
A GreenLight Biosciences, empresa de biotecnologia com soluções baseadas em RNA para a agricultura, sediada nos Estados Unidos, anunciou sua chegada ao Brasil nesta quarta-feira (26). Segundo a companhia, o país será o seu centro de atuação na América Latina.
“O agronegócio brasileiro tem um potencial enorme e nosso plano estratégico contempla crescimento no país e investimentos contínuos”, diz Andrey Zarur, CEO da GreenLight Biosciences no Brasil. Ele ainda completa que a atuação no Brasil é um passo importante na missão de oferecer tecnologias de proteção de cultivos para os agricultores do país.
A presença da GreenLight Biosciences no Brasil contou com investimento de US$ 25 milhões (R$ 142,5 milhões na cotação atual) da Just Climate, empresa de investimentos para setores de elevada emissão de gases de efeito estufa, co-fundada por Al Gore, ex-vice-presidente dos EUA, conhecido por sua atuação na luta contra as mudanças climáticas.
O montante tem como objetivo fortalecer a atuação da empresa no país no longo prazo e o lançamento de produtos. “O Brasil enfrenta desafios em termos de proteção dos cultivos. O objetivo desse investimento é conectar agricultores com soluções sustentáveis e eficazes”, diz Eduardo Mufarej, head de estratégia de Soluções Climáticas Naturais e co-Chief Investment Officer da Just Climate.
A GreenLight Biosciences é reconhecida pela tecnologia em RNA, que consiste no uso da molécula para melhorar o controle de pragas, doenças e a resistência das plantas a estresses ambientais. Segundo a empresa, essa inovação também tem rápida degradação no meio ambiente.
No Brasil, a companhia já comercializa um potencializador para inseticidas e realiza experimentos para registro do primeiro produto à base de RNA.