Alguns dos aromas florais, amadeirados, frescos e picantes mais interessantes do mundo estão aí, sendo usados a serviço da imagem e do poder de sedução. Outros tornam-se verdadeiros objetos de desejo, com fragrâncias complexas e deliciosas embaladas por frascos ultra decorados.
Durante anos e anos, o marketing da indústria dos perfumes priorizou o apelo sexy em sua comunicação. Mas hoje isso parece antiquado. Bons perfumes agora primam pela sensação de bem-estar e pela capacidade de provocar uma conexão emocional mais forte. Dito isso, perfumarias ultra seletas passaram também a investir em formulações sofisticadas, ingredientes raros, frascos fabulosos, adornados por pedras preciosas com opulência.
Leia mais: 10 perfumes mais caros do mundo
A seguir, cinco dos perfumes mais respeitados (e caros) da atualidade.
1. Shumukh
Lançado em 2019 em Dubai, o Shumukh é o perfume mais caro do mundo, com apenas uma unidade existente. Sua fragrância levou mais de três anos e 490 tentativas para chegar à fórmula final, incluindo elementos como sândalo, rosa turca, almíscar e patchouli. O frasco contém 3 litros e é decorado com mais de 3500 diamantes, conchas de prata abrigando pérolas legítimas e uma estrutura de mármore. Tudo isso junto faz o perfume atingir o valor de 1,29 milhões de dólares.
2. Chanel No.5 Grand Extrait
Simbolizando o auge da feminilidade, o clássico da perfumaria Chanel No. 5 Grand Extrait foi uma parceria entre Coco Chanel e o perfumista Ernest Beaux, lançado em 1921 buscando representar “uma mulher real”. Um dos produtos mais icônicos da marca, sua fragrância traz elementos florais como jasmim e o óleo de neroli, custando cerca de 3500 dólares por 225ml. O frasco luxuoso é selado com a técnica tradicional “baudruchage”, feita para preservar o aroma ao máximo.
3. DKNY Golden Delicious
Resultado de uma parceria entre a DKNY e o designer de joias Martin Katz, o Golden Delicious é uma obra de arte. Seu receptáculo em formato de maçã é adornado com 2909 pedras preciosas, simulando o horizonte da cidade de Nova Iorque, incluindo 2700 diamantes brancos, 183 safiras amarelas, 15 diamantes rosas, uma turmalina turquesa brasileira, uma rubi e um diamante amarelo decorando a tampa. O frasco foi produzido artesanalmente em um processo que levou mais de 1500 horas e o custo do perfume é de 1 milhão de dólares.
4. Clive Christian No. 1 Imperial Majesty
O No. 1 Imperial Majesty é fabricado pela centenária casa de perfumes inglesa Clive Christian, em atividade desde 1872. Armazenado em um frasco de cristal Baccarat, o perfume é o quarto mais caro do mundo, custando 215.000 dólares. Sua composição inclui óleo de rosas, jasmim e, em destaque, a fabulosa baunilha taitiana. O objetivo da fragrância é incorporar o irresistível cheiro de Afrodite, deusa grega do amor e da beleza.
Leia mais: Os 10 melhores perfumes masculinos para testar
5. Dawn Eau De Parfum, Frederic Malle
O designer francês Frederic Malle é um dos maiores perfumistas da atualidade e criando fragrâncias deliciosas e instigantes e fazendo collabs com inúmeras marcas famosas. Sua última criação brilha pela simplicidade e pelo frescor, com notas de rosa, pimenta rosa, incenso e musgo de carvalho, inspirada na espiritualidade do Oriente Médio. O frasco é um capítulo a parte, com uma pegada artsy. Quanto custa? 1500 dólares.
Reportagem publicada na edição 100, lançada em agosto de 2022.