“As pessoas que decidiram comprar um iate agora terão que considerar se a embarcação de sua escolha também pode mergulhar até 200 metros”, diz Bert Houtman, presidente e fundador da U-Boat Worx, uma construtora holandesa que está revolucionando o mundo da exploração submarina.
A U-Boat Worx é mais conhecida por seus submarinos pioneiros – incluindo as séries Nexus e Nemo e o C-cruiser, considerado o submarino mais vendido do mundo –, mas seu conceito mais recente leva a exploração oceânica a outra profundidade. Houtman está se referindo ao mais novo projeto da empresa, o Nautilus, um “superiate submarino” que funciona tanto como um iate quanto como um submersível.
Com um preço inicial de US$ 25 milhões (R$ 128 milhões, na cotação atual), o navio – atualmente apenas um conceito – tem 37,5 metros de comprimento e pesa 1.250 toneladas. É um iate submersível híbrido com propulsão diesel-elétrica, que o impulsiona a profundidades de 200 metros e permite velocidades submarinas de até 4 nós e uma velocidade de cruzeiro de superfície de 9 nós. A U-Boat Worx informou que o prazo de entrega é de 30 meses após o pedido.
Leia também: Como é estar a bordo do iate que é a “Ferrari dos mares”
Sem enjôo
Embora a maioria dos submarinos no mercado possa mergulhar por várias horas, o Nautilus (se construído) poderá permanecer submerso por até quatro dias. Isso depende, é claro, da velocidade – em velocidade de cruzeiro, a resistência subaquática é de seis horas. Se navegado com eficiência máxima, no entanto, ele pode mudar o jogo para a exploração oceânica.
O Nautilus pode transitar facilmente acima e abaixo da superfície, dando flexibilidade dependendo dos desejos do proprietário e das condições do oceano. Um bônus adicional, acrescenta Houtman, é que essa capacidade também pode combater o enjoo. “Se o mar ficar muito agitado, você simplesmente mergulha e continua sua viagem com conforto. Com o Nautilus, o mercado de iates nunca mais será o mesmo”, afirma.
Quando estiver no modo de barco, os proprietários e seus convidados podem aproveitar os raios de sol em um amplo deck com piscina de água doce, um bar e uma área de jantar. Os equipamentos são retráteis para quando o iate submersível mergulhar.
No interior, há outra sala de jantar e um lounge com janelas circulares de quatro metros de largura, oferecendo aos hóspedes excelentes vistas da paisagem ao redor – e da vida marinha que passa quando debaixo d’água. Os layouts internos são personalizáveis, embora o sugerido no conceito tenha um generoso quarto principal, quatro cabines para convidados e alojamentos para seis tripulantes.
Se alguns hóspedes desejam explorar abaixo da água enquanto deixam o iate na superfície, podem ir a bordo do submarino elétrico separado, o Aronnax, resistente à pressão e que pode levar até cinco mergulhadores.
O conceito é inspirado no romance de 1870 do escritor francês Júlio Verne, “Vinte Mil Léguas Submarinas”, no qual três homens partem em uma expedição oceânica e descobrem incríveis criaturas do fundo do mar a bordo de um submarino chamado Nautilus.
>> Inscreva-se ou indique alguém para a seleção Under 30 de 2022