Conectar o que acontece nas pistas com o mercado consumidor de veículos sempre foi um objetivo muito claro no automobilismo. Win on Sunday, sell on Monday, bordão conhecido no ambiente das corridas de carros, que significa “Vencer no domingo, para vender na segunda”, ilustra muito bem essa afirmação.
Entretanto, esta relação entre pista e concessionária se torna mais evidente à medida que os carros de um campeonato se parecem mais com os disponíveis ao consumidor final. Dessa maneira, este DNA mercadológico é um dos pilares da Turismo Nacional, jovem categoria brasileira com um grid composto pelos carros líderes de vendas no país.
Leia mais: GP Galeão traz automobilismo de volta ao Rio de Janeiro
Em sua sétima temporada, a competição tem na variedade de marcas participantes um de seus principais atrativos. Por isso, no ano passado, a média de carros inscritos por evento foi de 57, número robusto para corridas deste formato. Com seis corridas anuais, a TN é organizada pela Vicar, mesma empresa que está a cargo da Stock Car, Stock Series e do Campeonato Brasileiro de Fórmula 4.
Entre os 16 modelos de dez marcas diferentes que disputam a TN, quatro estão entre os carros mais vendidos no país no último biênio, segundo o ranking da FENABRAVE (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).
“Além da emoção do esporte, que na nossa categoria é sempre em grandes doses, os fãs também se conectam aos carros que vêem na pista. É um grande fator de envolvimento emocional ver o modelo que você tem na garagem e que sua família usa no dia a dia mostrando do que é capaz em um autódromo. Isso não apenas reforça a certeza de que fez uma boa opção de compra, como também transmite valores como tranquilidade e segurança, além de aumentar a admiração”, diz Fabio Aires, diretor da Turismo Nacional.
Um grid em números – Com 208.974 unidades vendidas entre 2020 e 2021, o Chevrolet Onix é o carro mais bem sucedido do período no mercado brasileiro, ocupando primeiro lugar no ranking. O modelo é um dos que competem na TN, tendo conquistado 17 vitórias no campeonato de 2021. Terceiro no ranking de vendas com 173.003 unidades, o Hyundai HB20 somou três primeiros lugares no ano passado. Mas o modelo que mais venceu na Turismo Nacional foi o Volkswagen Gol, com 21 triunfos. No comparativo de vendas, o modelo da fábrica alemã está no sexto lugar do biênio (veja tabela abaixo).
No ranking dos dez mais vendidos, também estão o Fiat Argo e o Chevrolet Onix Plus, que ainda não tem represente na TN, mas é elegível de acordo com o regulamento e é esperado para breve na competição. Ao todo, os cinco modelos totalizaram em 2020-2021 808.036 unidades vendidas (ou 53,9%% do volume registrado pelos dez carros mais vendidos no país).
Os modelos mais vitoriosos em 2021 nas categorias Super, A e B, são respectivamente Volkswagen Gol, 21 vitórias (29,17%), Chevrolet Onix, 17 (23,61%), Ford New Ka, 6 (8,33%), Volkswagen UP!, 6 (8,33%) e o Fiat Mobi, 5 (6,94%).