A empresa de investimentos Pontegadea, do fundador da rede de lojas de vestuário Zara, Amancio Ortega, quase triplicou seus investimentos em projetos de energia renovável no ano passado. O aporte faz parte da estratégia de Ortega de diversificar a fortuna para além da moda e do setor imobiliário.
De acordo com os demonstrativos financeiros de 2023 obtidos pela Reuters, o principal proprietário da Inditex, dona da Zara, investiu 693 milhões de euros em energia eólica, solar e outros ativos de energia na Espanha e na França. O montante é bem superior aos 273 milhões em 2022.
Leia também
A aposta em energia renovável ocorre em um momento em que a própria Inditex estabeleceu novas metas para reduzir seu impacto ambiental até 2030 e responder às pressões regulatórias.
Durante anos, a empresa familiar de Ortega tem privilegiado o setor imobiliário para investir os altos retornos de seu negócio de moda. Entre as iniciativas, está a compra de centros de logística usados por grandes empresas globais, como Fedex e Amazon, além de edifícios de luxo nos Estados Unidos e na Europa. Escritórios e lojas também estão na lista.
Ortega controla 59,29% do capital da Inditex por meio da Pontegadea Inversiones e da Partler Participaciones. O escritório familiar dele recebeu 2,2 bilhões de euros em dividendos da Inditex em 2023.
O veículo de investimento de Ortega comprou centros logísticos e edifícios na Irlanda, Holanda e Luxemburgo em 2023. A carteira de propriedades ultrapassou 13 bilhões de euros, de acordo com os registros.
A empresa informou uma lista de participações minoritárias em 13 ativos de energia ao final de 2023. A maioria deles está na Espanha, após a assinatura de vários acordos com a Repsol para comprar participações em parques eólicos e solares.
A companhia também tem participações minoritárias em três parques de energia eólica franceses nas áreas de Montagne d’Ardéche, Taillades Sud e Champagne Picarde.