Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes Agro / Com US$ 30 Mi, Startup Desafia Amazon e Google com Delivery por Drone

Com US$ 30 Mi, Startup Desafia Amazon e Google com Delivery por Drone

Conheça os planos de Bobby Healy, que tem no bolso uma ambiciosa expansão na Europa e EUA, enfrentando concorrentes bem financiados

Jeremy Bogaisky
01/04/2025 Atualizado há 1 mês
drone
_Bloomberg Finance_ForbesEUA
Bobby Healy, cofundador da Manna

Acessibilidade

 

Se você estiver na Europa e com vontade de tomar um café em alguns subúrbios de Dublin, pode recebê-lo em casa por meio de um drone. Em um centro comercial, um funcionário da startup local Manna coloca um copo de café quente de uma cafeteria próxima em um compartimento de carga removível equipado com uma bateria nova, encaixa-o na máquina voadora autônoma e ela decola. Em menos de três minutos, o drone baixa a bebida por um cabo até o seu quintal.

O café é o item número 1 entregue pela Manna, que afirma que a demanda por café pela manhã e à tarde, junto com um projeto inteligente de drone, estão ajudando a manter um ritmo constante de entregas, operando com menos funcionários e drones do que concorrentes com bolsos mais polpudos, como Amazon, Alphabet e a unicórnio Zipline.

Leia também

  • drones agrícolas
    Forbes Agro

    Drones Agrícolas Avançam em 100 Países, Diz DJI

  • Forbes Agro

    Inovação no Agro Dispara: Radar Agtech Brasil Mapeia Avanço Recorde de Agtechs

  • Forbes Agro

    Com US$ 1,5 Milhão, Agtech Argentina Quer Entrar no Brasil e Acelerar nos EUA

Essas empresas gastaram centenas de milhões de dólares tentando fazer as entregas por drones decolarem, mas o ousado fundador da Manna, Bobby Healy, afirma que a sua é a única empresa que obtém lucro em cada entrega. (Amazon, Alphabet e Zipline se recusaram a comentar.)

Todo esse dinheiro não representa uma vantagem, afirma Healy, em um setor emergente onde, segundo ele, os fatores-chave são desenvolver uma aeronave barata e confiável, operá-la com o menor número possível de pessoas e convencer os reguladores de que é seguro voar em bairros residenciais. “Não é necessário um investimento massivo. O que é necessário é uma enorme quantidade de tempo, construção de confiança e horas de voo”, disse ele à Forbes.

Sua empresa levantou apenas US$ 60 milhões, incluindo uma nova rodada de financiamento de US$ 30 milhões (R$ 171 milhões na cotação atual) anunciada na quarta-feira (26/3), liderada pelas firmas Molten Ventures e Tapestry VC, que avaliou a empresa em mais de US$ 150 milhões (R$ 855 milhões). A Forbes estima que a receita da Manna no ano passado foi igualmente modesta: US$ 6 milhões (R$ 34 milhões).

Até agora, a empresa completou 200 mil entregas desde seu lançamento em 2020 — muito menos do que os concorrentes: a Zipline fez 1,4 milhão, principalmente de suprimentos médicos na África, enquanto a Wing realizou 450 mil na Austrália, nos EUA e no Reino Unido, e a Amazon afirma vagamente ter feito “milhares”.

DivulgaçãoManna

Drone de entregas da startup Manna

Mas Healy, que anteriormente fundou a empresa de tecnologia para aluguel de carros CarTrawler, afirma que, após anos aperfeiçoando sua aeronave e modelo operacional, a Manna está pronta para um crescimento exponencial, com planos de expandir o serviço nos subúrbios de Dublin este ano para áreas com população total de 1,1 milhão.

Ele  afirma que 42% das residências nos bairros de Dublin atendidos já usaram o serviço pelo menos uma vez. E agora, segundo Healy, o crescimento das bases de entrega por drones de três para onze ajudará a Manna a aumentar as entregas para uma taxa anual superior a 1,5 milhão — um ritmo que nenhuma outra empresa de entrega por drones alcançou até o momento.

A Manna também planeja expandir suas operações na Finlândia, onde atualmente realiza 100 entregas por dia na cidade de Espoo, e se expandir para outras partes da Europa, aproveitando um marco regulatório da União Europeia que entrou em vigor em 2023. Healy afirma que a lentidão da Administração Federal de Aviação (FAA) dos EUA para criar suas próprias regras torna muito difícil operar nos Estados Unidos por enquanto, por mais que o país seja o maior mercado potencial para a Manna e seus concorrentes, por causa da riqueza e do nível de consumo dos americanos. A Manna já operou nos subúrbios de Dallas, junto com a Wing e a Amazon, mas a FAA atualmente só aprova testes de entrega por drones caso a caso.

