O Hall da Fama do Rock and Roll descreveu Jimi Hendrix como “indiscutivelmente o maior instrumentista da história do rock”. E embora sua carreira tenha sido curta – durou menos de uma década no mainstream antes de sua morte precoce – seu impacto foi grande, tornando-o um dos guitarristas mais influentes de todos. A lista de prêmios que recebeu, em vida e postumamente, é prodigiosa, e sua atuação no festival de Woodstock de 1969 é uma contribuição significativa para os anais da música.
A Montblanc está prestando homenagem a Hendrix em sua mais recente coleção de instrumentos de escrita “Great Characters”, composta por três canetas inspiradas no artista. Cada uma é adornada com um clipe em forma de barra de tremolo, enfatizando a importância da inesquecível técnica “whammy” do guitarrista. As canetas-tinteiro têm ponta de ouro revestida de ródio gravado com a imagem dele.
Leia mais: Montblanc lança coleção em parceria com Naruto
Confira os modelos:
Montblanc Great Characters Jimi Hendrix LE99
Não é sempre que fico completamente deslumbrada com um design inovador de uma caneta, mas o novo Jimi Hendrix LE99 realmente chamou minha atenção. Esta versão é a mais limitada em número entre as três novas edições, com apenas 99 canetas-tinteiro disponíveis, e acho que é uma homenagem tão inteligente – e bonita – ao músico e seus modos musicais únicos.
A caneta é inspirada no hábito de Hendrix de usar guitarras para destros para tocar com a mão esquerda. Assim, os designers da Montblanc conceituaram uma caneta em que se deve desatarraxar o cano para expor a ponta em vez da tampa: o que parece ser o topo da tampa na verdade serve como cone e vice-versa.
O topo da tampa é composto por uma sobreposição esqueletizada de ouro branco 18 quilates, esculpida com um sinal da paz e o emblema Montblanc para revelar a cúpula azul abaixo. E o anel de laca vívida sob a cúpula é inspirado na faixa de cabeça rosa choque que Hendrix usou no palco de Woodstock, enquanto a palavra “Woodstock” está impressa na parte superior do clipe.
A tampa de laca creme da caneta lembra a guitarra Fender Stratocaster que ele tocou no festival, enquanto uma placa de ouro branco de 18 quilates gravada apresenta os nomes das músicas de seu famoso setlist de Woodstock.
Jimi Hendrix Limited Edition 1942
Esta edição é limitada a apenas 1.942 canetas em homenagem ao ano de nascimento de Hendrix. A decoração vermelha e dourada faz referência à capa do álbum “Electric Ladyland” de 1968, e sua tampa preta texturizada faz referência à capa do amplificador Marshall Super Lead de Hendrix, enquanto o famoso logotipo “Hendrix” é em laca vermelha. O título do álbum está gravado na parte superior do clipe.
Há uma data impressa no anel do corpo revestido de ouro amarelo: 10-05-1968, uma referência à apresentação de Hendrix no Joshua Light Show em Nova York, lembrada em parte por seus efeitos de luz líquida. A laca degradê do corpo, que vai gradualmente do vermelho ao preto, remete à capa do álbum. A caneta é equipada com uma pena artesanal de ouro amarelo de 18 quilates.
Leia mais: Casa onde Guns N’ Roses gravou hits está à venda por R$ 40 milhões
Jimi Hendrix Special Edition
A Fender Stratocaster cor creme de Jimi Hendrix inspirou o tom de resina na tampa deste modelo. Disponível como caneta-tinteiro com pena de ouro 14 quilates, esferográfica e rollerball, esta variação tem um desenho geométrico que lembra o padrão bordado da alça de guitarra do músico. O clipe revestido de platina apresenta resina de cor creme, e o álbum de estreia do artista, “Are You Experienced”, decora o topo do clipe – junto com gravação da posição dos dedos para os acordes de abertura de “Purple Haze”.
A data ‘18-06-1967’ está gravada no anel do barril revestido de platina, lembrando a apresentação de Hendrix no Monterey Pop Festival. A caneta é coroada com o emblema Montblanc, com um anel violeta.