Produtos da fusão entre PSA e FCA começam a aparecer no mercado nacional. Há duas semanas a Peugeot apresentou o furgão utilitário Partner Rapid, nada mais do que um Fiat Fiorino com seu logotipo.
Tanto a francesa quanto a italiana compõem o conglomerado Stellantis, que ainda abarca Jeep, Ram e Citroën, apenas para citar as marcas presentes no Brasil. Globalmente, o grupo também detém Alfa Romeo, Chrysler, Dodge, DS, Lancia, Maserati, Opel, Vauxhall e Abarth – esta última a próxima a se apresentar ao consumidor brasileiro, com direito a “estreia” no BBB.
Agora é o hatch 208 que se aproveita da fusão, cujo principal objetivo é a troca de tecnologias. E novamente a Peugeot bateu na porta da Fiat, desta vez para emprestar o motor 1.0 Firefly do Argo.
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Disponível apenas com motor 1.6 acoplado a câmbio automático, agora o hatch compacto oferece – como seus antecessores 206 e 207 e sua primeira geração – motor de 1 litro e transmissão manual, no caso de cinco marchas.
Tricilíndrico, o bloco 1.0 de origem Fiat recebeu mudanças para se adequar à plataforma CMP da Peugeot, que afirma que “o desenvolvimento local feito de maneira conjunta com equipes de engenharia Stellantis em Porto Real (RJ), Betim (MG) e Palomar (Argentina)”.
Com etanol no tanque, render 75 cv de potência e 10,7 kgfm de torque. Segundo a marca, o consumo (não divulgado) garantiu ao 208 nota A nos testes do Inmetro. Sua durabilidade é estimada em 240 mil quilômetros.
Na configuração Like, o 208 sai por R$ 72.990 e oferece de série quatro airbags, central multimídia de 10,3 polegadas com conexão sem fio para Android Auto e Apple Car Play luzes diurnas em LED (DRL), vidros e retrovisores elétricos, entradas USB e controles de estabilidade e tração.
Depois vem a Style, de R$ 79.990, que assumirá o papel de protagonista da linha 2023 do hatch. Além de sutis diferenças visuais – como rodas aro 16 com acabamento escurecido, grade “Dark Chrome”, capas dos retrovisores em preto brilhante, saída do escapamento com ponteira cromada e aerofólio traseiro, se destaca da opção de entrada pelo teto solar, único no segmento.
Destaque também para o carregamento de smartphone por indução, câmera de ré com projeção e sensor de estacionamento traseiro.
No entanto, a Peugeot afirma que são preços promocionais, sugerindo que em algum momento podem sofrer reajustes.
Questionado sobre o motor turbo, já presente em modelos da concorrência, Felipe Daemon, diretor da Peugeot, garantiu que ele fará parte da gama, mas tergiversou sobre quando e como.