
A China comprou 52 mil toneladas de farelo de canola indiano nas últimas três semanas — quatro vezes a quantidade que Pequim importou da Índia em todo o ano de 2024 —, depois que as autoridades chinesas impuseram uma tarifa retaliatória de 100% sobre as importações canadenses, disseram fontes do setor.
As exportações de farelo de canola da Índia ajudarão a China, o maior consumidor do mundo, a substituir as importações do Canadá e, ao mesmo tempo, aliviarão a pressão sobre os preços locais da canola na Índia, que possui grandes estoques da matéria-prima da ração animal.
“Os compradores chineses começaram a demonstrar interesse no farelo de canola indiano nas últimas semanas devido às tarifas sobre os suprimentos canadenses”, disse um funcionário de um importante exportador de farelo de canola.
A China impôs uma tarifa retaliatória de 100% sobre as importações de farelo e óleo de canola do Canadá a partir de 20 de março.
A China comprou o farelo de canola indiano para remessas imediatas por US$ 220 (R$ 1,2 mil na cotação atual) a US$ 235 (R$ 1,3 mil) por tonelada, com base no custo e no frete, disseram as fontes, que não quiseram se identificar por não estarem autorizadas a falar com a mídia.
A Índia, o terceiro maior produtor mundial de canola, tem tido dificuldades para exportar quantidades significativas de farelo de canola para a China devido aos preços mais altos.
Em 2024, a China importou 2,02 milhões de toneladas de farelo de canola do Canadá, 504 mil toneladas dos Emirados Árabes Unidos e 135 mil toneladas da Rússia, de acordo com dados alfandegários. Ela comprou apenas 13.100 toneladas da Índia.
A Índia exportou mais de 2 milhões de toneladas de farelo de canola, mas a China foi responsável por menos de 1%. “A demanda chinesa é enorme. Se o atual impulso de compra continuar nos próximos meses, o país poderá se tornar um dos maiores compradores de farelo de canola indiano”, disse uma das fontes.
A Coreia do Sul, Bangladesh, Tailândia e Vietnã são tradicionalmente responsáveis pela maior parte das exportações de farelo de canola da Índia.
“A Índia pode aumentar os embarques de cerca de 2 milhões de toneladas para 2,5 milhões de toneladas este ano, dado o excedente na Índia e a escassez no mercado mundial”, disse B.V. Mehta, diretor executivo da Associação de Extratores de Solventes (SEA).
Espera-se que os estoques de farelo de canola da Índia aumentem à medida que os suprimentos da nova temporada comecem a aumentar.
A fraca demanda local elevou os preços do farelo de canola indiano para cerca de US$ 200 (R$ 1,1 mil) por tonelada em uma base FOB (free-on-board), abaixo dos US$ 248 (R$ 1,4 mil) em fevereiro e dos US$ 278 (R$ 1,6 mil) há um ano, de acordo com dados da SEA.