Aromas e fragrâncias podem parecer efêmeros no início, mas para um colecionador de eau de toilettes ou perfumes, eles são eternos. Desde o início da pandemia, a experiência da fragrância evoluiu para parte da rotina de bem-estar. O uso de aromas calmantes como lavanda, sálvia e jasmin tornou-se uma escolha popular para aliviar a ansiedade causada por tempos incertos. A fadiga do Zoom, uma realidade com a qual muitos continuam convivendo, despertou a necessidade de essências revigorantes como limão, menta e alecrim. A nova realidade só provou o poder das fragrâncias em influenciar nossa qualidade de vida.
Também foi interessante ouvir sobre homens e mulheres que continuaram a usar seus perfumes mesmo durante o isolamento social. Viajar pelos sentidos, pelo menos durante um período de restrições, parecia a melhor opção. Um querido amigo que me apresentou à marca Le Labo disse: “Quando uso perfumes, mesmo que esteja trabalhando em casa, tenho uma sensação de normalidade”.
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Agora que as viagens estão retornando e a ideia de sair já não é um sonho distante, há mais motivos para usar nossas fragrâncias favoritas. A promessa de vida voltando aos anos pré-pandemia também é motivo para atualizar ou adicionar novidades à nossa coleção de perfumes.
Confira a seguir um guia rápido de perfumes para experimentar este ano.
• Uma fragrância gender fluid ousada e distinta
A Maison Francis Kurkdijan nunca falha em deixar uma impressão duradoura. As misturas da maison de luxo são sutis o suficiente para uso diurno. E, no entanto, são tão distintas que qualquer um que as sentir perguntará que perfume você está usando. Essa é a magia que MFK continua a aplicar na criação de novas fragrâncias, como a dupla Gentle Fluidity. Essa dupla sublime, diz a equipe da MFK, “é uma visão da identidade de gênero e uma celebração do direito de todos se expressarem livremente”. Na criação destes dois novos perfumes, Francis Kurkdijan desafiou as regras da perfumaria para homens e mulheres.
Gender Fluidity Gold: “É um eau de parfum com um rastro generoso e envolvente. A essência de sementes de coentro e uma overdose de almíscar e baunilha, combinada com madeiras de âmbar e essência de zimbro e noz-moscada, desenha um perfil radiante e brilhante.”
Gender Fluidity Silver: “Deixa um rastro vibrante, dominado por noz-moscada e madeiras de âmbar. Elas são combinadas com a essência de semente de coentro, almíscar e um toque de baunilha, começando como doce e envolvente e tornando-se mais forte com o tempo.”
• O padrão-ouro para um perfume ostensivo
Henry Jacques é uma casa de perfumes fundada em 1975. É rica em cultura francesa, refinamento do velho mundo e raridade. A marca de luxo de Grasse, na França, é considerada pelos colecionadores de fragrâncias mais especializados como um tesouro olfativo. Como todas as coisas preciosas e exclusivas, a marca é conhecida apenas por poucas pessoas. Foi apenas este ano que a empresa finalmente decidiu “abrir seu reino ao público através de algumas lojas ao redor do mundo. Em abril de 2022, abrirá as portas de suas boutiques em Paris e Beverly Hills.”
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Existem 50 fragrâncias artesanais e exclusivas na lista atual de Henry Jacques, cada uma se destacando por motivos diferentes. Para a primavera, três principais perfumes são essenciais: Rose Supreme, Blue Vanilla e Sahara Pink.
Rose Supreme: Um perfume floral envolto por rosa damascena e lírio do vale. Menta e jasmim estão na base, seguidos por rastros doces e picantes de sândalo, mel e âmbar.
Blue Vanilla: Um perfume oriental exótico que abre com notas de especiarias, cardamomo e gerânio africano. Tabaco e madeira ancoram esta mistura, que deixa um rastro de baunilha e almíscar branco.
Sahara Pink: Um perfume floral e rosado abre com noz-moscada e uma infusão de notas frescas. Revela açafrão, cravo e ylang-ylang no fundo. Vestígios de rosa damascena e âmbar-cinzento duram no final.
