Com pó de café usado, alumínio, papelão, tecido e papel, o artista brasileiro Eduardo Kobra confeccionou um mosaico 3D com a frase “Nossas ações dizem tudo”. A arte, que será exposta na vitrine da Boutique Nespresso da Rua Oscar Freire, em São Paulo, até meados de outubro, não nasceu de uma simples inspiração do dia para a noite. Na realidade, ela faz parte de um projeto de arte sustentável desenvolvido pelo grafiteiro em parceria com a Nespresso.
Os materiais utilizados para a criação de Kobra foram escolhidos a partir dos preceitos do upcycling, tendência de ressignificação de objetos para novas utilidades. Cápsulas de café da Nespresso, por exemplo, podem oferecer pedaços de alumínio para artes e artesanatos em vez de irem direto para o lixo – como aconteceu na nova escultura do artista, que tem uma dimensão de 100 cm x 102 cm. Chamativa para aqueles que estiverem passando na rua, a obra tem como objetivo alertar sobre a importância da economia circular e da sustentabilidade.
LEIA MAIS: Indígenas de todo o país lançam galeria de arte em NFT para levantar recursos
Mas, claro, para aqueles que não costumam frequentar a Rua Oscar Freire, onde a arte será exposta, Kobra também lançará uma segunda intervenção contemporânea. Ainda sem nome ou local definido, a ideia é criar um painel de grafite com um recorte da história do café brasileiro e a importância da sustentabilidade em qualquer setor, inclusive no mundo do café. A parceria com a Nespresso busca evidenciar todo o cuidado da marca com a produção da bebida, desde o cultivo até a reciclagem, além do compromisso com o impacto positivo da bebida em todas as suas frentes de atuação.
As intervenções artísticas, na realidade, dão continuidade ao aniversário de 15 anos da Nespresso no Brasil e ao projeto mundial de sustentabilidade chamado “Com Todo o Cuidado”, onde a marca reforça seu compromisso com o meio ambiente e com os profissionais da área. Para a empresa, a intervenção artística é uma forma fantástica de aproximar ainda mais as pessoas dessas iniciativas que já vem ocorrendo nos últimos anos. Desde 2011, quando iniciou seu programa de reciclagem, a marca investe mais de R$ 5 milhões por ano em ações relacionadas à ESG.
“A arte é um catalisador para mudanças positivas, pois provoca sentimentos e emoções que resultam em transformação”, diz Monica Lopes, diretora de marketing da Nespresso no Brasil. “O olhar do Kobra é um incentivo à reflexão, aliás, uma provocação para estimular as pessoas a pensarem sobre a importância em dar uma segunda vida a itens que poderiam ser dispensados. Isso é sustentabilidade.”
Na visão do artista, o projeto foi um match perfeito com suas próprias convicções. “Ao mesmo tempo em que essa parceria possibilita que eu seja criativo e produza uma obra de arte, ela também está coerente com um dos valores que mais prezo ao longo de minha carreira: a preservação do meio ambiente”, comenta Kobra. “Ao usar o conceito do UpCycling para esta ação, estou misturando o meio e a mensagem, ou seja, fazendo com que a arte, em si, já seja calcada na ideia de transformação sustentável.”
Com diferentes texturas e dimensões, a obra preserva a estética multicolorida e étnica característica do artista. No entanto, o protagonismo da criação é sua própria mensagem. “Por meio dessas intervenções artísticas, mostramos que o compromisso com o meio ambiente é sim tangível e depende de todos nós”, conclui Monica.
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.