![](https://forbes.com.br/wp-content/uploads/2025/02/agro_vacas_leiteiras_holandesas_05fev25_Getty-768x512.jpg)
Uma cepa do vírus da gripe aviária H5N1, que normalmente se espalha entre aves domésticas e selvagens, recentemente atingiu o gado leiteiro em Nevada, informou o Departamento de Agricultura na quarta-feira, destacando que esta é a primeira vez que a cepa foi detectada em vacas.
Confira os Principais fatos
A cepa, conhecida como D1.1, foi detectada em vacas leiteiras de Nevada depois de ter sido a variante predominante em aves norte-americanas no outono e inverno passados.
Leia também
O USDA não especificou o número exato de vacas infectadas com a cepa, que foi identificada pela primeira vez no leite coletado de um silo pelo USDA no ano passado, segundo o The New York Times.
As vacas afetadas por surtos da infecção por H5N1 no último ano foram, em sua maioria, infectadas pela cepa B3.13, com mais de 950 rebanhos contaminados em 16 estados.
A cepa D1.1 matou um idoso na Louisiana em janeiro e hospitalizou uma criança no Canadá no ano passado (apenas 67 americanos contraíram H5N1 até agora, e o risco para a saúde pública continua baixo).
A Gripe Aviária Afetou o Fornecimento de Leite para o Consumidor?
Não exatamente. Autoridades afirmam que o leite pasteurizado é seguro, com estudos indicando que o processo de pasteurização – que aquece o leite brevemente – inativa o vírus. Nenhum caso humano de gripe aviária foi associado ao consumo de leite cru.
No entanto, autoridades de saúde continuam cautelosas quanto ao consumo de leite cru, citando a falta de dados sobre a possibilidade de humanos contraírem a gripe aviária ao bebê-lo. O Departamento de Saúde Pública da Califórnia também alertou que o consumo de leite não pasteurizado aumenta o risco de contrair doenças transmitidas por alimentos.
O Que Não Sabemos
O ex-cientista do USDA John Korslund disse ao Los Angeles Times que não está claro se as vacas infectadas pela cepa B3.13 terão imunidade contra a cepa D1.1. A transmissão para vacas também levanta questões, como se outros animais de criação podem ser infectados e quais sintomas os trabalhadores do setor agropecuário devem observar.
O Contexto da Gripe Aviária
A gripe aviária foi detectada em mais de 150 milhões de aves domésticas e 11.627 aves selvagens desde 2022. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) começou a registrar infecções em gado leiteiro no ano passado e identificou 957 rebanhos infectados em meio a um surto multissetorial em andamento.
A gripe aviária tem causado sintomas leves nos trabalhadores agropecuários infectados. Os sintomas variam amplamente e incluem febre, falta de ar e vômito, podendo ser leves ou graves. O CDC enfatiza que a doença não pode ser diagnosticada apenas com base nos sintomas e requer testes laboratoriais para confirmação.