• Cheire bem, sinta-se bem, faça boas fragrâncias
The 7 Virtues tem feito fragrâncias sustentáveis, veganas e limpas muito antes de se tornarem algo popular na indústria da beleza. Desde a sua criação por Barb Stege em 2010, a marca sustentável pioneira vem conscientemente adquirindo ingredientes naturais de nações que estão se reconstruindo após guerras ou conflitos.
“Quando meu melhor amigo, um soldado servindo nas forças armadas, foi ferido em sua missão de libertar mulheres e meninas no Afeganistão, eu assumi sua missão de paz enquanto ele se curava”, conta Barb. “O fornecimento legal de flores de laranjeira e cultivos de óleo essencial de rosa libertou os agricultores afegãos do cultivo ilegal de papoulas e libertou suas filhas de se tornarem jovens noivas de ópio. Levei minha filosofia de igualdade e empoderamento ao redor do mundo para Haiti, Ruanda, Oriente Médio, Índia e Madagascar. Porque é a coisa certa a fazer.”
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Depois de um livro best-seller (“7 Virtues of a Philosopher Queen”) e um filme premiado (“Perfume War”), a marca número um em vendas na Sephora traz duas novas adições à sua linha de produtos: Lotus Pear e Make Perfume Not War Discovery Set.
Lotus Pear: Na coleção 7 Virtues’ Peace, esta fragrância frutada foi criada para ajudar a combater a pobreza menstrual e promover saúde, dignidade e oportunidades para as mulheres no Nepal. Um perfume alegre especificamente formulado para ajudar a melhorar o foco e o humor, Lotus Pear é coberto com toques de pera Williams, pêssego e tangerina. A pera está na base, enquanto as delicadas camadas de gardênia são duradouras.
Peace Discovery Set: Inspirando a “fazer perfume, não guerra”, este kit reúne um conjunto de amostras de perfumes da marca – entre elas Vanilla Woods, Lotus Pear, Santal Vanille, Blackberry Lily, Patchouli Citrus, Jasmine Neroli e Rose Amber. Combinados ou usados sozinhos, esta experiência olfativa incentiva os usuários a criar seu próprio Perfume de Paz exclusivo.
• Um Sopro de Prazeres de Chateau
Parfums de Marly captura o estilo de vida opulento do palácio de prazer do século 18, o Château de Marly. Fundada por Julien Sprecher, a maison de alta perfumaria foi construída como um espaço onde “tradição combina com presente”. Foi a partir dessa ideia que a marca começou a criar composições ousadas que beiram o audacioso. É a sua razão de ser: desafiar os padrões e honrar o savoir-faire francês. Aromas típicos da Parfums de Marly dão o tom para dar as boas-vindas a uma nova estação, como o Cassili.
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Cassili: Esta deliciosa fragrância é uma mistura de frutas aveludadas e flores pastel, baunilha terrosa e madeira. Suas notas de topo consistem em groselha vermelha, rosa búlgara e rosas brancas. Toques de ameixa, acácia-mimosa e jasmim-manga estão no coração deste favorito da primavera. Com o tempo,, revela uma brisa bem-vinda de sândalo, cumaru e fava de baunilha.
• Um cheiro amável de férias durante todo o dia
Mesmo os entusiastas de fragrâncias mais intensas e sérias devem adicionar um ou dois aromas divertidos e inesperados às suas coleções. Vacation by Vacation é uma borrifada de ar fresco que captura o perfume que traz lembranças de dias despreocupados na praia. Criado pelos mesmos visionários por trás do “Protetor solar mais cheiroso do mundo”, o alegre eau de toilette da marca leva os sentidos para aquele estado de espírito feliz de férias.
VACATION by Vacation: Feita em colaboração com Arquiste Parfumer e Rodrigo Flores Roux, essa fragrância é protetor solar e sol em um frasco elegante. Abre com notas de topo de petitgrain e coco, para depois revelar toques de bergamota, almíscar, banana e abacaxi. Completando sua magia estão notas de base surpreendentes compostas de água de piscina, lycra de maiô e sal marinho.