A princesa Diana completaria 60 anos hoje (1). Duas décadas após seu trágico (e fatal) acidente de carro no fim de agosto de 1997, ela ainda ocupa um lugar glorificado no altar das pessoas mais admiradas do mundo e mantém seu status indiscutível como ícone da moda – assim como o legado de ter mudado a monarquia britânica para sempre.
Como se Diana nunca tivesse saído de cena, a mídia continua publicando matérias sobre ela e novos acontecimentos ligados a sua complicada história.
LEIA MAIS: Como funciona a máquina de US$ 28 bilhões da família real britânica
Entre os mais recentes está o escândalo revivido há algumas semanas sobre a sua famosa entrevista ao programa “Panorama” da BBC e os meios usados pelo jornalista Martin Bashir para obtê-la.
“Royal Style In The Making”, uma nova exposição no Palácio de Kensington, tem como ponto central o icônico vestido de noiva de Diana, com sua cauda de mais de 7 metros criada por David e Elizabeth Emmanuel, que não é visto há 25 anos e já está atraindo muitos admiradores.
INAUGURAÇÃO DA ESTÁTUA
Além disso, existe uma explosão de especulações da mídia em torno da inauguração da sua nova estátua, desenvolvida pelo artista Ian Rank-Broadley e encomendada por seus filhos William e Harry, que supervisionam o projeto desde que foi anunciado pela primeira vez em 2017 .
No dia de hoje (1), William e Harry se reunirão, depois de vários meses separados e muitos rumores de uma rixa entre eles que parece ter aumentado desde que Harry e sua esposa, Meghan Markle, se mudaram para os Estados Unidos
Às tensões relatadas entre os irmãos, algumas complicações foram adicionadas à inauguração da estátua, que originalmente havia sido planejada como uma grande cerimônia com mais de 100 convidados, incluindo amigos e ex-funcionários da princesa Diana.
O evento teve de ser reduzido devido às preocupações da Família Real com as medidas de saúde resultantes da ascensão da Covid-19 desencadeada pela variante Delta no Reino Unido.
De acordo com a mídia britânica, apenas os dois irmãos e alguns membros da família Spencer estarão presentes. O príncipe Charles não comparecerá devido a “memórias lamentáveis”, de acordo com o “The Times”.
Enquanto isso, por ter sido a mulher mais fotografada do mundo, Diana continua a “nos olhar fixamente, congelada no tempo”, como Andrew Marr escreveu no “The Times”, se perguntando: “Se ela tivesse sobrevivido para ver sua sétima década, como seria hoje a sua vida e a de seus filhos na Grã-Bretanha que ela mudou para sempre?”
Veja, na galeria de fotos a seguir, algumas das fotografias da princesa que sobreviveram ao teste do tempo:
-
Reprodução/Forbes Em julho de 1997, a princesa de Gales fez 36 anos, em uma comemoração discreta do que seria o seu último aniversário. Isso aconteceu um ano depois que seu divórcio com o príncipe Charles foi finalizado e ela estava no processo de reconstruir a sua vida.
Na data, ela foi agraciada com flores, recebeu mais de 90 buquês e compareceu a um evento de gala para arrecadação de fundos de caridade no museu Tate, em Londres, usando um vestido preto espetacular de pérolas que recebeu naquela manhã como presente do estilista Jacques Azagury.
-
Reprodução/Forbes Princesa Diana chegando ao Royal Albert Hall, em 1997, para uma apresentação de “O Lago dos Cisnes” no English National Ballet.
-
Reprodução/Forbes Em St Tropez, no verão europeu de 1997, pouco antes de Diana e seu namorado Dodi Al Fayed terem morrido em um acidente de carro em Paris, em 31 de agosto de 1997.
-
Reprodução/Forbes Diana chamou a atenção global quando caminhou com armadura de proteção e viseira por um campo minado em funcionamento em 1997, em Angola. Entre os efeitos dessa visita estava a assinatura de um tratado internacional para proibir as armas, que foi firmado um ano após sua morte.
-
Anúncio publicitário -
Reprodução/Forbes A princesa de Gales encontra Sandra Thijika em Luanda, Angola.
-
Reprodução/Forbes A transformação de uma garota tímida, em 1980, para Diana, a princesa de Gales, em 1996.
-
Reprodução/Forbes Diana chega ao Sydney Entertainment Centre, na Austrália, em 1996.
-
Reprodução/Forbes Em 20 de novembro de 1995, a princesa Diana rompeu de vez relações com a família real britânica. Na época com 35 anos, ela decidiu contar seu lado da história durante uma entrevista ao programa da BBC One “Panorama”, com Martin Bashir.
Em junho deste ano, a rede de rádio e televisão do Reino Unido emitiu um “pedido de desculpas incondicional” pela forma enganosa como conseguiu a entrevista com a princesa.
