A Vibra Energia planeja investir R$ 300 milhões para ampliar a presença no setor de agronegócio nos próximos anos. O foco se dá devido à expansão da venda de lubrificantes e combustíveis, sobretudo diesel, nas regiões em que o segmento está mais presente. O anúncio foi feito pelo presidente da companhia, Ernesto Pousada, nesta quinta-feira (30).
Atualmente, a companhia tem 22% de participação no mercado de agro. A média de participação nacional da empresa é de 30%.
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“Existe de fato uma oportunidade de uma distribuidora como a nossa avançar no agro”, disse Pousada, durante participação no Vibra Investor Day. A companhia, que criou uma diretoria específica para esse mercado, investiu nos últimos anos cerca de R$ 150 milhões em infraestrutura logística no Arco Norte, no Centro Oeste, e no Matopiba (região que envolve os Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), destacou o executivo.
“A Vibra inova para o campo, desenvolvendo produtos e investindo em soluções sustentáveis para o agronegócio. A companhia quer impulsionar a agricultura brasileira ao oferecer aumento de produtividade para o produtor rural”, disse o executivo. Ele também destacou que o agro é o motor do crescimento da economia brasileira.
Estratégia de crescimento
Durante o evento, executivos da companhia chamaram a atenção para o diesel, lembrando que é a principal fonte de energia do mercado agro. Segundo eles, o plano de crescimento da Vibra focará na expansão da rede de postos, ampliação do portfólio de clientes no segmento empresarial e da infraestrutura logística. Além disso, também haverá um reforço no investimento em renováveis, com retorno ao acionista.
Para expandir a rede de postos com margens saudáveis, a companhia terá como uma das estratégias mais importantes ter bandeiras próprias em postos com potencial de crescimento. “Temos a meta de dobrar a quantidade de lojas BR Mania nos nossos postos nos próximos anos, chegando a ter presença em mais de 25% da rede, com ganhos de até 16% de volume por posto com novas lojas”, disse a vice-presidente de Negócios, Produtos e Marketing, Vanessa Gordilho.
Para isso, a companhia está implementando um novo modelo, com lojas menores, que busca atender diretamente o que o cliente precisa. Além disso, a companhia também planeja expandir a quantidade dos centros de lubrificação Lubrax+, atingindo 30% da rede até 2028.
“Para isso, uma das nossas estratégias é oferecer benefícios para atrair e fidelizar o consumidor. O nosso objetivo é estar sempre ao lado do nosso revendedor para que ele venda mais e aumente a sua rentabilidade”, afirmou Vanessa.
O combate à ilegalidade no setor de combustíveis é outro pilar relevante para a companhia e que deverá trazer benefícios também para o revendedor, segundo o vice presidente Jurídico da Vibra, Henry Hadid.
Do lado de lubrificantes, o presidente da Vibra destacou que a companhia mira conquistar uma fatia maior do mercado na América Latina, com aumento das vendas dos produtos da família Lubrax, mercado com potencial de R$ 8 bilhões de lucro bruto, segundo dados da empresa.
Somente nos últimos três anos, o Ebitda de Lubrax no mercado brasileiro cresceu 35%, segundo a Vibra. No Brasil, a companhia também busca crescer neste mercado, por meio de parcerias com montadoras e concessionárias.
Pousada disse ainda que a Vibra entrou recentemente na comercialização de gás natural, ainda de maneira pequena, mas que o insumo é “definitivamente” um produto que complementaria muito bem o portfólio da companhia.
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“Vamos buscar o melhor para que a gente possa entrar da maneira correta com os retornos apropriados (no mercado de gás)”, completou.