Como CEO do Nobu Hotels, Trevor Horwell divide frequentemente o palco com Robert De Niro, um dos principais parceiros do grupo hoteleiro e de restaurantes. Ex-diretor do Grupo COMO, Horwell também trabalhou anteriormente para o Hyatt. Sua paixão, é claro, é o setor de hospitalidade.
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FORBES conversou com Horwell, que tem atualmente no portfólio oito hotéis e deve chegar a 16 até 2020, para saber mais sobre esse grupo dinâmico e a indústria hoteleira em constante mudança. Veja, a seguir, os melhores momentos da entrevista:
FORBES: A indústria hoteleira é bastante saturada. O que o Nobu Hotels traz para o mercado que ainda não estava disponível?
Trevor Horwell: Como marca, entramos no setor da hospitalidade com um modelo de negócios invertido. Somos, em primeiro lugar, conduzidos pelo negócio de alimentos e bebidas. A maioria das operadoras de hotéis se concentra no aluguel de quartos, pois é daí que vem a maior parte do lucro de um estabelecimento de hospedagem. Além disso, oferece alimentos e bebidas é uma grande dor de cabeça. Desde a concepção do nosso primeiro restaurante, a marca foi sobre a criação de experiências memoráveis em torno da comida. Sabemos que muitos hotéis no mundo têm quartos incríveis, lobbies e muitos outros atrativos, mas nem todos têm jantar com um destino excepcional como parte de sua oferta. Os hotéis Nobu são sinônimo de serviço e ótimo design, mas refeições incríveis estão na base da nossa proposta de negócio. Nós também trazemos os moradores para os nossos restaurantes no hotel, o que é muito raro de acontecer em outros estabelecimentos de hospedagem.
Somos uma empresa de gestão e uma marca, por isso é importante para nós trabalhar com parceiros que irão complementar e adaptar-se à filosofia do Nobu, dando voz ao que defendemos de uma forma positiva. Além disso, como parte de nosso modelo de negócios – estamos comprometidos em garantir que cada hotel tenha sua própria identidade – somos uniformes em coisas como nossa aderência ao senso japonês de detalhes de design e ao minimalismo, e todos os nossos hotéis assumem o luxo de uma maneira diferente. O mesmo acontece nos restaurantes Nobu, que são uma experiência casual, mas sempre contam com os nossos esforços por um serviço incrível: cada propriedade tem sua própria identidade.
F: O que distingue um Hotel Nobu dos demais?
TH: Nobu Matsuhisa criou algo inteiramente único e depois evoluiu. No início, ele não queria que a empresa crescesse, mas Robert De Niro convenceu-o a isso – e foi um enorme sucesso. O que eu sei é que o Nobu já foi a marca de restaurante mais pesquisada do mundo e, agora, o mesmo está acontecendo com nossos hotéis, por meio do Instagram e de outros canais. O que faz com que tenhamos destaque são as experiências que entregamos em nossos hotéis e restaurantes – e nossos clientes estão compartilhando isso online. Hoje você precisa ser uma marca alavancada em todos os canais de marketing, e vindo de nossos clientes, isso é ainda melhor.
F: O que, na sua opinião, contribui para uma estadia memorável em um hotel?
TH: Ao reservar um hotel, procuro e pesquiso as mesmas qualidades que refletem nossa marca. Eu quero ficar em um hotel onde eu aprecie a equipe, a comida, a bebida e os produtos.
F: Onde e como você planeja expandir os hotéis Nobu?
TH: Estamos no caminho certo para operar 20 hotéis em todo o mundo até 2020, dando continuidade ao nosso sólido crescimento mundial. Atualmente, temos oito hotéis e mais oito ingressando no portfólio, levando-nos até 16 hotéis em quatro continentes.
Em termos de massa crítica, crescemos nossos estabelecimentos primeiro na América do Norte, e agora estamos nos concentrando muito na Europa, depois de lançar com sucesso nossos três primeiros hotéis este ano. Queremos estar em Paris, Roma, Praga e novos destinos como Varsóvia. A Ásia tem sido mais oportunista, mas provavelmente seguiremos crescendo por lá com nossos restaurantes chegando às principais cidades de entrada.
F: Todos os hotéis Nobu têm uma aparência, um toque e uma estética bem diferentes – fale sobre a decisão de projetá-los dessa maneira.
TH: Cada um dos nossos hotéis reflete a personalidade daquele local determinado – dos quartos inspirados em casas de praia do David Rockwell em Miami à sensação de arte de rua do Shoreditch Hotel de Londres. Todas as propriedades refletem a vibração e a personalidade locais. No nosso próximo hotel em Los Cabos, por exemplo, que deve abrir no final deste ano, os interiores foram projetados por Severine Tatangelo, que fez nosso hotel em Malibu. Eles foram desenhados com base nos tecidos nativos do México e são complementados pelo refinamento clean do design japonês. Peças de mobília personalizadas, materiais de pedra, portas de armários inspiradas em shoji e lanternas japonesas refletem a fusão japonesa-mexicana.
F: Existe algum conselho que você recebeu ou algo que você aprendeu ao longo de sua jornada como um empreendedor que mudou a sua maneira de fazer negócios?
TH: O de que é preciso se manter constantemente à frente do que o cliente quer. É por isso que estamos muito focados nisso agora. Atenção e criatividade também são muito, muito importantes.
F: Na sua opinião, qual é a principal qualidade de um hotel Nobu?
TH: Com nossas raízes no Japão, abraçamos de todo o coração o conceito da conexão entre emoções, sentimentos, espírito e alma. Este é o coração dos restaurantes, hotéis e residências Nobu. Nosso objetivo é oferecer momentos autenticamente inspirados que promovam essa sensação – Kokoro – em todos nós. Estamos focados em ser mais do que um lugar para ficar – queremos oferecer uma experiência.