Os drinques sem álcool, chamados de “mocktails”, estão passando por uma onda de popularização após o início da pandemia de coronavírus. Isso acontece porque, com o aumento do consumo de bebida alcoólica nesse período, surgiu a preocupação sobre o excesso e sua consequência para a saúde. Segundo dados da Ideal Consulting, empresa especializada no mercado alimentício, o consumo de vinho no Brasil cresceu, no último ano, 72% em relação a 2019. Bebidas alcoólicas, no geral, tiveram aumento de 40% em 2020.
“O álcool está associado a calorias e, em excesso, a vícios e outros males. Os ‘mocktails’ são uma alternativa para quem não pode ou não quer beber, mas deseja criar um clima de confraternização dentro de casa”, diz Talita Simões, mixologista e embaixadora da Diageo Brasil. Em sua visão, o isolamento social aumentou o estresse ao afastar as pessoas do convívio social. Sendo assim, o ritual de criar o seu próprio drinque tomou o lugar dos encontros de final de semana, tornando-se ferramenta de bem-estar.
LEIA TAMBÉM: Os 10 melhores gins nacionais segundo especialistas
“Ninguém deve se privar de momentos de relaxamento e descontração”, conclui Talita. E é por isso que os drinques sem álcool ganham tanto destaque: são saborosos e divertidos, porém, saudáveis. “Com a busca pelo relaxamento, surgiu a preocupação com a saúde. Temos visto uma mudança de hábitos focada no consumo consciente.”
Néli Pereira, mixologista e especialista em brasilidades, acredita que essa nova inquietação seja essencial para o bem-estar na pandemia. “Muita gente não reconhece o próprio consumo, então, repensar é muito importante. Sou uma ativista da causa”, destaca ela, que acredita no sabor como o ponto mais importante ao apreciar uma bebida. “Na coquetelaria, trabalhamos com a busca pelo sabor. Dessa forma, alcoólico ou não, pouco importa.”
E é exatamente essa atenção pelo sabor que difere os “mocktails” de sucos, por exemplo – uma comparação histórica quando se trata de pouco teor alcoólico – “Suco é feito de fruta batida com água. ‘Mocktails’ se destacam por uma combinação de sabores com aroma, textura, paladar e visual”, explica Benício Calaça, bartender e proprietário do Zimbro Bar, em Goiânia. Para ele, já está mais do que claro que um drinque pode ser delicioso mesmo sem a presença do álcool.
“Há um cuidado na criação e na apresentação dessas bebidas. Criatividade e técnicas como infusão, fermentação e carbonatação também são utilizadas para composição de sabores”, completa Talita. A lista de “mocktails” favoritos dos especialistas é o maior exemplo dessa originalidade da categoria: lavanda, mel, pitaya, flor de hibisco e até pimenta malagueta são alguns dos ingredientes explorados por eles.
A Forbes entrou em contato com quatro profissionais de coquetelaria e mixologia – Talita Simões, Néli Pereira, Benício Calaça e Tai Barbin, bartender e sócio fundador do bar carioca Liz Cocktails & Co – que compartilharam receitas de coquetéis sem álcool para tomar sem medo em qualquer dia e horário.
Confira, na galeria abaixo, cinco receitas de “mocktails” que nasceram da mente criativa de especialistas:
-
Kirah Van Der Lemon Pitaya Soda – Benício Calaça
Ingredientes:
30 ml de polpa de pitaya fresca
20 ml de xarope de tangerina (industrializado)
20 ml de shrub de mel
150 ml de água com gás
1 ramo de hortelãPara o shrub de mel:
100 g de mel silvestre
35 ml de vinagre de maçã
Misturar os ingredientes até a homogeneização dos líquidos.Modo de preparo da pitaya soda:
Em um copo alto, colocar a polpa de pitaya, o shrub de mel e o xarope de tangerina. Adicionar gelo e misturar estes ingredientes para promover uma prévia diluição dos líquidos mais densos. Adicionar água com gás e mexer suavemente para não perder as bolhas. Finalizar com um ramo de hortelã.
-
Divulgação Lavanda a Alma – Néli Pereira
Ingredientes:
6 folhas de hortelã
25 ml de suco de limão siciliano
50 ml de xarope de lavanda
60 ml de água com gás ou club sodaPara o xarope de lavanda:
15 g de lavanda seca ou 25 g de lavanda fresca comestível
250 ml de água
250 g de açúcar cristal orgânicoLevar ao fogo a lavanda e a água até ferver. Tampar e infusionar por dez minutos. Coar e acrescentar o açúcar. Voltar ao fogo até o açúcar derreter e ficar em ponto de calda, não deixar ferver. Esfriar e utilizar no preparo de coquetéis. Validade: 30 dias na geladeira.
Modo de preparo:
Colocar em um copo alto todos os ingredientes, menos a água com gás. Macerar e completar com gelo triturado. Misturar levemente com a bailarina e completar com água com gás ou club soda. Decorar com folhas de hortelã ou flores de lavanda.
-
Divulgação Rouge Tonic – Talita Simões
Ingredientes:
500 ml de água quente
20 unidades de flor de hibiscos
60 ml de tônica
1 rodela de limão siciliano
Folhas de hortelã a gostoModo de preparo:
Faça um chá de hibiscos e deixe gelar (500 ml de água quente e 20 unidades de flor de hibiscos, deixe infusionar durante sete minutos, coe e deixe na geladeira). Em uma taça de vinho, coloque 150 ml desse chá, bastante gelo e complete com tônica. Adicione uma rodela de limão siciliano e folhas de hortelã.
-
Rodrigo Azevedo Spice Me Up 2.0 – Tai Barbin
Ingredientes:
1/4 de pimenta malagueta
6 folhas de manjericão
10 ml vinagre de maçã
20 ml limão tahiti
15 ml xarope de açúcar
100 ml ginger beer
1 dash de Angostura BittersModo de preparo:
Bater todos os ingredientes – menos o ginger beer – em uma coquetelaria. Coar em um copo longo com gelo e finalizar com o ginger beer.
-
Anúncio publicitário -
Divulgação Com Fé – Néli Pereira
Ingredientes:
40 ml de café coado
20 ml de limão tahiti
½ colher chá guaraná em pó
15 ml de xarope de açúcarModo de preparo:
Bata todos os ingredientes em uma coqueteleira e sirva em copo baixo com gelo. Se quiser, decore com uma rodela de limão ou grão de café.
Pitaya Soda – Benício Calaça
Ingredientes:
30 ml de polpa de pitaya fresca
20 ml de xarope de tangerina (industrializado)
20 ml de shrub de mel
150 ml de água com gás
1 ramo de hortelã
Para o shrub de mel:
100 g de mel silvestre
35 ml de vinagre de maçã
Misturar os ingredientes até a homogeneização dos líquidos.
Modo de preparo da pitaya soda:
Em um copo alto, colocar a polpa de pitaya, o shrub de mel e o xarope de tangerina. Adicionar gelo e misturar estes ingredientes para promover uma prévia diluição dos líquidos mais densos. Adicionar água com gás e mexer suavemente para não perder as bolhas. Finalizar com um ramo de hortelã.
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.