O grupo hoteleiro InterContinental comprou a rede de resorts de luxo Six Senses por US$ 300 milhões (R$ 1,1 bilhão), reforçando sua presença na Ásia. Foi mais uma movimentação de peso no setor, que nos últimos seis meses viu também a associação entre Hyatt e Small Luxury Hotels, depois a aquisição da Alila (também pela Hyatt).
LEIA TAMBÉM: Por que é hora de redescobrir Porto Rico
O mercado credita toda essa movimentação, sobretudo, ao surgimento de plataformas digitais de hospitalidade (leia-se AirBNB). A concorrência inesperada colocou as gigantes do setor em estado de alerta e provocou uma corrida por diferenciais que um apartamento de uma pessoa normal como você e eu não ofereceria, caso do luxo e sofisticação característicos do Six Senses.
A IHG, que também é dona de redes muito famosas como Crowne-Plaza e Holiday Inn, detém agora um portfólio de 400 propriedades e 108 mil quartos ao redor do mundo. O Six Senses, cuja sede fica na Tailândia, está em países como Butão e Vietnã — são ao todo dezesseis hotéis e resorts. O novo proprietário pretende expandir esse número para sessenta, nos próximos dez anos. O primeiro, já em obras, deverá ser a estreia em solo americano, em Nova York.