A produção de açúcar do centro-sul do Brasil somou 1,785 milhão de toneladas na segunda quinzena de outubro, uma queda de 24,3% na comparação com o mesmo período do ano anterior, apontou nesta terça-feira (12) a União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica).
A queda na fabricação de açúcar ficou abaixo da expectativa de 1,69 milhão de toneladas, segundo uma pesquisa da S&P Global Commodity Insights.
Leia também
Já a produção de etanol atingiu 1,64 bilhão de litros na segunda quinzena de outubro, baixa de 8,22% na comparação anual, mas acabou ficando acima da expectativa de 1,56 bilhão de litros.
A moagem de cana alcançou 27,17 milhões de toneladas no mesmo período, uma queda de 21,6%, segundo dados da associação de usinas. O total processado também veio acima da expectativa apontada na pesquisa (25,56 milhões de toneladas).
Operaram na segunda quinzena de outubro 250 unidades produtoras na região centro-sul, sendo 231 unidades com processamento de cana, nove empresas que fabricam etanol a partir do milho e dez usinas flex, segundo a Unica. O total ficou abaixo das 258 unidades produtoras que estavam em atividades no mesmo período do ano passado, à medida que a safra deve ser menor neste ano.
- Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
- Siga a ForbesAgro no Instagram
“Além do término de safra em algumas unidades, a redução na moagem quinzenal esteve associada à dificuldade de operacionalização da colheita em Goiás, Minas Gerais e nas regiões central e noroeste paulista, que foram impactadas pelas chuvas”, afirmou a Unica.
Em relação à qualidade da matéria-prima, o nível de Açúcares Totais Recuperáveis (ATR) registrado na segunda quinzena de outubro atingiu 149,48 kg de ATR por tonelada de cana-de-açúcar, alta de 2,28% na comparação anual.