A Inpasa, maior produtora de etanol de milho do Brasil, investirá 1,2 bilhão de reais em uma usina com capacidade de processamento anual de 1 milhão de toneladas de grãos na Bahia, de acordo com comunicado da empresa.
Essa deverá ser a oitava unidade da Inpasa, a ser instalada em Luís Eduardo Magalhães, importante polo do agronegócio, com oferta abundante de produtos como soja e milho, além de algodão.
A produção de etanol de milho tem sido crescente no país, devendo atingir cerca de 20% da produção total brasileira na safra atual. O restante é concentrado no produto feito a partir da cana-de-açúcar.
A fábrica na Bahia terá capacidade de produzir 460 milhões litros/ano de etanol, 230 mil toneladas/ano de farelos de milho (DDGs), 23 mil toneladas/ano de óleo vegetal, 200 GWh ao ano de energia elétrica, disse a empresa.
A instalação da Inpasa deverá impactar diretamente na economia do município, com cerca de 2,5 mil empregos gerados durante a obra e mais de 450 empregos diretos com o início das operações.
- Inscreva sua empresa na lista Forbes Agro100 2024
-
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
- Siga a ForbesAgro no Instagram
A Inpasa iniciou suas operações no Paraguai, em 2008, e expandiu para novas unidades desde 2018.
Atualmente, são duas plantas no Paraguai. A empresa tem três em operação no Brasil, em Sinop (MT), Nova Mutum (MT) e Dourados (MS), e outras duas em construção, em Sidrolândia (MS) e Balsas (Maranhão).
As unidades juntas deverão somar capacidade de processar cerca de 12 milhões de toneladas de grãos, podendo produzir 5 bilhões de litros/ano de etanol, 3 milhões toneladas/ano de DDGs, além de 300 mil toneladas/ano de OIL Premium, 1.513 GWh de energia elétrica ao ano.