A LATAM informou nesta sexta-feira (6) que acaba de se tornar a primeira companhia aérea do Brasil a ter voos fretados 100% compensados no mercado nacional e internacional com origem no país. De acordo com a companhia, todos os contratos de fretamento realizados pela companhia a partir de agora incluirão o valor da compensação de carbono, que varia de acordo com sua origem, destino e modelo da aeronave.
“Temos o compromisso de contribuir com uma aviação que reduza ou compense suas emissões de gases de efeito estufa. Por isso, temos feito uma abordagem inicial com nossos principais clientes para explicar sobre o projeto e eles têm se mostrado muito abertos a contribuir. Aproveitamos o interesse em comum de preservar o meio ambiente para convidar empresas de diversos setores a se juntar à LATAM e contribuir com essa agenda”, afirma Lígia Sato, gerente de Sustentabilidade da LATAM Brasil.
Leia também:
- Fafá de Belém cria fórum para discutir sustentabilidade na Amazônia
- Amazon expande logística de entrega para atingir comunidades brasileiras
- BB e Banco Mundial preparam acordo de cooperação de US$ 400 mi para recuperação da Amazônia
De acordo com a empresa, a expectativa é que as emissões de mais de 500 voos sejam compensadas por ano no Brasil. Além disso, todos receberão um certificado que comprova a compensação com créditos de carbono com base no que foi emitido durante o voo. Os créditos adquiridos serão destinados à conservação da Orinoquia colombiana.
A LATAM quer ser uma companhia carbono neutro até 2050. Além da descarbonização, as duas principais metas do grupo são: eliminar plásticos de uso único até 2023 e ser uma companhia zero resíduos para aterro sanitário até 2027.