Pablo Picasso estava apaixonado por Marie-Thérèse Walter quando seus olhares cruzaram perto da Galeries Lafayette, em 1927. Cinco anos depois, ele pintou seu corpo nu em repouso, uma mão segurando sua cabeça, a outra emoldurando seu peito redondo e atrevido. A figura nua adormecida contra um fundo vibrante azul, verde e vermelho tornou-se o protótipo de uma série de cerca de dez pinturas criadas entre março e agosto de 1932.
Espera-se que “Femme nue couchée au collier (Marie-Thérèse)” de 18 de junho de 1932 alcance entre £ 9 milhões e £ 15 milhões (US$ 12,4 milhões e US$ 20,7 milhões), quando liderar a edição do leilão Christie’s 20th Century Art Evening Sale, em 23 de março, em Londres.
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A deslumbrante obra junta-se a “Femme assise dans un fauteuil noir (Jacqueline)” (1962), que deve ser vendida por valor entre £ 6 milhões e £ 9 milhões (US$ 8,3 milhões e US$ 12,4 milhões), como outro destaque do leilão. O retrato da esposa de Picasso marca outro ponto estilístico significativo na carreira arrebatadora do artista.
Ao contrário de sua amante adormecida, cuja pose foi capturada sem ela saber, Jacqueline Picasso senta-se ereta, totalmente vestida, com os braços apoiados em uma poltrona, olhando diretamente para o espectador.
“Os dois retratos são os principais destaques da nossa próxima temporada e representam dois períodos muito distintos da obra de Picasso. A vitalidade de Marie-Thérèse é capturada na composição íntima ‘Femme nue couchée au collier (Marie-Thérèse)’, criada em 1932, um ano que é amplamente considerado como um dos momentos mais icônicos de sua carreira. Trinta anos depois, Picasso retratou sua última musa, Jacqueline, em ‘Femme assise dans un fauteuil noir (Jacqueline)’”, explica Keith Gill, codiretor de vendas da Christie’s. “Vistas juntas, as pinturas também definem momentos inspiradores autobiograficamente. Elas representam duas mulheres muito diferentes cuja influência moldou a produção artística de Picasso e definiu épocas estilísticas.”
A inspiração de Marie-Thérèse como amante e musa é indispensável para apreciar o impacto da obra de Picasso em 1932. Abraçando um estilo descarado nascido de sua paixão por sua amante voluptuosa, suas pinturas refletiam a magnitude e a ferocidade de seu relacionamento, repletas de afeição harmoniosa e ilimitada .
O quadro “Femme nue couchée au collier” de 100 centímetros quadrados foi vendido pela última vez na Christie’s, em Nova York, por US$ 11,1 milhões, após estimativas avaliadas entre US$ 8 milhões e US$ 12 milhões.
As pinturas desta famosa série de obras estão no Centre Pompidou e no Musée Picasso, em Paris, e no Metropolitan Museum of Art de Nova York.
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Um retrato totalmente diferente de Marie-Thérèse de 1937, que mostra a musa alerta e elegantemente vestida, é parte de uma coleção particular há mais de três décadas e será oferecido no Bonhams, em Nova York, em 13 de maio. “Femme au béret mauve” estará em exibição pela primeira vez em cerca de 30 anos em São Francisco, Los Angeles, Paris e Hong Kong, antes do leilão que pode vender a obra por valores estimados entre US$ 10 milhões e US$ 15 milhões.
Picasso manteve casos simultâneos com Marie-Thérèse e a fotógrafa, pintora e poetisa francesa Dora Maar. Picasso e Marie-Thérèse se tornaram amantes quando ela tinha dezessete anos e ele 45 e ainda estava com sua primeira esposa, Olga Khokhlova, uma bailarina ucraniana de ascendência nobre, com quem ficou casado entre 1918 e 1955. Ele foi casado com Jacqueline Roque de 1961 até sua morte em 1973, período em que criou mais de 400 retratos dela, mais do que qualquer outro tema.
A tela “Femme au béret mauve” foi pintada em Le Tremblay-sur-Mauldre (França) um ano após o início da Guerra Civil Espanhola, o mesmo período que deu início a sua obra-prima “Guernica” e ao retrato “Dora Maar” presente na coleção do Tate Modern, em Londres .
Em 23 de março, também estarão disponíveis na Christie’s obras-primas de Jean Dubuffet, Fernand Léger, Max Ernst, Jean Fautrier, Joan Miró e Alexander Calder, de uma coleção privada francesa. A venda apresentará uma grande variedade de artistas, incluindo Josef Albers, um artista alemão-americano mais conhecido por suas icônicas pinturas quadradas coloridas, o pintor alemão-britânico Frank Auerbach, o pintor e escultor alemão Anselm Kiefer, Bridget Riley, uma pintora residente em Londres considerada por suas pinturas op-art e Gerhard Richter.
O Art of the Surreal Evening Sale, liderado pela obra-prima de René Magritte, “Le mois des vendanges” (1959), seguirá imediatamente a licitação do século 20.
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