Há mais de 150 anos, o Brasil vem conquistando todos os pódios na produção e consumo de café. Maior exportador do mundo, conta com um mercado lucrativo e promissor. Foi nesse cenário que a marca de produtos de origem natural A Tal da Castanha decidiu explorar uma categoria curiosa de cafés: os biônicos.
Também conhecidos como cafés funcionais, eles prometem entregar mais energia, maior desempenho em atividades físicas e melhor produtividade no dia a dia, além de estimular o foco e a clareza mental, acelerar o metabolismo e diminuir a sonolência e a fadiga. “Esse mercado já é uma tendência forte no exterior há um bom tempo. Estávamos de olho, mas foi só no ano passado que a categoria começou a ser falada aqui no Brasil”, diz Felipe Carvalho, um dos fundadores da marca, que tem como sócio o irmão Rodrigo.
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Ambos acreditam que a popularização do produto seja um entre os tantos efeitos colaterais da pandemia. Com uma maior preocupação pela saúde, os consumidores começaram a buscar por exercícios físicos e mais nutrientes. Isso, claro, impactou o mercado de suplementos, onde o café funcional se enquadra. “No final, o consumidor que está procurando o suplemento está pagando pelo nutriente. Ele quer aquele benefício, então esse é um dos nossos pilares: os melhores ingredientes para os melhores efeitos”, explica Felipe.
No caso do UltraCoffee, o primeiro produto da linha de suplementos Plant Power Superfoods, os ingredientes – e o sabor, claro -, são os grandes diferenciais, segundo os empreendedores. “Nosso produto tem uma dose maior de cafeína do que a dos produtos encontrados no mercado. A média, geralmente, é de 40 a 80 miligramas por dose. Nós entregamos 100 miligramas por dose”, conta o fundador. “Essa quantidade foi indicada por nossos nutrólogos para que todo o potencial do produto seja alcançado.”
Além disso, o TCM (Triglicerídeos de Cadeia Média, em português) – uma espécie de combustível natural para o cérebro encontrado em alimentos como abacate, castanhas, azeite de oliva, açaí e, especialmente, no coco e seus derivados – utilizado pela marca é o C8 + C10, considerado o mais indicado para uma alta absorção do organismo e o aumento do rendimento mental e físico. “Temos uma performance melhor do que o TCM de cadeia ampla. Esse é um outro diferencial”, completa Felipe. A oferta de vitaminas do complexo B também ajudam o combo, aumentando o desempenho da função cognitiva.
Para provar que a novidade é capaz até de atender as necessidades de grandes atletas, a companhia fez uma parceria com o surfista Gabriel Medina. “Estamos ansiosos para lançar nosso produto e anunciá-lo como embaixador. O café tem absorção rápida e é um ótimo combustível para exercícios físicos”, explica Rodrigo. Já Felipe comenta que espera ter a figura do atleta ligada à empresa por muito tempo. “Não poderíamos começar tão bem.”
No processo de desenvolvimento, que durou cerca de de oito meses, os fundadores também se empenharam em testes e degustações para que o sabor pretendido fosse alcançado. “Geralmente, os produtos dessa categoria são amargos, o que não é nada agradável”, brinca o fundador. “Com muito cuidado para equilibrar o adoçante, já que não usamos açúcar, conseguimos trabalhar com um sensorial aprazível. Oferecemos dois sabores, cappuccino e chocolate.”
Para Rodrigo, a expansão da marca para o mercado de suplementos é um passo essencial. Com forte atuação em produtos veganos desde 2014, a empresa conquistou um público crescente de interessados em uma alimentação saudável e livre de origem animal. “Recebíamos, de muitos clientes, pedidos para a produção de café. Como as pessoas já consomem nossos leites, elas queriam fazer essa mistura completa de manhã. Agora, é possível tomar um café com leite completamente natural e vegetal”, conta ele.
Já a nutricionista Alessandra Luglio, que participou do desenvolvimento do suplemento, explica como ele pode fazer parte da rotina dos consumidores. “O UltraCoffee pode ser consumido como pré-treino, antes dos exercícios físicos ou de atividades diárias que necessitem de concentração e foco, ou, simplesmente, como substituto para o cafezinho tradicional de todos os dias, agregando mais antioxidantes e nutrientes”, diz.
Lançado hoje (19) em pontos de venda de todo o país, o produto pretende conquistar um público brasileiro que, historicamente, ama café – e que passou a se importar cada vez mais com a alimentação saudável. “Nosso objetivo é entregar ao consumidor o que ele deseja”, conclui Felipe.
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