1. Início
  2. /
  3. Forbes ESG
  4. /
  5. Ambipar fecha parceria com universidade para promover economia circular
Forbes ESG

Ambipar fecha parceria com universidade para promover economia circular

Acordo prevê elaboração de conteúdo pedagógico, oferta de bolsas de iniciação científica e tecnológica, bolsas de mestrado e financiamento de projetos

3 min
SolStock/Getty Images
SolStock/Getty ImagesParceria entre Ambipar e Mackenzie tem objetivo de desenvolver profissionais e promover economia circular

A Ambipar, multinacional brasileira líder em gestão ambiental, assinou convênio de cooperação acadêmico-científico com o curso de Engenharia de Produção da Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). O objetivo é desenvolver profissionais, conhecimento e tecnologia para promover a valorização de resíduos e a economia circular. A parceria promoverá ensino, pesquisa e atividades de extensão com foco nos aspectos promotores da economia circular.

No ensino, a Ambipar oferecerá visitas guiadas às empresas do Grupo, aulas e palestras de profissionais da companhia para os alunos nos cursos de graduação e pós-graduação da Mackenzie e elaboração de conteúdo pedagógico com base nas empresas do conglomerado. Já em pesquisa, ofertará bolsas de iniciação científica e tecnológica e bolsas de mestrado, além de financiamento de projetos de pesquisa. E, em extensão, promoverá apoio a projetos de socioambientais capazes de aumentar os impactos positivos da UPM e da Ambipar na sociedade.

LEIA MAIS: Ambipar Triciclo e Nestlé oferecem troca de embalagens recicláveis por benefícios

O responsável pelo projeto é o diretor de sustentabilidade da Ambipar, Rafael Tello, graduado em Ciências Econômicas pela UFMG, especializado em Negócios Internacionais pela Fundação Dom Cabral e com MBA em Gestão da Sustentabilidade pela Leuphana Universität (Lüneburg, Alemanha).

Tello também fez o International Leadership Training em “Gestão Sustentável pela InWent e Sustentabilidade Aplicada aos negócios: Orientações para Gestores” pela Fundação Getúlio Vargas. Fundador e diretor na Watu Sustentabilidade, empresa adquirida pela Ambipar em novembro de 2020, atua há mais de dez anos como professor na Fundação Dom Cabral e é coordenador da Rede Desafio 2030 e do Hub ODS MG. Ao longo da carreira atuou em projetos relacionados à sustentabilidade, ao empreendedorismo, ao desenvolvimento regional e ao cooperativismo.

Foto: Divulgação
DivulgaçãoRafael Tello, diretor de sustentabilidade da Ambipar

“Temos como objetivo tornar o Brasil uma referência em economia circular. Para isso, estamos estabelecendo parcerias com instituições de ensino superior capazes de colaborar no desenvolvimento das bases científicas e tecnológicas para o alcance desse propósito”, diz Tello. “Minha expertise como professor e o trabalho que desenvolvo na Ambipar me motivam a desenvolver projetos que contemplem o ESG em diversas esferas. Acreditamos que este será o primeiro de muitos projetos junto a universidades, em todo o Brasil”, finaliza.

*BrandVoice é de responsabilidade exclusiva dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião da FORBES Brasil e de seus editores.

Assine Forbes. Inspire-se, lidere, conquiste. Ao se cadastrar, você concorda com nossa Política de Privacidade e com o uso de seus dados para fins de comunicação.