Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / ForbesLife / A aposta na gastronomia sustentável do chef Raphael Vieira, do 31 Restaurante

A aposta na gastronomia sustentável do chef Raphael Vieira, do 31 Restaurante

Chef de 27 anos, busca trabalhar com alimentos de produção local e tem focado em menus sem carne

Forbes Taste, por Juliana Ventura
16/07/2021 Atualizado há 4 anos

Acessibilidade

Divulgação
Divulgação

Raphael Vieira [foto] busca trabalhar com alimentos de produção local e tem focado em menus sem carne

A série de pequenas porções que compõem o menu degustação do Restaurante 31 são bonitas até nos recipientes de delivery. A casa, localizada na região central de São Paulo, agora parou com as entregas em domicílio (necessárias no auge da pandemia) para se concentrar novamente no diminuto salão de 32 lugares, onde o comensal pode aproveitar os pratos elegantes e minimalistas em belas louças e cerâmicas.

Atualmente, o restaurante serve pratos vegetarianos, mas Raphael Vieira, 27 anos, chef que comanda as panelas do 31, não quer o rótulo. “Estamos vegetarianos, mas não quero fechar as portas para um bom produto”, explica. Ele diz que tem preferido os vegetais, pois a validade de produtos de origem animal é menor. “Sei que tenho uma barreira a quebrar com os clientes, mas o vegetal pode ser mais explorado. E as pessoas se surpreendem quando há abertura de provar o novo”, diz.

LEIA MAIS: Forbes Under 30 Tuca Mezzomo abre restaurante Naia, com o bartender Jean Ponce

Divulgação
Divulgação

Vegetariano – mas sem rótulos – o Restaurante 31 agora entrega por delivery

Vieira, que foi estagiário dos estrelados Maní (de Helena Rizzo) e D.O.M (de Alex Atala), além de ter trabalhado no Balaio (de Rodrigo Oliveira), entre outros, viajou para a Europa para estudar e construir a ideia do que queria. Voltou ao Brasil e, ao lado de “pessoas de muita confiança” abriu o 31, no finzinho de 2020, com o objetivo de servir uma comida com propósito.

“Trabalho com orgânicos, com ingredientes sazonais e procuro dar preferência a produtos locais. Os cogumelos selvagens são do Sul, mas é um produto sensacional”, conta ele que está em contato com produtores de agroflorestas para tentar trazer esse ingrediente mais para perto de sua cozinha. Ele ainda toca o Projeto Içá, de pesquisa de fornecedores, cujo principal objetivo segundo o site do restaurante é “explorar as possibilidades de aproveitamento total dos ingredientes – por meio de fermentação, maturação, secagem e liofilização, por exemplo”.

Para chegar aos pratos – o menu de 13 tempos sai por R$ 120 -, Vieira conta que faz testes o tempo todo. “Pareço criança em loja de brinquedo”, fala. O laboratório gastronômico nos presenteia com boas surpresas, caso do rabanete, kouso de beterraba e coalhada da casa; o cogumelo, malte e glace de cebola; e a sobremesa de fruta murcha, merengue avinagrado e favo de mel.

Veja na galeria a seguir outros destaques do mundo gastronômico:

  • Johnny Rockets compra Cuor di Crema e Boulangerie Carioca
 
Duas redes de alimentação foram compradas pelo máster-franqueado do Johnny Rockets no Brasil, Antônio Augusto de Souza. Compondo o recém-criado grupo Antaris Franchising, as novidades da vez são a gelateria Cuor di Crema, com 21 unidades, e a Boulangerie Carioca, com quatro. As novas lojas serão abertas a partir de novembro, em São Paulo e no Rio de Janeiro. 
 
As aquisições - que não tiveram o valor revelado - fazem parte de um plano de expansão que deve abrigar ainda outros negócios do segmento, como pizzarias e cafés. Já a seleção de candidatos à franquia  deve iniciar este mês. Com isso, o empresário espera estruturar e reposicionar as marcas até agosto, criando fôlego para os novos projetos.  “Acreditamos em uma forte retomada no segundo semestre, com um mercado bem melhor que em 2018 e 2019. Estamos apostando nesse “boom” do pós-pandemia”, afirma Souza.
    Gladstone Campos

    Johnny Rockets compra Cuor di Crema e Boulangerie Carioca

    Duas redes de alimentação foram compradas pelo máster-franqueado do Johnny Rockets no Brasil, Antônio Augusto de Souza. Compondo o recém-criado grupo Antaris Franchising, as novidades da vez são a gelateria Cuor di Crema, com 21 unidades, e a Boulangerie Carioca, com quatro. As novas lojas serão abertas a partir de novembro, em São Paulo e no Rio de Janeiro.

