10 coisas que você provavelmente não sabe sobre o Jeep

O queridinho da América do Norte comemora 75 anos neste mês de julho

Redação

Neste mês julho, no aniversário de 75 anos da criação do Jeep, os fãs atuais do queridinho das estradas, comemoraram a data revelando um Wrangler 75th Salute. Essa é uma interpretação moderna do Willys MB, mas é – infelizmente – apenas um conceito de designer. Com um esquema de cores que relembra os uniformes militares norte-americanos e um design minimalista, o novo Jeep é baseado em um Wrangler Sport e, assim como o original, tem um motor V6 de 3.6 litros.

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O veículo utilitário esportivo original está sem dúvida entre os mais reconhecidos do planeta, mas você sabe como o Willys MB veio a ser chamado Jeep? Veja na galeria de fotos essa e outras curiosidades que você provavelmente não sabia sobre o Jeep:

  • O protótipo inicial do veículo foi construído pela American Bantam Car Company, de Butler, Pensilvânia e foi entregue para testes para o Exército dos EUA em 1940. Embora a empresa não construa Jeeps, Bantam continuou a construir trailers para o Exército e depois para uso público, até meados de 1950.

  • “G.P.” não era o apelido original do Jeep. Soldados americanos planejavam chamá-lo inicialmente de “Carro Leve de Comando e Reconhecimento”.

  • Em julho de 1940 o Exército norte-americano emitiu um chamado para que civis adivinhassem o que estava prestes a ser lançado e que iria ser usado para substituir sua frota de motocicletas e Fords T-Model modificados. Suas especificações eram, claro, as mesmas do Jeep.

  • Outrora um homem pacato, é sabido que Willys-Overland recebeu o contrato para a produção dos Jeeps da Segunda Guerra Mundial em virtude da criação do seu motor “Go-Devil”. Esse mesmo motor, outrora, seria essencial para frotas e mais frotas de Jipes.

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  • A renomada caixa de transferência do veículo não foi desenvolvida por Willys-Overland, mas pela Spicer Manufacturing, que depois se tornaria a Dana Corporation.

  • A grelha com as lanternas integradas que se tornou marca registrada dos carros foi originalmente criada para um estudo de design da Ford. Em 1941, a grelha deixou de ter 13 alvéolos e passou a ter nove. Em 1945, perdeu dois alvéolos, se tornando a grelha que todos conhecem hoje.

  • Como diz o velho ditado, “o sucesso tem vários pais”, e o Jeep não é uma exceção. Entre os que foram creditados como inventores do carro, estão o Coronel William F. Lee (Cavalaria do Exército dos EUA); Charles Harry Payne (vendas, American Bantam); Frank Fenn (Presidente, American Bantam); Charles Probst (engenheiro e designer, American Bantam); Harold Crist (diretor da fábrica, American Bantam); e Delmar “Barney” Roos (engenheiro-chefe, Willys-Overland).

  • Willys-Overland começou a vender o que se tornaria uma longa linha de Jipes para o público em 1944. O CJ (sigla de Civilian Jeep) ganhou uma porta traseira e perdeu todos os aparatos militares. A companhia foi vendida depois para a Kaiser Motors em 1953, que encurtou o nome para Willys; depois foi chamada de Willis-Jeep e, eventualmente, Jeep. A marca foi vendida para a American Motors em 1970; a AMC posteriormente fez parceria com a Renault em 1980, e a empresa foi comprada pela Chrysler (mais tarde Daimler-Chrysler e agora Fiat Chrysler) em 1987.

  • Dos cinco veículos originais produzidos por várias fábricas, apenas dois modelos construídos pela Ford sobreviveram: são dois Ford Pilot Model GP-No. 1 de 1940, mais conhecido como “Pygmy” é o Jeep mais velho da América do Norte e está em exposição permanente no Memorial dos Veteranos dos EUA.

  • Um kit de diferenciais Overland foi adicionado ao Jeep Grand Cherokee em 2003 e continua sendo produzido em uma homenagem à placa de identificação original da marca.

O protótipo inicial do veículo foi construído pela American Bantam Car Company, de Butler, Pensilvânia e foi entregue para testes para o Exército dos EUA em 1940. Embora a empresa não construa Jeeps, Bantam continuou a construir trailers para o Exército e depois para uso público, até meados de 1950.