Para Ludovic du Plessis, CEO do tradicional Champagne Telmont, conhecido pela produção de bebidas premium e pelo compromisso com a sustentabilidade e agricultura regenerativas, o ator hollywoodiano Leonardo DiCaprio não é apenas um bom amigo, mas também a inspiração do motivo pelo qual a empresa se tornou uma das mais ‘verdes’ da região de Champagne, na França.
“Conheci o Leonardo há cerca de 15 anos, e ficamos amigos. Di Caprio plantou a semente da sustentabilidade na minha mente,” diz Plessis. Hoje, essa semente se transformou na nova Champagne Telmont – uma empresa que está convertendo todos os seus vinhedos para a agricultura orgânica, e também adotando práticas de agricultura regenerativa. Além disso, a empresa está no grupo de frente daquelas que vem reduzindo o peso das garrafas – o principal contribuidor para a pegada de carbono do vinho.
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Plessis de Di Caprio são investidores da empresa, junto com Bertrand Lhôpital, o enólogo da Telmont, e o grupo francês Rémy Cointreau, que nasceu em 1724 e atua no setor de bebidas espirituosas e champanhe.
“No final, fazemos tudo isso em nome da Mãe Natureza, e incluímos isso em nossos rótulos,” diz Plessis. “Mas não somos militantes, estamos nos divertindo e tentando ser líderes em sustentabilidade. Não estamos dizendo que somos perfeitos – ainda temos um longo caminho pela frente, mas estamos tentando fazer o nosso melhor.”
Na semana passada, antes do Natal, os dois estiveram juntos, em uma passagem de Plessis pelos EUA, onde Di Caprio reside. “E bebemos champanhe Telmont, é claro. Degustamos algumas garrafas do Telmont Réserve De La Terre, com certificação orgânica”, afirmou.
Mas no encontro estavam outras celebridades, um foco da marca como instrumento de marketing. “Bem, Brad Pitt também estava com a gente e me certifiquei de que provasse nosso champanhe. Aproveitei e contei a ele sobre a nossa história”, disse Plessis. Dado que Brad Pitt já lançou, com sucesso, a marca Château Miraval Rosé da Provença, quem sabe, pensa o executivo, que num futuro próximo ele considere uma casa de champanhe.
Uvas Orgânicas: A Chave para a Estratégia Verde da Telmont
A Champagne Telmont foi fundada em 1912, com sua sua primeira certificação de vinhedo orgânico em 2017. O processo para a declaração é difícil e raro em Champagne, principalmente por causa do clima mais frio, com mais chuvas e geadas, que resulta em ocorrências de míldio, principal doença fúngica que atinge vinhedos, e outros problemas que exigem tratamentos não orgânicos.
Apesar disso, o Comité Champagne, que é responsável por regular, proteger e promover a produção da bebida, estabeleceu uma meta para que todos os produtores se tornem 100% certificados até 2030. Eles podem optar por buscar a certificação orgânica, como a Telmont está fazendo, ou outro padrão ambiental, como a viticultura sustentável.
“Hoje, apenas 4% dos vinhedos de Champagne são certificados organicamente,” diz Plessis. “Mas já certificamos 72% dos nossos 24,5 hectares como orgânicos, e estamos trabalhando com os produtores locais para ajudá-los a seguirem o mesmo passo”.
Plessis acredita, junto com os outros 16 funcionários da Telmont, que a agricultura orgânica não é apenas boa para o planeta, mas também cria um vinho espumante de maior qualidade. “Para ser certificado como orgânico, você não pode usar herbicidas, pesticidas, fertilizantes químicos ou fungicidas no vinhedo,” diz ele. “Isso é melhor para o solo, para a nossa comunidade e contribui com um brilho e energia para os nossos vinhos”.
O champanhe 100% orgânico, intitulado Telmont Champagne 2017 Réserve De La Terre, sugerido para celebrações, custa US$ 102 (R$ 626 na cotação atual).
