
A Vinícola Essenza, com cultivo também de azeitonas na Serra da Mantiqueira – que pertence ao produtor Herbert Sales –, foi duplamente premiada nesta segunda-feira (8) na 14ª edição do Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja, realizado em Beja, Portugal. O concurso é um dos mais relevantes do setor e reúne anualmente produtores de diversos países. A cerimônia oficial de entrega dos prêmios está marcada para o dia 3 de maio, em Portugal.
O azeite Mantikir Blend Summit Premium, elaborado com as variedades Arbequina, Koroneiki, Grappolo e Coratina, recebeu a Medalha de Ouro na categoria Hemisfério Sul, a principal da competição para produtores desta parte do globo. Essa é a segunda vez consecutiva que o rótulo conquista a primeira colocação. Além disso, o azeite Mantikir Koroneiki, produzido com uma única variedade, obteve a Medalha de Prata, também na categoria Hemisfério Sul.
Hoje, o mundo está de olho no que o Brasil oferece e no seu potencial de produção. O país consome cerca de 100 milhões de litros de azeite anualmente. É o segundo maior consumidor mundial do produto, atrás apenas dos Estados Unidos, mas produz pouco. Não por acaso, em 2024, foi o segundo maior importador mundial de azeite, comprando lá fora cerca de 100 milhões de litros, praticamente empatando com a demanda interna.
Por isso projetos como a Essenza ganham corpo. Com apenas cinco anos desde o início do plantio e três safras concluídas, a marca vem escalando posições entre os produtores de azeite de alta qualidade no Brasil. Sales atribui o desempenho a uma combinação de condições climáticas favoráveis, manejo técnico e cuidado com cada etapa da produção.
“Estamos em um projeto que ainda é novo – nosso primeiro plantio foi há cinco anos e esta é apenas a terceira safra. Mesmo assim, os azeites já mostram um padrão consistente de qualidade. Isso reforça que estamos no caminho certo. É uma honra representar nossa região e o Brasil”, afirma Sales.
“Trabalhamos com altitudes que impõem desafios agronômicos, mas também oferecem vantagens. O frio da Mantiqueira, por exemplo, favorece o perfil sensorial e a complexidade dos azeites. Investimos em variedades adaptadas e no controle de cada etapa, desde o campo até o lagar.”
A produção da Essenza ocorre em duas unidades localizadas na Serra da Mantiqueira. A Fazenda Tuiuva, em Maria da Fé (MG), abriga a plantação de oliveiras, considerada a mais alta do Brasil, com cultivos entre 1.700 e 1.910 metros de altitude. Ali estão plantadas as variedades Arbequina, Arbosana, Koroneiki, Grappolo, Coratina, entre outras.
O manejo é realizado de forma integrada com o Espaço Essenza Vinícola Boutique, localizado em Santo Antônio do Pinhal (SP), voltado para enoturismo e comercialização. A extração do azeite é feita no Lagar de Quelemém, em Minas Gerais, sob comando do mestre de lagar Luiz Augusto, com prensagem a frio e sem uso de aditivos químicos. Segundo Sales, o objetivo da é desenvolver uma produção com identidade brasileira, mas com parâmetros internacionais de qualidade.
Prémio CA Ovibeja é promovido pela ACOS – Associação de Agricultores do Sul, com apoio da Casa do Azeite – Associação do Azeite de Portugal e patrocínio do Crédito Agrícola. O concurso é destinado exclusivamente a azeites extravirgens e reúne produtores individuais, cooperativas, associações e empresas de diversos países.
NoAs amostras são analisadas por um júri internacional presidido pelo especialista José Gouveia, que em 2025 avaliou cerca de 100 azeites originados em 10 países. Os produtos são julgados por categorias de frutado e por origem geográfica, com uma seção dedicada exclusivamente ao Hemisfério Sul.