A Apple e o U2 decidiram se juntar para o lançamento de “Songs of Innocence”. Mas o que isso significa para a banda? Já aclamado como uma das melhores bandas de pop rock de todos os tempos, o sucesso financeiro do U2 tem acompanhado a sua imensa popularidade. O grupo já vendeu dezenas de milhões de cópias, e sua última turnê arrecadou US$ 736 milhões, o maior total da história.
“A questão agora é: “como é que vamos chegar ao maior número de pessoas possível?”, disse Bono no início desta semana. “Porque é isso que a nossa banda é”.
A Apple deu ao U2 uma taxa enorme de cobertura e uma campanha de marketing no valor de até US$ 100 milhões em troca do direito de dar a música Songs of Innocence para todos os seus clientes. Aqui estão algumas das implicações desse negócio para U2:
Bono e sua banda aceitaram a nova realidade do negócio da música
Em vez de teimosamente se agarrarem ao novo modelo através da cobrança de um “desconto” US$ 4 ou US$ 5 para o seu novo álbum, o U2 teve a clarividência para fazer Songs of Innocence disponível gratuitamente. O LP vai estrear nas lojas e outros serviços de streaming em outubro.
U2 parece ter acabado de lançar o álbum mais distribuído na estreia
O iTunes tem mais de 500 milhões de clientes. Todos eles têm agora o mais novo lançamento da banda, que Tim Cook chamou de “o maior lançamento de álbum de todos os tempos”. É claro que nem todas elas ouviram o novo álbum, talvez centenas de milhões não ouviram.