“A ironia das ironias é que a Europa é o único lugar onde se pode operar um negócio de entrega por drones hoje, porque tem uma regulamentação concreta e escalável”, disse Healy. “Qualquer um que esteja nos Estados Unidos agora está, no mínimo, três anos atrás da Manna.”

Sempre que os EUA implementarem regras, Healy diz que a Manna estará pronta para aproveitar, com um sistema de entregas testado em campo. Na região de Dublin, a Manna opera a partir de estacionamentos de centros comerciais, onde duas de suas plataformas de pouso de drones ocupam cerca de cinco vagas. Quando os lojistas locais recebem pedidos de comida, livros ou ferramentas, eles levam os produtos até a área de pouso da Manna, onde um funcionário os carrega em um compartimento removível que também contém a bateria do drone.

A “troca a quente” da bateria em cada entrega permite que cada drone da Manna, desenvolvido internamente, realize oito entregas por hora em uma área com raio de até três milhas (4,8 quilômetros), segundo Healy. De acordo com ele, os drones de concorrentes, com baterias integradas, como os da Wing e Zipline, só conseguem fazer 1,4 entrega por hora por causa do tempo necessário para recarregar.

Um único funcionário da Manna, fazendo as cargas em uma base com oito aeronaves, pode realizar de 25 a 30 entregas por hora, com um tempo de giro de 60 segundos, segundo Healy. E os drones da Manna voam de forma autônoma, com até 20 deles monitorados remotamente por um único funcionário na sede. Com o trabalho representando cerca de 50% dos custos da Manna, o resultado dessa operação enxuta é que a empresa conseguiu reduzir os custos para cerca de US$ 4 por entrega — e Healy acredita que será possível chegar a US$ 1 com maior volume.

Esse tipo de custo pode tornar a entrega por drones mais barata do que o transporte terrestre nos subúrbios, argumenta Healy, onde os entregadores precisam percorrer distâncias maiores com menos itens. A consultoria McKinsey estima que a entrega de um único pacote por carro ou van em um percurso de cinco milhas custa entre US$ 9 e US$ 11.

Robin Riedel, co-diretor do Center For Future Mobility da McKinsey, acredita que a entrega por drones deve se expandir dramaticamente nos próximos anos. Porque ele não acha que a regulação seja uma barreira tão grande nos EUA quanto Healy sugere. “É muito mais sobre como construir um modelo operacional que possa escalar e, depois, realmente colocá-lo em prática”, disse ele.

Riedel afirmou também que um diferencial serão as parcerias comerciais.  O Walmart fez parceria com a Wing para testar entregas por drones em áreas próximas a Ft. Worth, no Texas. A Manna está agora mirando em aplicativos de entrega, onde o valor cobrado dos clientes para receber comida por drone é o mesmo do transporte por terra. A empresa anunciou acordos este ano com a Wolt, braço internacional da DoorDash, e com a Just Eat. Healy disse que um acordo com outro grande aplicativo de entrega está quase fechado, o que colocará a empresa nas telas de três dos cinco maiores apps do setor, que juntos somam bilhões de entregas por ano.

Trabalhar com aplicativos de entrega permitirá que a Manna escale mais rapidamente do que firmar parcerias com lojistas um a um, disse Healy, e garante toda a demanda que puder atender. “Agora é um gol de placa para nós.”

Escolhas do editor

  • Escolhas do editor

    O Que Significa Ser Rico na Dinamarca?

  • Escolhas do editor

    Leão XIV: Quem É o Novo Papa Escolhido Pelo Conclave

  • Escolhas do editor

    Quem Faz as Roupas do Papa: Tradição, Alfaiataria e Preparação no Vaticano

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • Amazon
  • comida
  • Drone
  • google
  • Manna

As mais lidas agora

  • Conclave para a escolha do novo papa
    Forbes Agro

    Cardápio do Conclave: do Que se Alimentam os Cardeais Que Escolherão o Novo Papa

  • Leão XIV ao ser nomeado pelo papa Francisco: sem prestígio nas casas de apostas
    Forbes Money

    Surpresa e Lucros no Conclave: Apostadores Ganham Muito com Novo Papa

  • Forbes Agro

    Nasce um dos Três Gigantes Vitivinícolas Globais com Vendas de quase US$ 1 Bilhão

  • ForbesLife

    Met Gala 2025: os Melhores Looks do Tapete Vermelho

Últimas Notícias

  • Varejo Tem Alta de 0,6% em Abril, Aponta Índice Stone

  • Malala Fund/Malin Fezahai

    Malala Fund Vai Investir Mais US$ 50 Milhões na Educação de Meninas

  • FDA Enfrenta Demissões em Massa e Coloca Segurança Alimentar em Risco

  • Getty Images

    Exclua Todos os Aplicativos do Seu Telefone Que Estão Nesta Lista

  • Guerra Comercial de Trump Coloca Indústria Francesa de Champagne sob Pressão

  • acordo

    Ibovespa e Dólar Avançam, Repercutindo Acordo entre EUA-China

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.