A norte-americana Tyson Foods elevou sua previsão de vendas anuais na segunda-feira (03), uma vez que a forte demanda por carne bovina e de frango ajudou a superar as estimativas de resultados do primeiro trimestre, elevando as ações.
O fabricante melhorou seu negócio de aves depois de ter tido dificuldades para prever a demanda e fechar fábricas que empregavam milhares de trabalhadores.
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Uma recuperação gradual no movimento de restaurantes está ajudando a reavivar o fornecimento de atacado da Tyson para cadeias de fast-food e restaurantes finos, enquanto as tendências sustentadas de alimentação em casa sustentaram a demanda.
No entanto, a empresa enfrenta as ameaças das tarifas impostas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, ao México, Canadá e China, bem como a escassez de oferta de gado nos EUA.
A Tyson considerou os riscos tarifários quando elevou sua faixa de previsão de lucro operacional ajustado anual para entre US$ 1,9 bilhão e 2,3 bilhões (R$ 11,06 e 13,39 bilhões), de até 2,2 bilhões esperados anteriormente, disse o CEO Donnie King a analistas em uma conferência.
A empresa, que se beneficia dos custos relativamente baratos do milho e da soja norte-americanos usados para alimentar os frangos, agora espera que as vendas no ano fiscal de 2025 fiquem estáveis ou aumentem 1%, em comparação com as vendas estáveis ou reduzidas em 1%.
A Tyson fez um planejamento de contingência para as vendas de carne suína e de frango dos EUA para o México devido às preocupações com as tarifas de Trump, e procura os melhores mercados para seus produtos, disse King.
“Estamos nos preparando para isso”, disse ele.
As tarifas de 25% de Trump sobre o Canadá e o México e as tarifas de 10% sobre a China podem ajudar a manter os custos dos grãos baixos ao desencadear uma retaliação que reduza a demanda global pelas safras dos EUA, disseram os analistas.
No entanto, as tarifas poderiam aumentar ainda mais os preços recordes do gado abatido pela Tyson.
As tarifas do tipo “olho por olho” também podem prejudicar a demanda por carne da Tyson, já que o México é o maior mercado de exportação de carne suína dos EUA, segundo os analistas.
As vendas da unidade de carne bovina da Tyson, seu maior negócio, aumentaram 6,2% no primeiro trimestre encerrado em 28 de dezembro. Os volumes de vendas aumentaram 5,6%, uma vez que o gado está sendo criado para pesos maiores.
Os fazendeiros não estão começando a reconstruir seus rebanhos, segundo dados do governo.
“A retenção de novilhas continua frustrantemente baixa, o que provavelmente pressagia desafios no segmento de carne bovina por mais tempo do que o esperado”, disseram os analistas do JP Morgan.
Em uma base ajustada, a Tyson ganhou US$ 1,14 (R$ 6,64) por ação, em comparação com as estimativas de 88 centavos.