As férias em vinhedos reúnem alguns dos melhores aspectos de uma boa viagem de luxo – vinhos finos, paisagens e jantares – tudo em uma única experiência. Pensando nisso, Forbes selecionou três propriedades vinícolas francesas que oferecem opções exclusivas de degustação de vinhos (até com passeios de bicicleta elétrica pelas vinhas), além de spas luxuosos, restaurantes locais e muitos hectares de terra para passear e explorar como quiser. Veja aonde ir agora:
Château l’Hospitalet – Languedoc
Este amplo hotel, resort e vinícola fica em um pedaço do paraíso do sul da França, onde a luz é naturalmente rosa e o azul é infinito. Propriedade do enólogo Gerard Bertrand, o resort revelou recentemente sua reforma completa – com quartos totalmente renovados e uma nova ala, a Villa Soleilla. As suítes Villa (são 11 no total) ficam na encosta do hotel principal e têm piscina privativa e spa. Os quartos, cada um com um terraço privado, têm vista para as fileiras onduladas de vinhedos que se estendem até o horizonte – mais de 9.700 hectares de vinha, para ser mais exato, junto com uma faixa de floresta mediterrânea protegida. Os colchões são realmente firmes, a mobília tem uma vibe que combina o escandinavo com o sul da França e o chuveiro com efeito de chuva tem vista para os vinhedos.
VEJA TAMBÉM: 10 hotéis de luxo em vinícolas para conhecer ao redor do mundo
No geral, o novo visual da propriedade segue um estilo moderno e fresco, com destaque para os tons de madeira naturalmente amarelos, acentuados com tons de cinza, creme e preto. Os hóspedes do resort podem reservar uma quadra de tênis ou simplesmente relaxar em uma das duas piscinas aquecidas.
Mas, claro, você vai até lá pelo vinho. A propriedade de Bertrand oferece uma grande oportunidade de provar seus muitos rótulos – a loja e a sala de degustação ficam abertas sete dias por semana. Certifique-se de procurar os sabores de sua Ballentine Sparkling Rose, Clos du Temple (um rosé ultra-premium) e seu Grand Vin La Clape tinto blend. Para imersão total, considere uma visita guiada a um dos muitos vinhedos biodinâmicos de Bertrand, a pé ou de bicicleta elétrica.
Château de Berne – Provença
Localizado a cerca de 90 minutos de Nice, no bucólico coração da Provença, os mimos do Château de Berne, cinco estrelas da coleção Relais & Châteaux, podem fazê-lo estender sua estadia. Especialista em vinhos orgânicos, o Château cultiva mais de 170 hectares de lotes. A propriedade também faz seu próprio azeite, geleia de seus pomares e mel de suas colmeias.
A equipe de sommeliers treinados está à disposição para levá-lo em uma visita guiada, conduzi-lo por uma degustação vertical ou organizar uma experiência de combinação de comida e vinho. Aulas de culinária são oferecidas regularmente em sua impressionante cozinha – ou então aproveite uma noite de experiência gastronômica com uma estrela Michelin em seu restaurante, o Le Jardin de Berne. Três hortas (e nada menos que 4.000 oliveiras) fornecem os ingredientes para as refeições.
Retire-se de um dia inteiro de imersão em vinho e vá para o seu quarto, que emana um estilo provençal, com um ambiente chique de casa de fazenda iluminada pelo sol. Você também pode reservar uma de suas vilas para uma estadia mais privada. O Spa by Cinq Mondes está sempre disponível para tratamentos restauradores e também oferece trilhas para caminhadas e ioga.
Château Lafaurie-Peyraguey – Bordeaux
O cinco estrelas Relais & Chateaux está situado no terroir histórico da região de Sauternes, em Bordeaux. Este é o terceiro Lalique Hotel (os outros dois estão na Alsácia) com acomodações exclusivas com peças de cristal Lalique, que são colocadas em armações de cama, cômodas, mesas de cabeceira, espelhos e sofás. A vinícola do Domaine Lafaurie-Peyraguey ocupa cerca de 20 hectares e possui uma adega e capela totalmente decoradas pela marca de cristais.
VEJA TAMBÉM: Clube de vinhos só para convidados tem adesão a R$ 560 mil
As experiências vinícolas incluem degustação e harmonização de vinhos e pratos. O Lalique Restaurante, com uma estrela Michelin, fica em uma construção do século 17 e tem paredes de vidro que dão para as vinhas. O Chef Jérôme Schilling faz experiências com toda a gama de potencial culinário de Sauternes – infusão, maceração, fermentação, cristalização e caça. Cada aspecto da produção do vinho fornece inspiração: mosto de uva, borras de vinho, brotos de videira.
A propriedade tem dez quartos no total com três suítes, todos com vista para o vinhedo e foi eleita como hotel mais bonito de 2021 no sudoeste pela revista Yonder.
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.