Uma pesquisa da MindMiners, encomendada pela Samsung, mostra alguns avanços sobre a conscientização quanto à reciclagem de eletrônicos no Brasil. De acordo com o levantamento, 94% dos entrevistados consideram muito importante ou importante o hábito da reciclagem, além de terem preocupação com o impacto ao meio ambiente.
Na mesma pesquisa, é mostrado que 62% dos brasileiros que já incorporaram o hábito da separação de lixo também destinam corretamente para a reciclagem os produtos eletroeletrônicos. Realizada no início de agosto, a pesquisa teve como objetivo identificar o comportamento do consumidor brasileiro tanto em relação à reciclagem em geral como à de produtos eletroeletrônicos.
Leia mais: 5 passos para o Brasil reciclar seu lixo eletrônico
Nela, 38% dos entrevistados dizem que doam a terceiros aparelhos eletrônicos que ainda funcionam. Já 29% preferem vender ou descartar em locais apropriados para isso, enquanto 24% guardam para ocasiões de uso emergencial. A adesão ao hábito sustentável de destinar corretamente os materiais muda conforme a região do Brasil. 77% dos brasileiros que já aderiram a esta prática residem na região Sul do país. Porto Alegre (81%), São Paulo (76%) e Campinas (68%), no interior paulista, destacam-se entre as cidades com maior índice de adesão à separação de lixo orgânico do reciclável.
A pesquisa mostrou, ainda, que 72% dos entrevistados se preocupam com seu próprio impacto ambiental. Além disso, a prática de reciclagem tende a ser maior conforme a sua praticidade, sendo mais comum em residências em que o serviço gratuito de coleta seletiva é disponibilizado.