-
Reprodução/Forbes Diana indo embora da academia londrina Chelsea Harbour Club com roupas de ginástica, em novembro de 1995.
-
Reprodução/Forbes Princesa Diana, príncipe Harry, príncipe William e príncipe Charles em um desfile no Mall, Londres, em agosto de 1994.
-
Reprodução/Forbes Um de seus looks mais famosos ficou conhecido como “o vestido de vingança” que ela usou em um jantar de 1994 na Serpentine Gallery, na noite em que seu marido, o príncipe Charles, admitiu na televisão seu caso extraconjugal com Camilla Parker-Bowles. Diana e Charles estavam separados desde 1991.
-
Reprodução/Forbes Diana com os príncipes William e Harry no parque de diversões Thorpe, em 1993.
-
Reprodução/Forbes No casamento do Visconde Linley com Serena Stanhope, em 1993.
-
Reprodução/Forbes Enquanto o príncipe Charles se encontrava com líderes empresariais, fazia dois discursos e lançava uma nova instituição de caridade, ela se sentou isolada em um banco em frente ao belo edifício. Questionado publicamente sobre a princesa, ele respondeu: “Descubra você mesmo.”
Enquanto o Príncipe Charles se encontrava com líderes empresariais, fazia dois discursos e lançava uma nova instituição de caridade, ela se sentou isolada em um banco em frente ao belo edifício. Questionado publicamente sobre a princesa, ele respondeu: “Descubra você mesmo.” -
Reprodução/Forbes Diana usando a tiara da família Spencer, em um banquete em Delhi oferecido pelo vice-presidente da Índia em fevereiro de 1992.
-
Reprodução/Forbes Charles e Diana durante a última viagem oficial juntos à Coreia do Sul.
-
Reprodução/Forbes Com os príncipes William e Harry durante um feriado na Ilha Necker, nas Ilhas Virgens Britânicas, em abril de 1990.
-
Reprodução/Forbes Participando de recepção na Embaixada Britânica em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, em março de 1989.
-
Reprodução/Forbes Visitando Hong Kong, em novembro de 1989.
-
Reprodução/Forbes Com William e Harry durante um feriado com a família real espanhola em Palma de Mallorca, Espanha, em agosto de 1987.
-
Reprodução/Forbes Sentada do lado de fora de sua casa, Highgrove House, em Gloucestershire, em julho de 1986.
-
Reprodução/Forbes Príncipe Charles e Diana com seus filhos no iate real Britannia durante viagem à Veneza, em abril de 1985.
-
Reprodução/Forbes Diana ouvindo um discurso do príncipe Charles na National Gallery of Art, em Washington DC, em novembro de 1985.
-
Reprodução/Forbes Dance Fever: Princesa Diana dança com John Travolta na Casa Branca durante um jantar oficial nos Estados Unidos, em 1985.
-
Reprodução/Forbes Grávida de seu primeiro bebê, a princesa Diana apareceu com a família real na varanda do Palácio de Buckingham durante a reunião “Trooping the Colour”.
-
Reprodução/Forbes Apresentando o recém-nascido príncipe Harry ao mundo, em setembro de 1984.
-
Reprodução/Forbes Diana e o príncipe Charles com William, de 10 meses de idade, no gramado da Casa do Governo em Auckland, Nova Zelândia, em abril de 1983.
-
Reprodução/Forbes Uma bela adormecida no Victoria And Albert Museum durante uma exposição de gala em novembro de 1981. O palácio anunciou sua gravidez no dia seguinte.
-
Reprodução/Forbes Um icônico vestido de noiva simbolizava o sonho de princesa de conto de fadas. Com cauda de mais de 7 metros, foi desenhado por David e Elizabeth Emmanuel. Diana e Charles se casaram no dia 29 de julho de 1981.
-
Reprodução/Forbes O Príncipe Charles e sua noiva recém-apresentada durante uma sessão de fotos antes do casamento.
-
Reprodução/Forbes Lady Diana Spencer, a futura Princesa de Gales, durante as férias de verão de 1971 em Itchenor, oeste de Sussex, na Grã-Bretanha.
-
Reprodução/Forbes Lady Diana Frances Spencer de 2 anos, em Park House, Sandringham, Norfolk.
Em julho de 1997, a princesa de Gales fez 36 anos, em uma comemoração discreta do que seria o seu último aniversário. Isso aconteceu um ano depois que seu divórcio com o príncipe Charles foi finalizado e ela estava no processo de reconstruir a sua vida.
Na data, ela foi agraciada com flores, recebeu mais de 90 buquês e compareceu a um evento de gala para arrecadação de fundos de caridade no museu Tate, em Londres, usando um vestido preto espetacular de pérolas que recebeu naquela manhã como presente do estilista Jacques Azagury.
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.