A rede de lanchonetes McDonald’s anunciou hoje (4) uma meta para reduzir suas emissões globais de gases de efeito estufa a zero até 2050, desde a carne em seus hambúrgueres às lâmpadas em seus restaurantes.
A empresa também informou que está trabalhando com a iniciativa SBTi (Science Based Targets) para renovar suas metas ligadas a mudanças climáticas. Seu objetivo é reduzir as emissões absolutas em cerca de um terço para seus fornecedores e seus quase 40 mil restaurantes franqueados e administrados por empresas em todo o mundo até 2030.
“Estamos tentando enviar um sinal a parceiros, investidores, fornecedores, a outras marcas na comunidade global e aos parlamentares, de que compartilhamos essa visão para 2050”, disse Jenny McColloch, diretora de sustentabilidade do McDonald’s em entrevista à Reuters.
Cientistas das Nações Unidas afirmam que as emissões líquidas mundiais precisam cair a zero até 2050 para limitar o aumento da temperatura global a não mais do que 1,5 grau Celsius em relação aos níveis pré-industriais.
Os planos de emissão líquida zero exigem que as empresas diminuam as emissões de dióxido de carbono e compensem quaisquer emissões restantes usando projetos que capturem o gás.
Mais de mil empresas assinaram compromissos similares por meio da ONU ou da SBTi.
Na última quarta-feira (29), fundos que gerenciam quase US$ 30 trilhões em ativos pediram que 1.600 das empresas mais poluentes do mundo definissem metas de emissões baseadas na ciência, já que incêndios florestais, secas e inundações tornam a redução da mudança climática ainda mais urgente.
O McDonald’s é um dos maiores compradores de carne bovina do mundo. Cerca de 80% de suas emissões vêm de sua cadeia de suprimentos, incluindo carne bovina, frango, laticínios e outras proteínas. A empresa usará as novas diretrizes para focar no corte de emissões na agricultura, uso da terra e silvicultura.
A meta do McDonald’s para 2050 inclui emissões a partir de fontes diretas, como escritórios corporativos e restaurantes, e fontes indiretas, especialmente restaurantes franqueados e bens e serviços de fornecedores. (Com Reuters)
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