10 hotéis de luxo em vinícolas para conhecer ao redor do mundo

Em propriedades cercadas por vinhedos e com produção de rótulos próprios, estas hospedagens prometem uma imersão no mundo da viticultura .

Giovanna Simonetti
Compartilhe esta publicação:
Divulgação/Six Senses Douro Valley
Divulgação/Six Senses Douro Valley

Em propriedades cercadas por vinícolas e com produção de rótulos próprios, estes hotéis prometem uma imersão no mundo da viticultura

Acessibilidade


Uma novidade recente no turismo de luxo mundial foi o anúncio da abertura do hotel Four Seasons Napa Valley, na Califórnia, o primeiro da rede a contar com uma vinícola em funcionamento na propriedade. Já disponível para reservas, o estabelecimento pretende atrair amantes de vinhos com rótulos produzidos por enólogos premiados, acomodações de luxo, piscinas em meio aos vinhedos e gastronomia estrelada.

No entanto, o conceito de “hotéis vinícolas” está longe de ser novo. Pelo mundo, do Brasil à Croácia, diversas hospedagens renomadas e integrantes de coleções de alto padrão – como a Relais & Châteaux e a Autograph Collection – se encontram cercadas por parreiras e proporcionam uma experiência imersiva no universo da enologia. 

VEJA TAMBÉM: O melhor do enoturismo no mundo: quatro vinícolas imperdíveis em Montalcino, na Itália

Por isso, a Forbes selecionou 10 hotéis de luxo em vinícolas ao redor do planeta, para quem não dispensa uma ótima hospitalidade e um bom vinho. Confira a lista na galeria de fotos a seguir:

  • Four Seasons Resort Napa Valley – Califórnia, EUA

    Inscreva-se para receber a nossa newsletter
    Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

    Na cidade de Calistoga, o resort é o primeiro da região a ter uma produção de vinhos própria, comandada pelo premiado enólogo Thomas Rivers Brown – com experiências exclusivas de acompanhamento de todo o processo de produção e degustações da bebida. Ao todo, são 85 acomodações, entre suítes e villas, com vistas para as vinhas, lareiras e terraços privativos. A mais luxuosa delas é a Estate Villa, edifício de quase 315 m² na orla do vinhedo, com amplas áreas de estar e jantar internas e externas, jardim privativo e piscina.

    O hotel ainda tem um spa holístico e restaurante do estrelado chef Erik Anderson, com uma carta de vinhos de 250 rótulos – a maioria de produtores locais, com destaque para os clássicos e para uma nova geração de enólogos.

    Divulgação
  • Hotel Marqués de Riscal – Rioja, Espanha

    Na maior e mais famosa região espanhola de vinhos – responsável pela principal Denominação de Origem do país -, a vinícola Marqués de Riscal tem mais de 160 anos de tradição e foi eleita a melhor da Europa e a 2ª melhor do mundo pelo World’s Best Vineyards 2021. O espaço de 1.300 hectares de produção orgânica compõe o complexo “Ciudad Del Vino”, com destaque para o imponente e vanguardista hotel projetado pelo arquiteto Frank O. Gehry – a única hospedagem de seu portfólio, que inclui grandes projetos como o Walt Disney Concert Hall e o Museu Guggenheim Bilbao.

    O hotel de design futurista, conhecido por seu teto todo curvado de metal, tem 61 quartos e suítes – a maioria com janelas em zigue-zague com vistas para os vinhedos -, oito terraços panorâmicos, enoteca e um spa da Caudalie, com tratamentos à base de uva, sala de banho turco e sauna finlandesa. Além disso, são dois restaurantes: um com pratos do norte da Espanha e outro com iguarias espanholas tradicionais com um toque moderno. Os hóspedes ainda podem fazer tours pelas vinícolas, com degustações, e até andar a cavalo pelas parreiras.

    Divulgação
  • Six Senses Douro Valley – Lamego, Portugal

    A mansão senhorial do século 19 está localizada em uma propriedade de oito hectares no topo de uma colina no rio Douro, de frente para o vale e seus vinhedos. São ao todo 60 quartos, alguns deles com terraços e jardins privativos com vista panorâmica, quatro bares e restaurantes, duas piscinas (uma delas de borda infinita) e spas terapêuticos.

    Os vinhos são o grande destaque do hotel: o bar “Wine Library” reúne livros e mais de 750 rótulos de safras da região e atividades como visitas à quintas e provas de vinho (alguns bastante raros, de até 100 anos) são frequentemente oferecidas. De setembro a outubro, a época da vindima, os hóspedes podem participar da colheita, pisar nas uvas e descobrir o processo de produção do vinho do Porto. Também é possível fazer cruzeiros e passeios de trem e barco pelo rio Douro.

    Divulgação
  • Hotel e Spa do Vinho – Bento Gonçalves, Brasil

    Parte da Autograph Collection, da Marriott, essa hospedagem fica em uma colina bem no centro do Vale dos Vinhedos, uma das mais importantes regiões vinícolas do país. Concebido como uma homenagem à cultura do vinho e com inspiração na arquitetura da Toscana, o complexo de enoturismo produz o exclusivo Merlot “VE” com as parreiras da propriedade. Além disso, abriga mais de 660 rótulos, sala de degustação, cave e loja com capacidade para 40 mil garrafas – maior adega de hotel do país. As uvas locais ainda são usadas no VINO.SPA, com tratamentos vinoterápicos, além de piscina terapêutica, sauna úmida e hidromassagem. Também é possível fazer um passeio de balão pelos vinhedos.

