Berço da indústria automotiva inglesa e lar da famosa fábrica da Jaguar Land Rover inaugurada há quase 70 anos em Solihull, viajar pelas West Midlands é, ao mesmo tempo, um retorno ao passado e um mergulho na paixão dos britânicos por veículos e motores.
Estivemos nas mais novas instalações da Jaguar Land Rover, na vila de Gaydon em Warwickshire, ao sul de Coventry, para conhecer a quinta geração da Range Rover. Confira todo os detalhes no vídeo abaixo:
A planta de Gaydon faz parte da missão Destination Zero da empresa, ou seja, o foco em alcançar um futuro de zero emissões, zero acidentes e zero congestionamentos – tanto em suas instalações como por meio de seus produtos e serviços. Inaugurada em 2019, é um dos edifícios comerciais mais sustentáveis do Reino Unido e o maior centro de criação e desenvolvimento automotivo do país.
Gaydon abriga um centro de pesquisa, desenvolvimento e design com cerca de 13 mil engenheiros e designers altamente qualificados que estão trabalhando na atual e na próxima geração de veículos Jaguar e Land Rover. O centro líder da indústria também está criando futuras tecnologias de mobilidade autônomas, conectadas, eletrificadas e compartilhadas que permitirão o crescimento sustentável de longo prazo da empresa.
A nova geração da Range Rover fez sua estreia mundial em meados de outubro. O pioneiro e luxuoso SUV já traz na bagagem mais de 50 anos de evolução dos modelos da marca. O novo modelo se caracteriza pelas proporções harmoniosas, superfícies minimalistas e linhas precisas – tudo apoiado por tecnologias que dão uma inigualável aparência de solidez ao veículo.
LEIA MAIS: Especialistas questionam se o plano de eletrificação da Jaguar Land Rover irá funcionar
Com uma nova arquitetura de carroceria flexível, chamada pela Range Rover de MLA-Flex, são oferecidas duas distâncias de entre-eixos: a padrão e a longa que, pela primeira vez, permitiu a criação de um Range Rover de 7 lugares, com o mesmo luxo e o requinte dos modelos de menor capacidade.
A motorização é um sinal dos tempos: os propulsores híbridos plug-in tiveram seu alcance estendido para 100 quilômetros puramente elétricos, mas sem deixar de lado o bom desempenho que fez a fama dos veículos da Range Rover. Estarão disponíveis motores de 510 cv e 440 cv para o mercado europeu.
LEIA MAIS: Range Rover Evoque volta a ser produzido no Brasil
O novo Range Rover também oferece a possibilidade de escolha de powertrains eficientes híbridos moderados e híbridos plug-in e interiores de quatro, cinco ou sete lugares nos designs de carroceria entre-eixos curto e longo. Um Range Rover totalmente elétrico – o primeiro Land Rover movido apenas por baterias – entrará na linha em 2024.
O SUV premium chega ao Brasil agora em 2022. Desembarcará por aqui inicialmente na versão First Edition, com os motores 4.4 V8 biturbo a gasolina de 523 cv e o 3.0 diesel de 350 cv.
VEJA TAMBÉM: Onçafari, a edição limitada do Land Rover Defender