A LVMH anunciou ontem (15) que está convertendo três de suas instalações de fabricação de perfumes, onde normalmente faz fragrâncias para as marcas Christian Dior, Givenchy e Guerlain, em locais de produção de desinfetante para as mãos. As primeiras entregas serão hoje (16), e, até o final da primeira semana, a LVMH espera ter feito 12 toneladas de gel hidroalcoólico. O produto será entregue gratuitamente às autoridades francesas e ao maior sistema hospitalar da Europa.
Com a medida, a empresa, mais do que responder à escassez de álcool gel, se posiciona de maneira responsável, frente a seus consumidores e funcionários. A atitude também justifica manter suas fábricas abertas e seus funcionários trabalhando, tornando a companhia mais objetiva e menos comercial.
VEJA MAIS: Larva misteriosa transforma plástico em álcool
O interessante sobre a mudança da LVMH é a rapidez e a compreensão do que significa luxo agora. O luxo costumava fornecer produtos da mais alta qualidade –agora significa isso e muito mais. Uma verdadeira empresa de luxo precisa suprir as necessidades dos consumidores ao mais alto nível e, ao converter suas fábricas, a LVMH está fazendo exatamente isso. Em qualquer outro momento, não faria sentido. Mas atualmente é apropriado. É um ótimo exemplo de por que eles continuam sendo líderes em luxo.
Não há indicação de que o produto seja para uma de suas marcas; parece não ter nome. Isso é contrário à ideia de que tudo o que é produzido na empresa é um produto de luxo para consumidores sofisticados. É um pensamento altamente flexível.
O que é necessário neste momento é que as marcas olhem além dos lucros que estão perdendo e perguntem o que mais podem fazer para preservar sua posição durante esse período difícil para todos. É isso que a LVMH está fazendo.
O que outras marcas que têm menos recursos do que a LVMH podem fazer? A liderança precisa se perguntar “o que eu tenho que poderia ajudar alguém agora? O que há em falta que eu tenha ou possa obter em abundância?” Essa é claramente a abordagem adotada pela LVMH e agora cabe a todos nós fazer essa pergunta a nós mesmos.
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.