    As aquisições – que não tiveram o valor revelado – fazem parte de um plano de expansão que deve abrigar ainda outros negócios do segmento, como pizzarias e cafés. Já a seleção de candidatos à franquia deve iniciar este mês. Com isso, o empresário espera estruturar e reposicionar as marcas até agosto, criando fôlego para os novos projetos. “Acreditamos em uma forte retomada no segundo semestre, com um mercado bem melhor que em 2018 e 2019. Estamos apostando nesse “boom” do pós-pandemia”, afirma Souza.

  • Marca lança primeira linha de pizzas napolitanas ultracongeladas

Quem nunca cedeu à praticidade das pizzas congeladas que atire a primeira pedra. Mas essa experiência pode ganhar um tempero diferente com a chegada da linha de pizzas napolitanas ultracongeladas da Sottozero. A marca traz ingredientes diretamente de Nápoles, na Itália, para garantir que os sabores sejam os mais fiéis possíveis aos originais.  Uma vez no forno caseiro, o prato leva quatro minutos para ficar pronto. Entre as opções de sabores estão a clássica margherita, além de calabresa, funghi e a ortolana vegana, opção sem derivados de carne e glúten free.
    Divulgação

    Marca lança primeira linha de pizzas napolitanas ultracongeladas

    Quem nunca cedeu à praticidade das pizzas congeladas que atire a primeira pedra. Mas essa experiência pode ganhar um tempero diferente com a chegada da linha de pizzas napolitanas ultracongeladas da Sottozero. A marca traz ingredientes diretamente de Nápoles, na Itália, para garantir que os sabores sejam os mais fiéis possíveis aos originais. Uma vez no forno caseiro, o prato leva quatro minutos para ficar pronto. Entre as opções de sabores estão a clássica margherita, além de calabresa, funghi e a ortolana vegana, opção sem derivados de carne e glúten free.

  • World Class Competition anuncia James Grant como o melhor bartender do mundo

O canadense James Grant foi o grande vencedor da 12ª edição do World Class Competition, o maior campeonato de coquetelaria do mundo. O evento aconteceu entre os dias 4 a 8 de julho, em Madri, na Espanha, e teve a participação de outros 49 competidores. Eleito o melhor bartender do planeta, Grant obteve sucesso nos cinco desafios propostos pelas marcas Johnnie Walker, Tanqueray N° Ten, Ketel One, Don Julio, The Singleton e Talisker. Como prêmio da noite, além de ser coroado o Bartender do Ano 2021, Grant viajará o mundo representando Diageo Reserve e participando de eventos culturais. "Todos os bartenders foram incríveis e ser escolhido o vencedor deste ano, depois do ano que todos nós tivemos é inacreditável. Quando comecei minha jornada como bartender, nunca pensei que chegaria até aqui”, declarou o vencedor.
    Divulgação

    World Class Competition anuncia James Grant como o melhor bartender do mundo

    O canadense James Grant foi o grande vencedor da 12ª edição do World Class Competition, o maior campeonato de coquetelaria do mundo. O evento aconteceu entre os dias 4 a 8 de julho, em Madri, na Espanha, e teve a participação de outros 49 competidores. Eleito o melhor bartender do planeta, Grant obteve sucesso nos cinco desafios propostos pelas marcas Johnnie Walker, Tanqueray N° Ten, Ketel One, Don Julio, The Singleton e Talisker. Como prêmio da noite, além de ser coroado o Bartender do Ano 2021, Grant viajará o mundo representando Diageo Reserve e participando de eventos culturais. “Todos os bartenders foram incríveis e ser escolhido o vencedor deste ano, depois do ano que todos nós tivemos é inacreditável. Quando comecei minha jornada como bartender, nunca pensei que chegaria até aqui”, declarou o vencedor.

