Neste mês julho, no aniversário de 75 anos da criação do Jeep, os fãs atuais do queridinho das estradas, comemoraram a data revelando um Wrangler 75th Salute. Essa é uma interpretação moderna do Willys MB, mas é – infelizmente – apenas um conceito de designer. Com um esquema de cores que relembra os uniformes militares norte-americanos e um design minimalista, o novo Jeep é baseado em um Wrangler Sport e, assim como o original, tem um motor V6 de 3.6 litros.
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O veículo utilitário esportivo original está sem dúvida entre os mais reconhecidos do planeta, mas você sabe como o Willys MB veio a ser chamado Jeep? Veja na galeria de fotos essa e outras curiosidades que você provavelmente não sabia sobre o Jeep:
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O protótipo inicial do veículo foi construído pela American Bantam Car Company, de Butler, Pensilvânia e foi entregue para testes para o Exército dos EUA em 1940. Embora a empresa não construa Jeeps, Bantam continuou a construir trailers para o Exército e depois para uso público, até meados de 1950.
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“G.P.” não era o apelido original do Jeep. Soldados americanos planejavam chamá-lo inicialmente de “Carro Leve de Comando e Reconhecimento”.
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Em julho de 1940 o Exército norte-americano emitiu um chamado para que civis adivinhassem o que estava prestes a ser lançado e que iria ser usado para substituir sua frota de motocicletas e Fords T-Model modificados. Suas especificações eram, claro, as mesmas do Jeep.
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Outrora um homem pacato, é sabido que Willys-Overland recebeu o contrato para a produção dos Jeeps da Segunda Guerra Mundial em virtude da criação do seu motor “Go-Devil”. Esse mesmo motor, outrora, seria essencial para frotas e mais frotas de Jipes.
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A renomada caixa de transferência do veículo não foi desenvolvida por Willys-Overland, mas pela Spicer Manufacturing, que depois se tornaria a Dana Corporation.
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A grelha com as lanternas integradas que se tornou marca registrada dos carros foi originalmente criada para um estudo de design da Ford. Em 1941, a grelha deixou de ter 13 alvéolos e passou a ter nove. Em 1945, perdeu dois alvéolos, se tornando a grelha que todos conhecem hoje.
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Como diz o velho ditado, “o sucesso tem vários pais”, e o Jeep não é uma exceção. Entre os que foram creditados como inventores do carro, estão o Coronel William F. Lee (Cavalaria do Exército dos EUA); Charles Harry Payne (vendas, American Bantam); Frank Fenn (Presidente, American Bantam); Charles Probst (engenheiro e designer, American Bantam); Harold Crist (diretor da fábrica, American Bantam); e Delmar “Barney” Roos (engenheiro-chefe, Willys-Overland).
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Willys-Overland começou a vender o que se tornaria uma longa linha de Jipes para o público em 1944. O CJ (sigla de Civilian Jeep) ganhou uma porta traseira e perdeu todos os aparatos militares. A companhia foi vendida depois para a Kaiser Motors em 1953, que encurtou o nome para Willys; depois foi chamada de Willis-Jeep e, eventualmente, Jeep. A marca foi vendida para a American Motors em 1970; a AMC posteriormente fez parceria com a Renault em 1980, e a empresa foi comprada pela Chrysler (mais tarde Daimler-Chrysler e agora Fiat Chrysler) em 1987.
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Dos cinco veículos originais produzidos por várias fábricas, apenas dois modelos construídos pela Ford sobreviveram: são dois Ford Pilot Model GP-No. 1 de 1940, mais conhecido como “Pygmy” é o Jeep mais velho da América do Norte e está em exposição permanente no Memorial dos Veteranos dos EUA.
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Um kit de diferenciais Overland foi adicionado ao Jeep Grand Cherokee em 2003 e continua sendo produzido em uma homenagem à placa de identificação original da marca.
O protótipo inicial do veículo foi construído pela American Bantam Car Company, de Butler, Pensilvânia e foi entregue para testes para o Exército dos EUA em 1940. Embora a empresa não construa Jeeps, Bantam continuou a construir trailers para o Exército e depois para uso público, até meados de 1950.