A pandemia da Covid-19 e a desaceleração econômica afetaram mais o público jovem, sendo que muitos perderam seus empregos ou foram impedidos de desenvolver suas habilidades. E ainda há grandes desafios que impactam as perspectivas de futuro. De acordo com a OIT (Organização Internacional do Trabalho), projeta-se que o desemprego global deve alcançar a marca de 73 milhões de jovens em 2022.
Leia mais: Programas de trainee: saiba como se destacar na seleção
Neste ano, a Nestlé lançou a plataforma de Empreendedorismo Jovem (Youth Entrepreneurship Platform, em inglês). A criação da plataforma é um facilitador para o acesso ao empreendedorismo e inovação ao fornecer programas e iniciativas da Nestlé nos níveis global, regional (América Latina) e local. Kathryn Rowan, vice-presidente de RH da Nestlé para a América Latina, explica: “Queremos ajudar de forma efetiva o público jovem a conseguir um emprego, se tornar inovador, criativo e bem-sucedido profissionalmente”.
No primeiro semestre de 2022, a empresa impactou 44.600 jovens na plataforma Nestlé Conecta que, de forma gratuita, oferece vagas de emprego na Nestlé e em outras 35 empresas.
O programa de empreendedorismo no Brasil
O principal projeto que contribui para o desenvolvimento no mercado de trabalho é a Aliança pelos Jovens – iniciativa criada pela Nestlé em 2017 e que reúne 81 empresas e visa acelerar a empregabilidade de jovens brasileiros por meio de iniciativas de suporte ao desenvolvimento e da geração de oportunidades de emprego nos mais diferentes níveis.
Em novembro, a Nestlé vai realizar a Feira de Empregabilidade com centenas de vagas de empregos para jovens e com materiais de apoio ao desenvolvimento profissional de forma on-line. Enrique Rueda, vice-presidente de gestão de pessoas e compliance da Nestlé Brasil informa que “A expectativa é que cerca de 20 mil pessoas sejam impactadas por esse evento, que reunirá empresas da Aliança pelos Jovens e do Grupo Mover (Movimento pela Equidade Racial). Por sua vez, os tradicionais programas de Trainee e de Estágio acontecem no segundo semestre, além de outras iniciativas para capacitação do público jovem.
Apoio a talentos culinários
O Programa Jovens Talentos Culinários (Young Culinary Talents, em inglês) tem como objetivo fomentar a inclusão jovem, entre 18 e 30 anos, no mercado de trabalho de gastronomia. Esse é o primeiro programa da América Latina de apoio a jovens estudantes com o objetivo de revelar talentos da culinária nacional. “A expectativa é contribuir para a formação de mais de 500 jovens de todo o Brasil, em temas que vão desde técnicas culinárias, chocolate, tendência, nutrição até assuntos relacionados a RH e empreendedorismo” Rueda pontua.
Além do Brasil, outros 14 países participam dessa iniciativa. A edição 2022, realizada nos meses de abril e maio no formato online, aconteceu em parceria com o Grupo Mulheres do Brasil e a ONG Gerando Falcões para utilizar a iniciativa como uma plataforma de capacitação e empregabilidade para jovens e mulheres atendidos pelas entidades. Também participaram pessoas selecionadas por instituições e universidades parceiras das edições anteriores.