  • Segunda edição do “Support Restaurants” incentiva pequenos gestos em prol da comunidade gastronômica

Pequenos gestos do dia a dia como a publicação de uma foto ou uma sugestão de um amigo já são capazes de fazer a diferença para bares e restaurantes. Essa é a proposta da 
segunda edição da campanha “Support Restaurants”, uma iniciativa global criada em 2020 com o objetivo de apoiar a comunidade gastronômica durante o fechamento dos salões. Apoiada pela marca de águas San Pellegrino, a ação vai até o dia 25 de julho e contará, no Brasil, com dez restaurantes participantes, incluindo A Casa do Porco, Banzeiro, Evvai, Evvit.a, Maní, Nelita, Lasa, Manu, Roccia e Origem. Para a marca,  além de contribuir com a retomada das visitas, o movimento irá ajudar na divulgação do trabalho de chefs, bartenders e garçons.
    Divulgação

    Segunda edição do “Support Restaurants” incentiva pequenos gestos em prol da comunidade gastronômica

    Pequenos gestos do dia a dia como a publicação de uma foto ou uma sugestão de um amigo já são capazes de fazer a diferença para bares e restaurantes. Essa é a proposta da
    segunda edição da campanha “Support Restaurants”, uma iniciativa global criada em 2020 com o objetivo de apoiar a comunidade gastronômica durante o fechamento dos salões. Apoiada pela marca de águas San Pellegrino, a ação vai até o dia 25 de julho e contará, no Brasil, com dez restaurantes participantes, incluindo A Casa do Porco, Banzeiro, Evvai, Evvit.a, Maní, Nelita, Lasa, Manu, Roccia e Origem. Para a marca, além de contribuir com a retomada das visitas, o movimento irá ajudar na divulgação do trabalho de chefs, bartenders e garçons.

    Gladstone Campos

    Johnny Rockets compra Cuor di Crema e Boulangerie Carioca

    Duas redes de alimentação foram compradas pelo máster-franqueado do Johnny Rockets no Brasil, Antônio Augusto de Souza. Compondo o recém-criado grupo Antaris Franchising, as novidades da vez são a gelateria Cuor di Crema, com 21 unidades, e a Boulangerie Carioca, com quatro. As novas lojas serão abertas a partir de novembro, em São Paulo e no Rio de Janeiro.

    As aquisições – que não tiveram o valor revelado – fazem parte de um plano de expansão que deve abrigar ainda outros negócios do segmento, como pizzarias e cafés. Já a seleção de candidatos à franquia deve iniciar este mês. Com isso, o empresário espera estruturar e reposicionar as marcas até agosto, criando fôlego para os novos projetos. “Acreditamos em uma forte retomada no segundo semestre, com um mercado bem melhor que em 2018 e 2019. Estamos apostando nesse “boom” do pós-pandemia”, afirma Souza.

    Colaborou Maria Laura Saraiva


    Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

    Facebook
    Twitter
    Instagram
    YouTube
    LinkedIn

    Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

    Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

    Tenha também a Forbes no Google Notícias.

     

     

    Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

    Tópicos

    • FORBES
    • Forbes Taste
    • ForbesTaste
    • gastronomia
    • Juliana Ventura
    • Life

    As mais lidas agora

    • Conclave para a escolha do novo papa
      Forbes Agro

      Cardápio do Conclave: do Que se Alimentam os Cardeais Que Escolherão o Novo Papa

    • forbes bill gates bilionarios
      Carreira

      Bilionários sem Diploma: 15 Nomes da Lista Forbes que Fizeram Fortuna sem Ensino Superior

    • Forbes Agro

      Pés de Galinha: Tarifas de Trump Travam Comércio de uma Iguaria para a China

    • Logo da Copa do Mundo de 2026 na Times Square (NY): temor com restrições a imigrantes (Foto: Reuters)
      Forbes Money

      Gol Contra: Medidas de Trump Podem Afetar Público da Copa do Mundo 2026

    Últimas Notícias

    • Forbes Brasil - Pré-mercado

      Pré-mercado: Euforia com Trégua Comercial de 90 Dias entre China e EUA

    • Trégua na guerra comercial entre China e EUA

      EUA e China Anunciam Acordo para Reduzir Tarifas por 90 Dias

    • Erva-mate Regenerativa de Brasil, Paraguai a Argentina Abastece Mercado nos EUA

    • Executivo do WeWork, Claudio Hidalgo

      1 Ano após a Recuperação Judicial, WeWork Afirma Ter Operação Lucrativa no Brasil

    • Executiva Leva Olhar Brasileiro para a Área Global de Criação da Heineken, em Amsterdã

    • Números para Entender o Fenômeno GTA 6; Maior Trailer de Game de Todos os Tempos

    Membros Forbes Brasil
    Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
    Seja um assinante→

    Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes

    Seja um assinante →
    logo Forbes
       — @forbesbr
      — @forbesbr
      — @forbesbr
      — yt/forbesbr
      — forbes brasil
    Forbes Br.
    + Sobre nós
    + Forbes Store
    + Revista digital
    + Anuncie
    + Contato
    Links úteis
    + Política de Privacidade
    + Newsletter
    logo Terra
    Cotações por TradingView

    © Forbes 2025. Todos os direitos reservados.