Quando Marcelo López começou a destilar gin em um pequeno apartamento em sua cidade natal, Colonia del Sacramento, estado na região sudoeste do Uruguai, ele não imaginava que, alguns anos depois, o resultado de tantos testes o levaria a ser reconhecido como o autor do “melhor gin do mundo”, na USA Spirits Ratings Competition, em São Francisco (EUA), que escolhe e promove marcas de destilados que foram criadas com sucesso. Muito menos teria acreditado nisso, naquela época, quando seu foco era a criação de empresas de software.
A Sur 34 Gin nasceu há quatro anos, de um hobby que se transformou em um projeto de dois empreendedores dispostos a sair da caixinha. Hoje, os sócios Marcelo López e Ángel Ghiazza, um engenheiro de alimentos argentino que também tinha o desejo de destilar, oferecem um produto premium que busca conquistar os paladares mais sofisticados, utilizando como base a criatividade e a inovação.
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“Buscamos quebrar os padrões da indústria”, diz López. “O que me motiva é encontrar uma nova abordagem para um modelo muito tradicional e fazer algo realmente diferente do que há no mercado ou na região”. A ideia de começar a destilar surgiu da busca por uma atividade mais tangível e que o ajudasse a se desconectar de seu trabalho nas três startups que fundou. Mas a paixão foi tanta que ele a transformou em um empreendimento.
“Quis aplicar meu conhecimento na destilação e me perguntei: qual é a nova e melhor tecnologia que permite fazer destilados incríveis? Eu a conheci, aprendi e a trouxe”. O resultado dos estudos e da experimentação de novas técnicas foi um produto que combina o sensorial com o experiencial.
De um lado, a citricidade do gin, algo difícil de alcançar e inovador para o mercado do destilado. De outro, a possibilidade de oferecer treinamentos e tours de degustação na destilaria localizada em frente à Plaza de Toros, uma antiga praça de apresentação e campeonatos de touros que foi restaurada e transformada em um centro cultural para eventos musicais ou esportivos, em Colonia.
“Hoje, somos a única destilaria no Uruguai e uma das poucas na região que abre as portas ao público. Além disso, tentamos criar um produto exclusivo e não massivo, que só seja vendido em locais onde se valorize a qualidade, acima do preço”, diz ele. Com um investimento de US$ 50 mil (R$ 285 mil na cotação atual), a expectativa é que seja “rentável antes do esperado”, afirma o empresário.
“Estamos em modo de investimento. No final deste ano, talvez consigamos alcançar o ponto de equilíbrio, mas foi tudo à base de investimento e reinvestimento. Agora, estamos entrando no circuito de ingressos para tours rápidos; a Plaza de Toros recebe 12 mil pessoas por mês, entre turistas de todos os lugares”. Essa faceta turística é a principal fonte de receita da Sur 34 Gin. “Se fosse só pela parte industrial, diria que o negócio não seria viável”, afirmou ele.
Um Gin Premium
López não se incomoda de fabricar o gin artesanal mais caro do Uruguai. Pelo contrário, ele diz isso com orgulho. Por esse motivo, o modelo de negócio da Sur 34 Gin é principalmente o business-to-business-to-consumer (B2B2C), ou seja, para empresas que vendem os produtos a outras empresas, que então revendem aos consumidores. Em sites de compra, o preço de uma garrafa de 250 ml é da ordem de R$ 250 que, no caso de compra a partir do Brasil, precisaria incluir as despesas de envio. Para comparação, um inglês Tanqueray pode ser encontrado em supermercados no Brasil por cerca de R$ 130.
A proposta da destilaria também é estar em lugares de alta gastronomia, com estrelas Michelin, hotéis ou pontos de venda, como armazéns naturais que entendem o valor do que oferecem aos seus clientes.
“O mais difícil na indústria é encontrar parceiros que compreendam o produto, que, neste caso, ainda tem um pequena produção, mas muito bom”, diz López. Os consumidores também têm a opção de comprar diretamente pelos canais digitais da destilaria, tornando o e-commerce uma grande aposta.
“Nossa principal diferença é a qualidade do álcool que conseguimos com a tecnologia que usamos. Além disso, temos uma receita que é bastante herbal, o que torna o produto fácil de beber”. Ele lembra também que o gin é a bebida que pode ser combinada com tônica ou coquetéis. “É uma experiência de degustação única, com sabor incomparável, e a suavidade do álcool é impressionante, porque é hiperrefinado. Ou seja, dá vontade de continuar bebendo”.
Cruzar Fronteiras com Gin
O novo objetivo de López e Ghiazza é a exportação. Para isso, eles estão em consultoria com a Câmara das Indústrias do Uruguai, que representa os membros do setor, para aprender sobre um mundo que, até agora, é desconhecido para ambos: como exportar, o que é preciso considerar, como se cotiza e quais mercados são prioritários.
O prêmio de “melhor gin do mundo” foi um bom começo para a Sur 34 Gin começar a atrair olhares nacionais e internacionais. “Foi um boom. Começamos a receber pedidos de todas as partes do país. Estamos recebendo contatos de outros países, como Estados Unidos, China e Japão, mas é mais complexo. Queremos chegar ao Brasil, especialmente em São Paulo, além de Chile e Espanha”, contou López.
A valorização de suas raízes é outro pilar importante para ele. “Para mim, é importante realizar projetos em Colonia. Eu nasci em Carmelo e quero apostar na descentralização, trazer um pouco de inovação. Acredito que estamos conseguindo e que hoje as pessoas escolhem Colonia cada vez mais como uma opção além de Montevidéu e Punta del Este”, diz.
Colonia del Sacramento, de 1680, é uma das cidades mais antigas do Uruguai. Localizada às margens do Rio da Prata, sua história é marcada por disputas entre Portugal e Espanha. Hoje, é um dos principais destinos turísticos do país, atraindo visitantes interessados em cultura, gastronomia e paisagens pitorescas.
Os sócios da Sur 34 Gin têm como meta aumentar a capacidade de produção, mas continuar com pequenos para garantir a qualidade. “Hoje, temos uma capacidade de 2 mil garrafas por mês, o que totaliza 25 mil por ano. O máximo que desejamos atingir é 50 mil. Esperamos que, quando começarmos a exportar, possamos expandir para o dobro. Imaginamos ter quatro ou cinco mercados, mas sempre mantendo o padrão de qualidade”, diz López.
Embora para nenhum dos sócios o trabalho na Sur 34 seja sua atividade principal, a destilaria tem se tornado uma parte cada vez mais relevante em suas vidas. Além das exportações, já possuem reservas até abril do próximo ano para receber grupos empresariais.
Eles também estão desenvolvendo uma nova receita da bebida que, apesar de ser muito solicitada, leva um longo tempo para chegar à medida ideal de ingredientes. Com a mente borbulhando de ideias, López e Ghiazza estão avaliando um novo modelo de negócios: o gin tônico em chopp.