De acordo com o estudo “Afroempreendedorismo Brasil”, desenvolvido pela RD Station, Inventivos e o Movimento Black Money, os principais obstáculos para a manutenção e escalada dos negócios de empreendedores negros são o acesso ao crédito e o preconceito racial, além da monetização e das estratégias digitais. Com o objetivo de impulsionar o afroempreendedorismo e a educação financeira, a XP e o Instituto Feira Preta estão lançando o programa Afrolab Preta Poupa, com imersão e mentorias para 100 empreendedores negros e indígenas. “Funcionários da XP serão os mentores dessas empreendedoras em diversos assuntos que podem ser importantes para um negócio, de finanças a design”, diz Ana Melo, head de diversidade da corretora.
A metodologia do programa foi cocriada mesclando educação empreendedora com a perspectiva de saúde e gestão financeira pessoal e do negócio. Os participantes poderão acessar conteúdos em plataformas digitais, participar de salas ao vivo, interagir em grupos e receber atendimentos individuais. Eles também terão acompanhamento jurídico, contábil, psicológico e de comunicação e marketing.
Os conteúdos disponibilizados incluem ebook com informações sobre gestão de negócios, glossário com os principais temas que cercam o universo das finanças, podcast e web série com episódios sobre assuntos permeiam o ecossistema financeiro, além do Preta Poupa Fest, que terá workshops e palestras de especialistas.
Para participar, os empreendedores precisam estar à frente de negócios já estabelecidos no mercado. As inscrições podem ser feitas a partir de hoje (15) até o dia 31 de julho aqui. Serão duas turmas, a primeira de 29 de julho a 5 de agosto e a segunda de 12 a 19 de agosto.