O lento progresso da indústria do entretenimento para investir mais dinheiro em talentos e criadores pretos em Hollywood está custando bilhões à indústria, revelou um relatório da McKinsey & Company divulgado ontem (11).
Estima-se que a indústria de cinema e televisão dos EUA (sem incluir esportes ou reality shows) gere US$ 148 bilhões anuais e poderia aumentar a receita anual em 7% ou cerca de US$ 10 bilhões ao ano, melhorando a representação negra no set e na tela, de acordo com o relatório.
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O interesse do público por narrativas diversificadas está aumentando, concluiu a McKinsey – apenas entre 2017 e 2019, a demanda mais do que dobrou por novos projetos de televisão que apresentavam elencos compostos por pelo menos 40% de minorias raciais e étnicas.
No entanto, os projetos liderados por negros ainda são “subfinanciados e desvalorizados” em Hollywood, de acordo com a McKinsey, apesar do fato de frequentemente obterem retornos maiores do que outros projetos.
Nos filmes, a representatividade reflete aproximadamente a composição demográfica da população dos EUA (13,4% negra), mas o talento preto representa apenas 11% dos papéis principais em filmes e muitas vezes se limita a projetos relacionados à sua raça, que têm menos investimento.
Quanto à televisão, varia muito com base na plataforma: em 2019, 14% dos atores principais em programas a cabo e pouco menos de 12% em programas de transmissão eram negros; atrações com protagonistas pretos em plataformas de streaming representaram menos de 5% da indústria total.
O talento negro na tela também costuma ser limitado aos tipos de papéis disponíveis, a McKinsey descobriu: “Quando [os estúdios] procuram conteúdo negro, eles procuram Wakanda ou pobreza, sem meio-termo”, um criativo executivo disse à empresa de consultoria.
“Apoiar projetos negros. Fazer mais dinheiro. A matemática está bem aí”, disse a produtora de Hollywood LaToya Morgan, que trabalhou em séries de sucesso como “The Walking Dead”, “Parenthood” e “Shameless”.
“Essa é a parte absurda do racismo”, disse Rob Field, fundador do NBI Festival, que celebra a cultura negra. “Você não se importa se está perdendo dinheiro por não apoiar filmes negros. ‘Sim, estamos perdendo dinheiro, mas são apenas dólares pretos’.”
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Em meio ao acerto de contas em todo o país com o racismo após a morte de George Floyd sob custódia policial no ano passado, os principais estúdios de Hollywood foram rápidos em divulgar declarações de solidariedade aos negros. No entanto, críticos dizem que a indústria demorou para fazer mudanças institucionais para beneficiar os criadores da Black Hollywood. Em outubro, o Comitê de Escritores Negros do Sindicato dos Roteiristas dos EUA no Oeste divulgou uma carta aberta pedindo um apoio mais substancial dos pesos pesados do setor. “Nós desafiamos vocês, os executivos de elite que aprovaram essas declarações, a começar a instituir uma mudança sistêmica real”, escreveram. “Você não conseguirá sobreviver sem a inclusão radical de roteiristas e artistas negros em seus sets e estúdios.”
A falta de representatividade de Hollywood ganhou destaque nos últimos anos. Em 2015, a hashtag #OscarsSoWhite se tornou viral online depois que o Oscar deu todas as 20 indicações de melhor atuação para atores brancos – o que se repetiu no ano seguinte. A Academia prometeu aumentar a diversidade de seus membros que votam nos vencedores do Oscar após o tumulto. O estudo da McKinsey se baseou em relatórios anteriores da empresa de consultoria sobre as experiências de pretos trabalhando nos EUA e foi parcialmente baseado em contribuições de membros do Coletivo BlackLight, formado por trabalhadores negros de cinema e televisão.
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