A Telmont produz outros três champanhes a partir de algumas variedades de uvas orgânicas, mas como o processo ainda não é totalmente orgânico, não podem ser rotulados como tal. Um deles é o Telmont Reserve Brut, que tem preço sugerido de US$ 75 (R$ 460), e um estilo mais encorpado, com um nariz clássico de torrado e nozes, junto com notas cremosas de limão queimado e maçã amarela no paladar.
Os outros dois produtos disponíveis atualmente são o Telmont Vinothèque 2012 por US$ 97 (R$ 595) e o Telmont Blanc de Blanc 2012 por US$ 119 (R$ 730). A meta da empresa é que todos os champanhes se tornem 100% orgânicos no futuro, assim que completarem a conversão dos vinhedos da propriedade para a agricultura orgânica (o que leva um mínimo de 3 anos e verificação externa).
A Estratégia Verde de Negócios da Champagne Telmont
A Champagne Telmont estabeleceu a meta de se tornar climaticamente positiva até 2030 e Net Positive até 2050, em que uma empresa ou projeto minimiza seu impacto ambiental e social negativo, e cria impactos positivos.
Além de se tornar 100% certificada organicamente em seus vinhedos até o final de 2025, e nos vinhedos dos seus parceiros produtores até 2031, a Telmont está implementando sete outros componentes para a sua estratégia de negócios verdes:
Biodiversidade
A empresa está no processo de plantar 2,5 mil mudas de diferentes tipos de vegetação dentro e ao redor dos vinhedos para incentivar a biodiversidade de insetos, pássaros, abelhas e outros animais. A prática faz parte da agricultura regenerativa, que cria ecossistemas mais saudáveis e adaptáveis às mudanças climáticas.
Redução do Peso das Garrafas
Em parceria com a francesa Verallia, uma das maiores fabricantes de embalagens de vidro no mundo, especializada na produção de garrafas, a Telmont foi uma das primeiras casas de champanhe a reduzir com segurança o peso das suas garrafas para 800 gramas, o que resultou em 4% menos emissões de CO2 por garrafa produzida.
Menos Embalagem e Vidro Reciclado
A Telmont também eliminou as caixas caras e pouco úteis para cada garrafa de champanhe vendida, reduzindo o desperdício. A conversão para garrafas de vidro verde, feitas com 85% de vidro reciclado, em vez de garrafas de vidro transparente, que não utilizam vidro reciclado, também permitiu que a empresa reduzisse sua pegada de carbono.
Energia Renovável
Eles se comprometeram a obter 100% de energia renovável e, portanto, estão instalando energia solar e convertendo para veículos elétricos.
Distribuição Verde
A empresa está trabalhando com distribuidores que transportam seus vinhos ao redor do mundo e incentivando o uso de veículos movidos a biocombustíveis. Eles baniram o envio aéreo e adotaram navios movidos a energia eólica, da Neoline, para transportar seus vinhos.
Transparência na Rotulagem
A empresa adotou um novo rótulo frontal para suas garrafas, que não apenas é feito de materiais reciclados, mas inclui informações detalhadas sobre como o vinho foi produzido, a porcentagem de uvas utilizadas e o nível de açúcar. Cada garrafa também é numerada individualmente para facilitar a rastreabilidade.
Esforços de Responsabilidade Social
Entre seus funcionários, a Telmont contratou 50% de homens e 50% de mulheres. A assistente de enologia e mestre de adega é uma mulher – Aurore Guerlesquin, que vem sendo mentorada por Bertrand Lhôpital, chefe de adega.
Além de ajudar seus produtores a adotar a agricultura orgânica, a Telmont também criou um guia de sustentabilidade em Champagne, com 46 páginas, que dispõe gratuitamente em seu site para incentivar outras casas de champanhe a seguirem o mesmo caminho de sustentabilidade.
* Liz Thach é colaboradora da Forbes. Ela escreve sobre vinhos, estratégia global de negócios de vinhos, marketing e histórias de estilo de vida de vinhos.