
A Nutrien informou nesta quinta-feira (13) que decidiu descontinuar as operações de misturadores de fertilizantes no Brasil, e que o processo de venda dessas unidades “é um passo natural” dentro da estratégia de otimizar os negócios. Em comunicado, a Nutrien disse que: ” como parte da estratégia global de otimização dos negócios, a empresa decidiu descontinuar as operações de misturadores de fertilizantes no Brasil em 2024. O processo de venda dessas unidades é um passo natural dentro dessa estratégia.”
E que continua “com iniciativas que fortalecem nossa presença no mercado por meio de parcerias estratégicas, inovação e excelência no atendimento ao cliente”. A Nutrien é uma empresa canadense líder mundial na produção e distribuição de fertilizantes, especialmente potássio, nitrogênio e fosfato (NPK). Formada em 2018 pela fusão da Agrium e da PotashCorp, a Nutrien atende a mais de 500.000 produtores em todo o mundo, fornecendo fertilizantes NPK e serviços agronômicos. Atualmente, produz e distribui cerca de 25 milhões de toneladas desses produtos globalmente. Seu negócio inclui a venda insumos agrícolas, serviços e soluções para produtores em mais de 2.000 locais na América do Norte, América do Sul e Austrália.
A empresa entrou no mercado brasileiro no mesmo ano de sua formação, em 2018, organizando um operação no varejo com 130 unidades comerciais entre lojas e Centros de Experiências, além de 700 consultores de negócios. Em 2022, anunciou a construção de novos misturadores de fertilizantes em Cândido Mota (SP) e Rio Verde (GO), com capacidade de produção inicial de 520 mil toneladas de fertilizantes ao ano. Também investiu em um nova unidade em em Itapetininga (SP).
Mas, em julho de 2024, a Nutrien decidiu fechar suas duas últimas unidades de processamento ativas no Brasil e deixar de misturar fertilizantes no país. Agora, anuncia que venderá cinco fábricas misturadoras, um negócio aberto por ora.