A Ipiranga, em parceria com o Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), deu início ao processo de implantação do selo “Sim à Igualdade Racial”, um reconhecimento reservado às empresas que conduzem iniciativas para a promoção de condições iguais no mercado de trabalho para profissionais de diferentes etnias.
A companhia de combustíveis destinou 50% das vagas do Programa de Estágio Talent Ipiranga 2021, uma das principais portas de entrada para novos profissionais, exclusivamente para pessoas negras. A ideia é promover a inclusão do grupo e a equidade racial em seu quadro de funcionários.
LEIA TAMBÉM: A força do investimento ESG e a necessidade de um novo acordo social
“Diversidade e inclusão são ingredientes fundamentais para uma sociedade justa, produtiva e saudável, além de trazer vantagem competitiva no desenvolvimento de produtos e soluções sob diferentes perspectivas, para todos os brasileiros, por meio de times que refletem a pluralidade que encontramos na sociedade”, declara Luciana Domagala, diretora de pessoas e sustentabilidade da empresa. Segundo ela, o respaldo da ID_BR contribuirá para que a Ipiranga faça da inclusão social e da defesa das diversidades alguns de seus principais valores. “Nessa jornada, entendemos que contar com o apoio de especialistas ampliará nosso entendimento sobre o tema, assim como firmará nosso engajamento público e contínuo em acelerar a promoção da igualdade racial na empresa”, completa.
Desde 2019, a Ipiranga criou um programa focado em fomentar a inclusão baseado, inicialmente, em quatro frentes -: mulheres, pessoas com deficiência, raça e LGBTQIA+ – com iniciativas como o comitê de diversidade, grupos de afinidade com funcionários voluntários, recrutamento às cegas, treinamento de liderança, programa de mentoria para mulheres, entre outros. “Temos o envolvimento completo da empresa nessa missão, em todos os níveis hierárquicos, usando a energia dos nossos talentos para transformar a realidade à nossa volta. Todas as mudanças desenvolvidas serão monitoradas e analisadas nos indicadores de diversidade e inclusão que dão transparência sobre todo o processo”, explica.
A companhia contará com a colaboração do ID_BR, que fará uma revisão completa das práticas de recursos humanos a fim de eliminar barreiras que contribuam para a sub-representação de negros e negras, e também promover treinamentos sobre diversidade e inclusão na trilha de desenvolvimento das equipes e das lideranças.
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.