A Companhia das Letras anunciou hoje (14) que será a editora responsável por trazer as obras do escritor tanzaniano Abdulrazak Gurnah, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura de 2021, para o Brasil.
Inicialmente, quatro títulos do autor serão publicados. O primeiro, com previsão de lançamento já para o primeiro semestre do ano que vem, será “Afterlives“, seu livro mais recente. Ambientado no início do século 20, o romance tem como pano de fundo a Rebelião Maji Maji, revolta armada contra o domínio colonial alemão na região da África Oriental. Gurnah retrata os impactos individuais e coletivos da guerra por meio de Ilyas — que foi roubado de seus pais pelas tropas alemãs e depois de anos retorna para sua terra natal — e de outros três personagens.
VEJA TAMBÉM: 11 melhores livros para conferir no mês de outubro
Além de “Afterlives”, as obras “Paradise” (finalista do Booker Prize de 1994), “By the Sea” e “Desertion” também terão uma edição brasileira. Ao todo, Gurnah tem 10 romances em seu porfólio – sem mencionar outros contos e ensaios acadêmicos.
Conhecido por inverter a perspectiva colonial e detalhar a pluralidade cultural da África, Gurnah nasceu em 1948 na ilha de Zanzibar, atualmente parte da Tanzânia. Aos 18 anos, deixou o país como refugiado e estabeleceu-se no Reino Unido, onde começou a se dedicar à literatura – sendo o inglês o seu idioma de escrita. Também já foi professor de literaturas pós-coloniais na Universidade de Kent, em Canterbury.
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.