No passado, havia um senso comum sobre a preocupação com a estética, mais comum entre o público feminino. Contudo, esse comportamento hoje já não é mais exclusividade das mulheres. Nos últimos anos, os homens tornaram-se mais exigentes com sua aparência e saíram em busca de estilos que expressem suas identidades. Por causa dessa demanda, as barbearias reconquistaram sua popularidade. Além de oferecer novos serviços, elas mesclam o estilo vintage das técnicas, como o uso de navalhas e toalhas quentes, e do ambiente com as novas tendências do setor.
De acordo com um levantamento do Euromonitor, o consumo no mercado brasileiro de beleza masculina cresceu 70% entre 2012 e 2017, movimentando R$ 19,8 bilhões no período. Seguindo esse ritmo, o Brasil chegará a R$ 26 bilhões em 2021, ultrapassando os Estados Unidos como líder global no segmento. Outra prova de que a timidez dos homens ao procurar por tratamentos de beleza ficou para trás é uma pesquisa realizada pela ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), que revela que 83% dos entrevistados acreditam que já se foi o tempo em que só as mulheres se preocupavam com sua aparência. Outros 54% deles revelaram que já frequentam regularmente salões de beleza e barbearias sem o menor receio.
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Para Daniel Campello, proprietário da D.O.C. Barbearia, em São Paulo, grande parte dessa demanda por serviços de beleza oferecidos pelas barbearias é endereçada por homens cada vez mais antenados quando o assunto é aparência, e que isso não se trata apenas de pura vaidade, mas de bem-estar. “A vaidade masculina deixou de ser um estigma há muito tempo. A cada ano que passa, os homens procuram por novos procedimentos estéticos, pois estão cuidando mais de si mesmos”, afirma.
NOVOS CONCEITOS DE BARBEARIA
Com essa mudança de comportamento, muitos homens, sobretudo os mais jovens, querem se embelezar no melhor estilo vintage, tanto em relação à decoração do ambiente quanto aos serviços. E, diante disso, diversas barbearias, segundo Campello, foram incentivadas a mudar de roupagem. “A barbearia tradicional teve que se adaptar às novas necessidades do seu público, assim como suas expectativas e afinidades culturais. E essas mudanças ocorrem de maneira intensa e profunda, desde o espaço físico até o atendimento ao cliente. Com essas novidades, as pessoas se sentem mais atraídas pelo estabelecimento e por tudo que ele oferece”, diz.
Com o incremento do setor, novos cuidados estéticos começaram a ser oferecidos para esse público, explica Fernanda Dib, sócia-proprietária da rede Garagem Barbearia. “Diversos estabelecimentos passaram a oferecer muito mais do que serviços de corte e barba. Os clientes podem recorrer a outros tratamentos de estética facial e corporal, manicure, massagem anti-stress e reflexologia e drenagem linfática, por exemplo, para atender as expectativas ligadas à aparência e bem-estar”, pontua. “As barbearias agora têm como conceito dispor de um espaço completo de beleza para o público masculino.”
As novas barbearias também procuram conquistar a fidelidade de seus clientes por meio de opções de entretenimento durante o atendimento. Em muitos estabelecimentos, os clientes podem aguardar apreciando uma carta de drinques ou se divertindo com jogos eletrônicos e outras atividades de lazer. “Estas estratégias para tornar as barbearias mais atraentes têm feito grande diferença no setor, principalmente para que ele saia do óbvio. No caso do Garagem, os clientes ganham uma cerveja premium por cada serviço feito. Em algumas de nossas unidades temos um espaço exclusivo com sala de jogos e área de espera com serviços de bar e café”, diz Fernanda.
Já Daniel Campello diz que, na D.O.C., o ambiente foi reformulado para levar uma experiência aprazível para os clientes. “Ao longo da espera e do atendimento, eles podem curtir playlists de jazz e rock clássico. E isso cria uma sensação de conforto e acolhimento, além de uma relação de amizade e confiança com os funcionários.”
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Por outro lado, essas mudanças de perfil estão transformando as barbearias em ambientes plurais, não apenas no aspecto cultural, mas também no direcionamento do negócio para diversos gêneros, a fim de que estes espaços contemplem outros grupos. “Nascemos como uma barbearia tradicional voltada ao público masculino. Mas, nos últimos anos, criamos serviços pensados também para as mulheres e para o público LGBTQIA+. A maioria dos representantes desses grupos nos procura para fazer tatuagens ou cortar o cabelo. Mesmo assim, percebemos o quanto eles se sentem acolhidos aqui”, explica o empreendedor.
