Resumo:
- O leilão ao vivo da Christie’s foi realizados nos dias 20 e 21, mas as vendas online continuam até 26 de novembro;
- O evento contempla uma ampla variedade de pinturas coloniais espanholas dos séculos 17 e 18;
- “Portrait of a Lady in White”, da pintora mexicana, foi vendido por US$ 5,8 milhões, mais do que o dobro do valor inicial.
Uma mulher com o que parece ser um vestido de noiva olha diretamente para o espectador. Sua luva direita é mais bege do que branca. Uma faixa aparece flutuando acima de sua imagem. Sejam intencionais ou incompletos, esses detalhes contribuem para a beleza misteriosa de uma pintura antiga, que preparou o caminho para muitos dos retratos produzidos por Frida Kahlo.
A obra, “Portrait of a Lady in White”, foi criada por volta de 1929. O óleo sobre tela foi leiloado na Christie’s de Nova York na última quarta-feira (20): o valor inicial de US$ 2,4 milhões foi mais do que dobrado e a pintura foi arrematada por US$ 5,8 milhões.
Pintado na época do casamento da artista com Diego Rivera, Frida deu o retrato de presente para Lola Álvarez Bravo, uma renomada fotógrafa que desempenhou um papel importante no renascimento mexicano pós-revolução.
Mantida em coleções particulares, mais recentemente no acervo da Dra. Helga Prignitz-Poda, a obra havia sido emprestada à Universidade de Stanford. Pesquisas recentes sugerem que o tema do retrato é inspirado na amiga de Frida, Elena Boder, uma imigrante russa e médica influente. Anteriormente, acreditava-se que a figura era a amiga norte-americana da artista, Dorothy Brown Fox.
“Quanto mais vejo o retrato, mais acredito que é sua colega de classe, a russa”, disse Virgilio Garza, chefe do departamento de arte da América Latina da Christie, em entrevista. “É um retrato impressionante. Um trabalho inicial que realmente mostra características distintas da artista, sua forma de apresentar a figura, a maneira como chama atenção. É muito delicada e marcante.”
Segundo ele, a luva direita pode estar escondendo um esqueleto, um símbolo que costumava ser reproduzido nos trabalhos posteriores de Frida.
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Um mundo completamente diferente da artista, que sinaliza seu renascimento, aparece em “The Flower Basket”, de 1941, uma pintura em cobre de formato circular, exibida na mesma galeria. Garza ficou encantado quando duas obras da pintora se tornaram disponíveis para o mesmo leilão.
O trabalho requintado e atípico visto ao vivo é uma magnífica experiência. Da coleção de James e Marilynn Alsdorf, a obra foi vendida por US$ 3,13 milhões e é uma das duas pinturas criadas no mesmo ano pela artista. O outro trabalho está no Museu Frida Kahlo, também conhecido como Casa Azul por causa das paredes azul-cobalto da estrutura, na Cidade do México.
“The Flower Basket” foi comprada pela atriz norte-americana Paulette Goddard, uma amiga de Frida e de Diego Rivera, e esteve em mãos privadas e emprestada apenas para exposições limitadas até então. A pintura revela a apreciação da artista pela natureza durante um período alegre em sua vida, muitas vezes tumultuada, quando ela e Rivera se casaram novamente após um breve divórcio. Garza notou a procedência da pintura, que virou propriedade de um colecionador suíço antes da compra dos Alsdorf de Chicago.
“Há pares por toda parte, com as flores e o acoplamento do beija-flor e da borboleta para representar ela e Diego”, disse Garza. “É uma pintura lindamente executada.”
A temporada de outono de arte latino-americana de Christie incluiu leilões ao vivo nos dias 20 e 21 de novembro e um leilão online de 16 a 26 de novembro. A vasta seleção abrange uma ampla variedade de pinturas coloniais espanholas dos séculos 17 e 18, por meio de obras modernas e contemporâneas, com vendas estimadas em US$ 25 milhões.
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