    Divulgação
  • Rosewood Castiglion del Bosco – Montalcino, Itália

    O hotel pertencente à família Ferragamo, dona da grife de luxo de mesmo nome, fica em uma propriedade de mais de 2 mil hectares e 800 anos de história na Toscana. Com sua própria vinícola de vinhos Brunello di Montalcino, o local promete uma imersão no universo enológico toscano, com tours pelos vinhedos, degustações, seminários e harmonizações – além de um grande evento da vindima, em setembro. São ao todo 42 suítes, 11 vilas, dois restaurantes (com gastronomia típica da Toscana), escola de culinária, spa e uma piscina de 20 metros de comprimento e borda infinita com vista para o Vale de Orcia. Entre outras atividades oferecidas estão os tours de bicicleta pela região e expedições de caça às trufas.

    Divulgação
  • Clos Apalta Residence – Santa Cruz, Chile

    Em uma das regiões produtoras de vinho mais tradicionais do Vale do Colchagua, essa hospedagem é uma residência privada em plena vinícola Lapostolle, onde é produzido o rótulo Clos Apalta. Em um terreno reservado no meio das cordilheiras chilenas, a propriedade integrante da coleção de luxo Relais & Châteaux conta com quatro acomodações, cada uma com nome e decoração em homenagem aos tipos de uvas produzidas na região: merlot, cabernet sauvignon, carmenere e petit verdot. O local ainda tem um restaurante de gastronomia chilena, em que ingredientes frescos da horta local ou dos arredores são harmonizados com os rótulos. Além da piscina, hóspedes podem aproveitar de massagens, aulas de ioga, tours pela vinícola e atividades na natureza do terreno de mais de 650 hectares – como mountain biking, cavalgada e trilhas.

    Divulgação
  • Les Sources de Caudalie – Bordeaux, França

    Construído ao lado de um lago na vinícola de Château Smith Haut Lafitte, este hotel cinco estrelas tem 61 acomodações, uma adega com capacidade para 16 mil barris e garrafas de vinho e quatro bares e restaurantes – entre eles o La Grand’Vigne, comandado pelo chef Nicolas Masse, com duas estrelas Michelin. Destaque para o spa Caudalie, com águas termais e vários tratamentos de vinoterapia. Há ainda aulas com chefs e sommeliers de vinho, sessões de degustação e tours guiados pelos vinhedos – até de carruagem.

    Divulgação
  • Cavas Wine Lodge – Mendoza, Argentina

    No meio dos vinhedos de Malbec e aos pés da Cordilheira dos Andes, o hotel da Relais & Châteaux se diz o primeiro alojamento de luxo da região. Em 22 hectares de propriedade, são apenas 18 acomodações, todas cabanas privativas com terraços individuais, vistas privilegiadas das montanhas e até piscinas e jacuzzis em algumas delas. O restaurante tem um menu sazonal, que muda a cada quatro meses e preza por ingredientes orgânicos, plantados localmente. Eleito em 2020 como o 7º melhor hotel da América do Sul, o local conta com um spa de vinoterapia, com massagens à base de óleo de semente de uva, banhos de vinho e esfoliações de uva.

    Divulgação
  • Villa Korta Katarina & Winery – Orebić, Croatia

    Com uma produção de 60 mil garrafas por ano, o hotel vinícola preza pela sustentabilidade. Nas encostas da península, logo acima do Mar Adriático, são apenas oito suítes de luxo, cada uma com decoração única e todas com vista para a água e as ilhas nas proximidades. Gastronomia croata e um tour pelas dependências da vinícola – com aulas e seis tipos de degustações especiais – são alguns dos atrativos da hospedagem.

    Divulgação
  • Villa Cordevigo – Lago de Garda, Veneto

    Nas proximidades do famoso Lago de Garda, o hotel está localizado em uma antiga vila romana onde hoje fica um complexo com uma residência principal do século 18 e uma capela renascentista, um amplo jardim com fontes centenárias e 23 hectares de produção orgânica de vinhos. O espaço ainda abriga 35 quartos e suítes – cada uma decorada de um jeito diferente -, um restaurante com estrela Michelin, piscina ao ar livre, spa e uma adega para degustações dos rótulos da região.

    Divulgação

Four Seasons Resort Napa Valley – Califórnia, EUA

Na cidade de Calistoga, o resort é o primeiro da região a ter uma produção de vinhos própria, comandada pelo premiado enólogo Thomas Rivers Brown – com experiências exclusivas de acompanhamento de todo o processo de produção e degustações da bebida. Ao todo, são 85 acomodações, entre suítes e villas, com vistas para as vinhas, lareiras e terraços privativos. A mais luxuosa delas é a Estate Villa, edifício de quase 315 m² na orla do vinhedo, com amplas áreas de estar e jantar internas e externas, jardim privativo e piscina.

O hotel ainda tem um spa holístico e restaurante do estrelado chef Erik Anderson, com uma carta de vinhos de 250 rótulos – a maioria de produtores locais, com destaque para os clássicos e para uma nova geração de enólogos.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Compartilhe esta publicação: