Clientes da Starbucks que preferem “leite não lácteo” em breve começarão a economizar um pouco ao fazer pedidos na rede de cafeterias. A Starbucks anunciou na quarta-feira (30) que removerá a cobrança extra para substitutos de leite a partir da próxima semana.
A mudança entrará em vigor em 7 de novembro, eliminando as cobranças extras para pessoas que personalizam suas bebidas com alternativas como leite de soja, aveia, amêndoa e coco.
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A Starbucks afirmou que assim, parte de seus clientes deve economizar cerca de 10% com essa nova mudança, acrescentando que as substituições por leites não lácteos são a segunda opção de personalização mais solicitada em suas lojas.
A cobrança extra por alternativas não lácteas pode adicionar até 80 centavos de dólar por bebida em alguns mercados, segundo a CNBC. A medida tem uma razão. Segundo a rede, os preços mais altos da Starbucks fizeram com que parte de seus consumidores parassem de frequentar suas lojas.
Nos EUA, o ator e ativista James Cromwell, conhecido por seus papéis em “Succession” e “Babe”, certa vez protestou contra as cobranças extras da Starbucks para leites não lácteos, colando sua mão no balcão de uma loja e vestindo uma camiseta com a frase “Free the Animals” enquanto denunciava verbalmente as cobranças adicionais.
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O fato é que as ações da Starbucks, que fecharam a US$ 97,32 (R$ 562,75 na cotação atual) por ação na quarta-feira, subiram quase 4% desde o início do ano, apesar de uma queda durante o verão no hemisfério norte, que trouxe seu preço para US$ 72,50 (R$ 419,23).
A remoção da cobrança extra ocorre após a Starbucks anunciar que as vendas em lojas na América do Norte caíram 6% no trimestre que terminou em setembro, enquanto as vendas globais em lojas caíram 7%. Brian Niccol, que recentemente assumiu o cargo de CEO da rede e foi encarregado de corrigir o declínio de tráfego e vendas da Starbucks, busca reconquistar clientes.
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Ele disse a investidores nesta quarta-feira que a empresa está estabelecendo uma meta para que os clientes recebam seus pedidos em quatro minutos ou menos. Juntamente com essa mudança, o café coado será entregue no caixa e personalizado pelos clientes em estações de condimentos que a Starbucks reinstalará em suas lojas. A Starbucks também anunciou que não aumentará os preços de seus produtos no ano fiscal de 2025.