Resumo:
- Julian Thomson é recém-nomeado diretor de design da Jaguar;
- O Vision GT foi projetado como um carro totalmente elétrico, com tração nas quatro rodas e com o mesmo trem de força elétrico que o carro de corrida Jaguar Formula E;
- Os designer da marca tiveram total liberdade para criar.
A Jaguar lançou seu carro de corrida Vision GT totalmente elétrico nesta semana durante a Rodada de Tóquio do Gran Turismo World Tour. O carro não foi revelado da forma comum, aparecendo no local em forma física. Encenada em conjunto com o Tokyo Motor Show, a Jaguar apresentou seu sensacional Vision GT dentro do game “Gran Turismo”. Sob o olhar de Julian Thomson, recém-nomeado diretor de design da Jaguar, o Vision GT estreou em uma tela de cinema para um coro de “ohs” e “ahs” da plateia, formada muitos campeões de “Gran Turismo”.
A Jaguar agora se une a marcas como Bugatti, Mercedes-Benz, Toyota, BMW, Nissan, McLaren e Honda para projetar um carro especificamente para a franquia “Gran Turismo”. Para comemorar seu 15º aniversário em 2013, o “Gran Turismo” criou o programa Vision GT que desafiava os fabricantes de carros a criarem designs de carros de corrida virtuais para jogos que utilizavam formas alternativas de propulsão e aerodinâmica no design.
“Quando projetamos o Vision GT, nos inspiramos em carros como o D-Type. Esses carros tem como base a beleza. São a união entre arte e engenharia. É o mais avançado no quesito forma que segue função e achamos que realizamos isso no Vision GT”, disse Julian Thomson. Para ser honesto, alguns dos carros Vision GT lançados nos últimos seis anos foram surpreendentes, outros nem tanto. O Jaguar que vemos aqui é um espetáculo definitivo.
Este Vision GT é longo, baixo e muito amplo, com um capuz longo e um convés curto no estilo Jaguar. Ele foi projetado como um carro totalmente elétrico, com tração nas quatro rodas, e, como Thomson diz, inspira-se bastante no conceito D-Type, C X75 e usa o mesmo trem de força elétrico que o carro de corrida Jaguar Formula E. Graças ao seu trem de força 4WD especialmente ajustado, o carro de corrida virtual recebe uma configuração de 3 motores, bombeia 1006 cavalos de potência e 885 lb-ft de torque e corre de zero a 60 mph em 1,9 segundos.
Thomson nos disse que o carro estará disponível para download no “Gran Turismo” no final de novembro, mas eu fui um dos sortudos da mídia a ser convidado a participar de uma corrida Pro-Am Gran Turismo, em parceria com o piloto japonês do Pro Gran Turismo, Tatsuya Sugawara, para comemorar o nascimento deste carro Vision GT no local em que nasceu: uma pista de corrida virtual.
O Jaguar é incrivelmente rápido na saída, acelera para mais de 320 km/h em menos de oito segundos e é incrivelmente silencioso graças a esse trem de força elétrico. Dada a pista fictícia da Tokyo Expressway, nosso circuito virtual foi um desafio, porque alguns de seus cantos podem ser enganosamente nítidos ao se aproximar de 320 km/h.
VEJA TAMBÉM: Conheça o LF-30 Electrified, o carro do futuro da Lexus
Um aspecto do Jaguar VGT que impressionou imensamente foi o pacote aerodinâmico, especificamente os freios pneumáticos ativos, semelhantes aos encontrados no McLaren MP4-12C. Ao virar uma esquina e pisar nos freios, as lâminas de freio são acionadas instantaneamente para ajudar não apenas a desacelerar o carro, mas a estabilizar a extremidade traseira, que de outra forma poderia ficar muito leve e instável. Os freios são prodigiosos ao puxar o carro, que, se fosse construído para o mundo real, pesaria mais de 1.600 kg com motores e baterias. Mas o bônus adicional dos freios a ar garante que você possa deixar a frenagem até muito mais tarde do que se imaginava anteriormente. O carro tem tanta velocidade nos cantos que o motorista deve diminuir o excesso de velocidade antes de dar a volta, caso contrário, o carro subirá.
Largamos em 5º lugar e chegamos a 3º lugar, mas com apenas uma volta para o fim da corrida de cinco voltas, fomos empurrados contra uma parede e terminamos em 6º. Com longas retas no percurso da via expressa de Tóquio, muitas manobras de ultrapassagem ocorreram quando os pilotos usavam extensivamente o desenho.
Chris Shaw, designer de interiores da Jaguar Advanced Design, disse: “Quando você se senta em um D-Type, há todas essas informações o envolvem. Com o Vision GT, eu realmente queria esse efeito dramático de varredura, como os anéis de Saturno em torno de você no cockpit. ”Embora esse sentimento fosse difícil de entender no assento do Gran Turismo, em frente a uma tela de alta definição, ouvi dizer que a Jaguar vai incorporar alguns desses aspectos de design em modelos futuros.
A Jaguar diz que o Vision GT é um verdadeiro “design do céu azul”, o que significa que a equipe não foi limitada por nenhuma restrição de design. Vamos torcer para que algumas dessas ideias também se espalhem pelo mundo real.
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Tenha também a Forbes no Google Notícias