Sabia que o vinil está no mercado novamente? Uma indicação de que voltou a ser moderno é o fato de a marca Urban Outfitters dizer que ela se tornou o produto mais vendido.
Em uma teleconferência com analistas do setor na semana passada, o chefe administrativo da Urban Outfitter, Calvin Hollinger, afirmou que a empresa foi a maior vendedora de vinil do mundo, dizendo: “A música é muito, muito importante para o cliente urbano. Somos número um vendedor de vinil do mundo.”
A empresa não divulgou números de vendas, mas seria um feito impressionante, se o varejista de roupas estivesse superando a Amazon quando se trata de LPs. Na verdade, não há muita concorrência. Em 2012, as lojas de discos independentes eram coletivamente responsáveis por 64% de todas as vendas de vinil nos Estados Unidos. Apenas no ano passado, tanto Target quanto a Whole Foods decidiram saltar aderir à tendência e começar a oferecer espaço de prateleira para selecionar os títulos, apesar disso, as vendas não são significativas ainda.
As vendas de vinil têm aumentado bastante recentemente. Em 2013, 6,1 milhões de LPs foram comprados no EUA, o maior número desde 1991, quando a SoundScan começou a contar com precisão as vendas de música.
O que é particularmente estranho sobre a Urban Outfitters estar na liderança quando se trata de vendas de vinil é o público comprador. Em vez de baby boomers, o público é muito mais jovem que o esperado.
O fato de que a Urban Outfitters vende tanto vinil serve para mostrar que na verdade, não se trata de serviço público, mas sim de um estilo de vida. Muitos que compram um álbum de vinil hoje provavelmente tem algumas coleções em sua biblioteca do iTunes, mas eles estão procurando por uma experiência de compra.