Confira, na galeria abaixo, 6 das barbearias mais sofisticadas de São Paulo:
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Divulgação Barbearia Corleone
Inspirada nas antigas barbearias de Nova York típicas de filmes da máfia das décadas de 1940 a 1960, especialmente “O Poderoso Chefão”, a rede Barbearia Corleone traz o estilo mainstream das barbearias, no qual os homens se encontravam para fazer a barba à navalha e cortar o cabelo enquanto fumavam seus charutos, bebiam e conversavam. Além de toalhas quentes e massagem facial, os clientes podem degustar uma cerveja no bar da própria barbearia, que conta com um cardápio com mais de 450 rótulos da bebida. E a maioria dos estabelecimentos da Corleone oferecem também restaurante. Atualmente, a rede possui diversas unidades pela cidade de São Paulo, como Itaim Bibi, Vila Olímpia, Morumbi e Jardins. O corte de cabelo custa R$ 120 e a barba R$ 70.
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Divulgação Estúdio Becca
Localizado no bairro de Higienópolis, o Estúdio Becca oferece um ambiente sofisticado para homens modernos, que prezam pelo bem-estar. Conta com profissionais especializados no corte de cabelo masculino e com amplo domínio das mais variadas técnicas de barbear e atualizados com as tendências de diversos estilos. O espaço dispõe de bar com cervejas do mundo inteiro, carta de uísques e outros tipos de drinques, além de um spa que oferece serviços relaxantes como massagens, banhos de ofurô, limpeza de pele e outros tratamentos estéticos. Os serviços clássicos de cabelo e barba saem por .R$ 140 e R$ 70, respectivamente.
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Divulgação Garagem Barbearia & Estética
Fundado em 2001, o Garagem é uma das principais barbearias referências em estética masculina no Brasil. Oferece desde os tradicionais barba e cabelo até os serviços diferenciados que vem atraindo cada vez mais o interesse do público masculino, como depilação, manicure com hidratação, drenagem linfática, massagem de shiatsu, renovação celular e muitos outros tratamentos que proporcionam bem-estar. Atualmente, a rede possui espaços em diversos pontos da capital paulista, como Moema, Itaim Bibi, Tatuapé, Perdizes, Morumbi e Vila Mariana. Os serviços mais tradicionais como corte de cabelo e barba saem por R$ 90 e R$ 55, respectivamente.
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Divulgação D.O.C. Barbearia
Localizada em Pinheiros, a D.O.C. Barbearia une o estilo clássico das barbearias com uma atmosfera mais descontraída. Além de atrair um público preocupado com a estética e o bem-estar, o estabelecimento seduz os ciclistas e os amantes de modais alternativos por contar com infraestrutura para acomodar bicicletas e scooters elétricas. O espaço oferece não apenas os tradicionais serviços de corte de cabelo, barba e bigodes personalizados, como também tatuagens. O estabelecimento atende tanto homens quanto mulheres e é pet friendly. O corte de cabelo sai por R$ 60 e a barba por R$ 50.
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Divulgação Casa Murdock
Localizada em Moema, a Casa Murdock destaca-se por oferecer aos clientes um ambiente charmoso que une os tradicionais serviços de barbearia (cabelo e barba) com um lounge refinado com drinques, vinhos e petiscos. Também possui uma tabacaria completa com diversas marcas, e é um dos principais clubes de charutos da região. Os cortes de cabelo saem por R$ 100 e a barba por R$ 60.
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Divulgação O Santo Barbearia
Fundada em 2016, a barbearia O Santo tem unidades localizadas nos pontos mais charmosos de Pinheiros e Vila Nova Conceição. Com decoração baseada nas barbearias originais dos anos de 1930 e 1950, oferece um ambiente descontraído, onde os clientes também podem apreciar uma cerveja gelada ao som do rock’n’roll. O estabelecimento oferece cortes no estilo americano, do clássico ao contemporâneo. O serviço de cabelo sai por R$ 65 e barba por R$ 60.
Barbearia Corleone
Inspirada nas antigas barbearias de Nova York típicas de filmes da máfia das décadas de 1940 a 1960, especialmente “O Poderoso Chefão”, a rede Barbearia Corleone traz o estilo mainstream das barbearias, no qual os homens se encontravam para fazer a barba à navalha e cortar o cabelo enquanto fumavam seus charutos, bebiam e conversavam. Além de toalhas quentes e massagem facial, os clientes podem degustar uma cerveja no bar da própria barbearia, que conta com um cardápio com mais de 450 rótulos da bebida. E a maioria dos estabelecimentos da Corleone oferecem também restaurante. Atualmente, a rede possui diversas unidades pela cidade de São Paulo, como Itaim Bibi, Vila Olímpia, Morumbi e Jardins. O corte de cabelo custa R$ 120 e a barba R$ 70.
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