mais os benefícios, Jessy Shenfeld, cofundadora e CEO do Cowboy Colostrum, diz que o suporte imunológico é fundamental, já que o suplemento é rico em imunoglobulinas. “Esses anticorpos fornecem imunidade passiva e proteção contra vários patógenos”, afirma ela, sugerindo uma colher por dia para ajudar a combater a temporada de gripes e resfriados.
Confirmando a afirmação da doutora Sarah, Jessy Shenfeld diz que o colostro também é benéfico para a saúde intestinal. “Ajuda a manter a integridade do revestimento intestinal e apoia a função digestiva”, diz ela. “Também é conhecido por ajudar com o inchaço e, ao mesmo tempo, promover um influxo de bactérias felizes.”
Jessy também diz que o colostro apoia o crescimento, a recuperação e o desempenho muscular, graças a uma fórmula rica em proteínas, incluindo fatores que auxiliam no crescimento e reparação muscular.
E, por último, mas não menos importante, há o componente de beleza. De acordo com Jessy, o colostro contribui com a saúde da pele e deixa os cabelos fortes e resistentes. “O colostro tem propriedades antioxidantes e peptídeos regenerativos para proteger a pele de toxinas e poluentes”, afirma. “Estimula a produção de elastina, colágeno e proteínas importantes que desempenham um papel na manutenção da pele saudável. Ele também contém propriedades poderosas de reativação do folículo capilar que atuam no combate à queda de cabelo associada ao envelhecimento, ao mesmo tempo que promove o crescimento do cabelo.”
O futuro dos suplementos de colostro
Embora o assunto do colostro e seus benefícios seja realmente sério, Stephanie acredita que muito do sucesso do Cowboy Colostrum é atribuído ao seu marketing lúdico.
“Gastamos muito tempo e energia construindo nossa marca para dar-lhe voz e alma, e acho que as pessoas realmente sentem isso”, diz ela. “Para nós, Cowboy parece mais um projeto de arte do que um suplemento clínico enfadonho – estamos todos um pouco cansados disso. Queríamos criar algo que parecesse tão leve e turbulento quanto aterrado e conectado, porque embora o colostro seja um alimento antigo profundamente enraizado, também é fundamentalmente simples e fácil de entender. Estamos entusiasmados com o futuro do espaço do colostro e para onde sentimos que o Cowboy está indo. Estamos gratos por estarmos numa posição onde podemos partilhar este alimento maravilhoso com aqueles que nos rodeiam e mais além.”
Da parte de Sarah, ela continuará contando com o marketing de influenciadores “por causa dos resultados autênticos que as pessoas em nossa comunidade estão realmente vendo e experimentando quando usam nosso produto”, explica ela. “Isso proporciona uma interação muito engajada e autêntica dentro da comunidade para impulsionar a mensagem.” Em última análise, porém, é a educação e os resultados que manterão os clientes por perto.
“Superar os obstáculos do mercado tem sido fundamental para quem somos”, diz ela. “Este não é um produto que está na moda. Lançamos durante a mania dos vegetais. Não somos um produto à base de plantas. Nunca nos enquadramos realmente nas tendências. Somos bastante irreverentes. Somos bastante disciplinados na forma como sempre nos vinculamos à verdade científica e buscamos essa verdade mais elevada, seja ela popular ou não. E é assim que avançamos.”
O fato é que o mercado de suplementos de colostro está em rápida expansão. Em janeiro de 2024, o bem-estar holístico Live Conscious lançou seu pó de colostro Fortify Your Immune System por US$ 51,99 (R$ 305). Enquanto isso, a Bloom Nutrition, dirigida por influenciadores, acabou de lançar um suplemento de colostro e peptídeos de colágeno, agora no mês de junho, por US$ 29,99 (R$ 164).
De acordo com Lee Wright, CEO da The Vitamin Shoppe, em comparação com o ano anterior, as pesquisas por colostro aumentaram mais de 130% na plataforma emvitaminshoppe.com, e as vendas aumentaram mais de 50% nas lojas e online.
“Vimos esse aumento alimentado pelo crescimento da exposição nas redes sociais”, disse Wright. “Os influenciadores do bem-estar e o conteúdo viral amplificaram os benefícios do colostro bovino no apoio à saúde imunológica, à saúde intestinal e à saúde do cabelo, da pele e das unhas.”
Wright diz que na The Vitamin Shoppe e seu parceiro Super Supplements, eles atualmente oferecem produtos de colostro da marca The Vitamin Shoppe e Codeage. Em breve, adicionarão novos produtos de colostro da Force Factor, que é uma de suas principais marcas parceiras.
“Há uma maior consciência da longevidade e da ‘extensão de saúde’ entre os consumidores preocupados com o bem-estar”, afirmou Wright em um evento da IMARAÏS Beauty, uma goma de bem-estar à base de plantas fundada pelo influenciador de fitness Sommer Ray. “Também estamos vendo muita atividade no espaço de suplementos em torno da saúde intestinal, impulsionada por uma consciência muito maior do ‘segundo cérebro’ do corpo nas mídias sociais e pela tendência crescente de conteúdo #GutTok [do TikTok].”
*Dahvi Shira é colaboradora da Forbes EUA. Também escreve para Glossy, Beauty Independent, Well + Good, Mane Addicts, IPSY, Real Simple, blog YSE Beauty de Molly Sims, entre outros.