Um dos principais braços do Grupo Ambipar, a Boomera, empresa brasileira de Economia Circular focada na transformação de resíduos em matéria prima reciclada, foi uma das organizações com certificação B-Corp mais pesquisadas no Google em 2021. Segundo dados de pesquisa no site, a companhia ocupou o 10º lugar no ranking mundial, a 1ª entre as empresas brasileiras, em buscas na plataforma sobre instituições eco-friendly (“amigável ao meio ambiente”), liderado por Moodle, Coursera e TOMS.
A B-Lab, rede sem fins lucrativos que transforma a economia no mundo para beneficiar todas as pessoas, é responsável pela criação e validação do certificado B-Corp, o qual avalia empresas ao redor do mundo que respeitam os mais altos padrões de desempenho social, ambiental, transparência e responsabilidade legal. Para obter a classificação, a companhia deve possuir práticas que estejam alinhadas com os princípios do movimento, comprometendo-se a seguir os padrões estabelecidos de gestão, gerando benefícios ambientais e sociais, para além dos econômicos.
LEIA MAIS: Ambipar fecha parceria com universidade para promover economia circular
“Ser reconhecido mundialmente pelos nossos impactos socioambientais é uma grande felicidade para nós. Atuamos na transformação de resíduos em matéria prima sempre do modo mais limpo e benéfico para o meio ambiente. Focado em seguir os princípios do B-Corp, sabemos que a nossa empresa e os parceiros que buscam o mesmo objetivo fazem a diferença para sociedade e para o planeta”, declara Guilherme Brammer, CEO e fundador da Boomera.
A Boomera possui sua metodologia proprietária, CircularPack, que já ganhou prêmios internacionais importantes, como o reconhecimento pelo Fórum Econômico Mundial e pela Fundação Schwab. Por meio dela, a empresa já conseguiu com que mais de 146 mil toneladas de resíduos deixassem de ir para aterros e lixões, e mais de 8 mil cooperados que trabalham em cooperativas de catadores fossem beneficiados com seus projetos.
A pesquisa do Google ainda informa que o Brasil é o quinto país com mais organizações B-Corp, o que representa não só um aumento na preocupação ambiental, mas também credibilidade e segurança ao oferecer seus serviços aos clientes. Além dos benefícios ao meio ambiente, a garantia de padrão elevado de sustentabilidade e baixo impacto, oferece às empresas com o certificado vantagem competitiva, por se destacarem no mercado em relação aos seus concorrentes.
“Percebemos que há uma constante evolução do mercado relacionado às mudanças globais, ou seja, as empresas e os consumidores estão cada vez mais conscientes de que precisamos tomar medidas que ajudem o planeta. E isso se reflete no aumento de demanda por produtos e serviços que possam oferecer impactos verdadeiros”, finaliza Brammer.
Sobre a Boomera Ambipar
A Boomera foi criada para valorizar e dar nova vida a resíduos que acabariam em aterros sanitários, especialmente materiais considerados difíceis de reciclar. Com a metodologia proprietária CircularPack , trabalha a economia circular de ponta a ponta, fazendo ciência com muita consciência em seu laboratório de materiais, passando por logística reversa em parceria com mais de 8.000 cooperados e transformando resíduos em produtos circulares com causa — tudo isso por meio de muita pesquisa, desenvolvimento e inovação. Fundada em 2011 e agora parte do Grupo Ambipar, a Boomera foi uma das primeiras empresas de Economia Circular certificadas como Empresa B, membro da Fundação Ellen MacArthur e premiada como Empreendedor Social do Ano pela Folha de São Paulo e Fundação Schwab, em 2019, e com o reconhecimento do Fórum Econômico Mundial, em 2020.
Sobre a Ambipar
Com escritório administrativo em São Paulo e matriz em Nova Odessa (SP), a Ambipar é uma multinacional brasileira com presença em 18 países da América do Sul, Europa, África, América do Norte e Antártida. Formada pela Ambipar Environment e Ambipar Response, dois segmentos de referência no mercado de gestão ambiental, tem em seu DNA o comprometimento com as questões sustentáveis, trabalhando os Pilares ESG dentro de seus negócios e apoiando seus clientes.
*BrandVoice é de responsabilidade exclusiva dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião da FORBES Brasil e de seus editores.