
A startup mexicana Cheaf, fundada em 2020 com objetivo de reduzir o desperdício de alimentos na América Latina, chegou à Argentina com seu modelo inovador. Trata-se de um aplicativo que permite que supermercados, restaurantes, padarias e outros negócios do setor alimentício ofereçam seus excedentes por meio de “pacotes surpresa”, que os usuários podem adquirir com descontos entre 50% e 65%, evitando o desperdício de comida em bom estado e a pegada de carbono que isso gera.
“Estamos entusiasmados com a chegada da Cheaf na Argentina, um país com uma grande cultura gastronômica e uma preocupação crescente com a sustentabilidade”, afirma Kim Durand, cofundador e CEO da Cheaf. O app nasceu a partir de uma inquietação pessoal. O empreendedor francês estudou engenharia aeroespacial e trabalhou por mais de seis anos no aplicativo de transportes Uber.
Nos últimos dois anos, ele foi gerente geral do Uber Eats, segmento de comida da empresa, no México. Foi ali que percebeu o tamanho do desperdício de alimentos gerado por restaurantes. Então, decidiu agir para atender a suas preocupações ambientais e para criar o seu próprio negócio.
No mundo, mais de 820 milhões de pessoas (1 em cada 9 habitantes do planeta) vivem em situação grave de insegurança alimentar. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), a Argentina desperdiça 16 milhões de toneladas de alimentos por ano, o que representa 12,5% da produção agroalimentar do país – um problema que impacta não apenas a economia, mas também o meio ambiente.
“Fiz muitas pesquisas e vi que já existiam startups no mundo atuando de forma semelhante. Com essa motivação, decidi criar a Cheaf, que tem como missão tornar os excedentes de comida a opção mais econômica para se alimentar”, explica o cofundador da empresa, que já recebeu US$ 4,5 milhões (R$ 25,6 milhões na cotação atual) em três rodadas de investimento.
A empresa – que conta com 40 funcionários – está presente em 24 cidades mexicanas e 14 regiões do Chile, onde desembarcou em outubro de 2023. Desde o início de suas operações, já resgatou mais de 5,5 mil toneladas de comida, o equivalente a cerca de 5,5 milhões de quilos de alimentos, e evitou a emissão de 14,2 mil toneladas de CO₂, equivalente às emissões anuais de 3 mil carros movidos a gasolina.
O aplicativo já soma mais de 3 milhões de downloads e tem 2 mil negócios afiliados. “Trabalhamos com supermercados e com qualquer comércio que tenha excedente de alimentos, como padarias, restaurantes e mercearias de bairro”, explica Durand. O modelo de negócios funciona como um marketplace, em que a empresa cobra uma comissão dos estabelecimentos que realizam as vendas.
A chegada à Argentina aconteceu por meio de uma parceria com o grupo Cencosud, uma das maiores empresas de varejo na América Latina, para expandir o modelo na região. A operação está começando em três estabelecimentos da Cidade Autônoma de Buenos Aires: o supermercado Disco Uriburu, em Recoleta, o Vea da Avenida Córdoba, em Palermo, e o Jumbo do shopping Unicenter.
“Para este mês de março, projetamos abrir mais de 30 lojas e esperamos encerrar 2025 com mais de 300 estabelecimentos em todo o país”, afirma Durand. Ele acrescenta: “No Chile, conquistamos 1,5 milhão de usuários em um ano, e na Argentina é muito provável que sigamos um caminho parecido”.
Durand destaca que o potencial da Argentina se deve ao fato de que a sociedade tem “um nível crescente de consciência ambiental”. Ele também admite: “Além disso, com a atual situação econômica, a Cheaf pode ser uma opção muito conveniente para muitos usuários. Ao mesmo tempo, os varejistas estão buscando formas de reduzir seus desperdícios por uma questão de sustentabilidade”.
Sobre o funcionamento do aplicativo, Durand explica que o usuário deve criar uma conta na plataforma, explorar as opções disponíveis em supermercados próximos à sua localização, escolher uma categoria de alimentos para resgatar (frutas e verduras, laticínios, confeitaria ou frios), adicionar a caixa selecionada ao carrinho de compras, escolher o método de pagamento e retirar o pacote surpresa no estabelecimento escolhido.